Entenda como a expansão de contas dedicadas à literatura no Instagram e o TikTok tem se tornado importantes aliados na disseminação da leitura entre o público jovem
Em um cenário pós-pandêmico, foi possível notar o crescimento de contas em redes sociais sobre conteúdos voltados para a literatura, especialmente em plataformas como TikTok e Instagram. Mas, afinal, o que essas contas têm mostrado, e como conseguem incentivar os jovens a criar o hábito de leitura?
Todos sabem que o Instagram por si só já é uma rede social de sucesso. Mas, um nicho que tem se destacado neste meio é o bookgram, a comunidade literária dentro do aplicativo que tem ganhado força ao longo do tempo.
Alessandra Quintas Paccola, de 34 anos, advogada e dona da página do Instagram @euamolivrosnovos conta um pouco de sua experiência de trabalho com a internet e com a leitura no meio jovem. A página surgiu em outubro de 2018, e a produtora de conteúdo afirma que a maior parte de seu público são jovens-adultos entre 18 e 24 anos.
“O hábito da leitura é algo que, infelizmente, não é comum entre os jovens. O formato do Instagram é mais amigável para esse público e por meio das fotos bem elaboradas e de um conteúdo mais divertido eles acabam se voltando para esse nicho e descobrindo que ler pode ser algo interessante”, afirma Alessandra.
Ver essa foto no Instagram
Assim como Alessandra, muitas pessoas têm usado a plataforma não só para incentivar outros a cultivarem esse hábito benéfico da leitura, mas também para se conectar com outras pessoas com um interesse comum e formar laços. A advogada também conta como a pandemia impactou no alcance de sua página, principalmente, por conta do crescimento do segmento: “No início da pandemia senti meu alcance diminuir, pois muitos novos perfis similares foram criados, dividindo a atenção, mas depois, como eu já estava há mais tempo na área e utilizei algumas técnicas para melhorar o engajamento, aumentou bastante.”
Veja mais em ESQUINAS
Leia Mulheres: Projeto paulistano de incentivo à literatura ganha o Brasil e o mundo
Passagem Literária: por baixo da Consolação, uma cidade de livros
O booktok, mundo da leitura dentro do TikTok
Nos anos de 2021 e 2022 uma grande tendência cresceu dentro do TikTok, rede social mais utilizada do mundo por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. o booktok, um conceito criado para representar os criadores de conteúdo que falam sobre livros em suas contas.
Em sua grande maioria jovens, esses influenciadores têm tido grande visibilidade entre esta comunidade, fazendo videos sobre indicações, resenhas, opiniões pessoais, unboxing e etc.
Escritoras estrangeiras como Colleen Hoover e Holly Black têm ganhado grande espaço entre esses influenciadores denominados como booktokers, com histórias fascinantes e personagens envolventes, os livros recomendados no booktok têm ganhado cada vez mais a atenção da mídia e dos jovens.
@colleenhoover 2,000 & done. Obviously taking up singing next. #booktok ♬ original sound – Colleen Hoover
O impacto das redes sociais no mercado editorial
Segundos dados do mercado editorial fornecidos pela revista rascunho: “No acumulado, o ano de 2022 já registra a venda de 10 milhões de livros, índice significativamente superior a 2021. No final do segundo período do ano passado(2021) a pesquisa apontava 8,5 milhões de obras comercializadas, uma variação de 19,5%. Em receita, 2022 também se mostra em ascensão com faturamento de R$469,7 milhões, número 18,7% superior ao registrado no começo de 2021, cuja receita foi de R$395,7 milhões.”
Alguns exemplos de livros que são sucesso no meio jovem:
- “Corte de espinhos e rosas”,de Sarah J. Maas,grupo editorial Record,2015.
- “Os sete maridos de Evelyn Hugo”,de Taylor Jenkins Reid, companhia das letras, 2017.
- “Mentirosos”, de E. Lockhart, Companhia das letras,2014.
- “Todas as suas imperfeições”, de Colleen Hoover, editora galera,2019.
- “A vida invisível de Addie Larue” , de V. E. Schwab, editora Galera, 2021.