Gilberto Gil lança OK OK OK, seu primeiro álbum de inéditas após oito anos - Revista Esquinas

Gilberto Gil lança OK OK OK, seu primeiro álbum de inéditas após oito anos

Por Larissa Basilio : agosto 17, 2018

Aos 76 anos, Gilberto Gil lança álbum com 15 faixas inéditas após longa recuperação e luta contra insuficiência renal

Gilberto Gil despontou na música brasileira nos anos 1960, participou de importantes festivais e do movimento artístico Tropicália, foi preso e exilado. Tornou-se uma das figuras culturais mais respeitadas no Brasil por sua inovação musical e criatividade sem iguais.

Em 2018, o cantor lança o álbum OK OK OK aos 76 anos, após enfrentar há dois anos um duro tratamento para insuficiência renal. O processo culminou na criação do novo projeto, uma produção dedicada ao amor recebido no complicado período que enfrentou. O álbum havia sido disponibilizado via streaming apenas na Apple Music na última semana, em uma parceria inédita, mas, a partir de hoje (17), entrou em todas as plataformas digitais para o gosto dos fãs. (Spotify / Deezer)

A faixa que nomeia o disco também o abre. Em OK OK OK, Gil canta com seu tom característico sobre a cobrança do público, em geral, para que ele opine sobre o cotidiano. Vale lembrar que Gil foi muito criticado nas redes sociais nos últimos anos por seu envolvimento com o Governo Lula e o PT. A música enfatiza os dois lados da moeda: o coro irado que o julga e aqueles que esperam que ele opine sobre as situações do País. “Ainda querem a minha opinião. Um papo reto sobre o que eu pensei, como interpreto a tal, a vil situação”, canta.

Na Real, música mais animada que a anterior, carrega consigo um refrão e um arranjo que permeiam as rimas de Gil. Ali, há instrumentos de sopro, teclado e sintetizador que harmonizam entre si. Gil teoriza sobre a realidade e a normalidade, provocando o ouvinte: “Nada é real, você é”. Ao mesmo tempo que a música instiga pela abordagem da realidade, também fala do amor.

O amor aos netos é explicitado em Sereno, faixa acompanhada por um coro de crianças ao entoar o refrão. Toda a docilidade de Gilberto Gil é colocada nesta canção, uma parceria com o filho de 33 anos Bem Gil, produtor do álbum. Outra canção que falam sobre os netos é Tartaruguê, feita para o neto Dom, filho de Bem.

No disco, ainda há faixas dedicadas aos médicos que realizaram os tratamentos de Gil e aos amigos, velhos e novos, que estiveram ao seu lado. O álbum, que contém 15 músicas, traz também uma participação especial de João Donato e uma edição atualizada e repaginada da música Pela Internet, lançada em 1996.

Para este novo momento de Gil, além do novo álbum, o cantor baiano comandará, no dia 21 de agosto, às 21h30, o programa Amigos, Sons e Palavras, veiculado pelo Canal Brasil, uma das atrações para o aniversário da emissora. A estreia será ao lado do amigo de longa data Caetano Veloso. De acordo com o site oficial do cantor, “a série é um flagrante do pensamento do artista, a partir de conversas intimistas com amigos sobre assuntos atemporais”.