Com presenças de Casagrande e Juca Kfouri, EMEF Vladimir Herzog inaugura reforma de quadra poliesportiva - Revista Esquinas

Com presenças de Casagrande e Juca Kfouri, EMEF Vladimir Herzog inaugura reforma de quadra poliesportiva

Por Alyssa Bernardes, Fabian Noda, Pedro Hernandes e Sophye Lemes : abril 12, 2022

Foto: Maria Clara Matos/Revista Esquinas

Revitalizada, quadra da EMEF Vladimir Herzog será batizada como Dr. Sócrates Brasileiro. Inauguração contou com presenças de Kfouri e Casagrande.

Foi inaugurada na última sexta-feira (8), na Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, a revitalização da quadra da EMEF Vladimir Herzog, batizada de Doutor Sócrates Brasileiro — nome inspirado pelo coração corintiano da comunidade. O evento contou com a ilustre presença de grandes personalidades do mundo futebolístico, como a do ex-jogador e atual comentarista de futebol Walter Casagrande e do jornalista esportivo Juca Kfouri. 

A celebração contou uma palestra na qual os jornalistas falaram sobre como o esporte pode ser um caminho para a construção de um futuro promissor para as novas gerações, sendo uma atividade de suma importância para afastá-las do mundo das drogas e da criminalidade.

“A escola está em uma região periférica, onde o Estado não chega — e sabemos que, por isso, outros valores tomam conta do lugar. Sempre realizamos diálogos e escutamos os estudantes, mas ainda assim às vezes precisamos realizar intervenções. Nesse sentido, a quadra é eficiente porque eles a enxergam como uma alternativa de futuro melhor”, discursou Keyla, diretora do colégio.  

Esporte, saúde e sociedade

“É necessária a ideia de que as escolas municipais tenham alguma coisa próxima ao que as particulares têm – por exemplo, uma quadra esportiva apresentável. Ter conseguido isso aqui foi um baita gol”, afirmou o jornalista e sociólogo, Juca Kfouri, sobre importância da revitalização frente às desigualdades sociais enfrentadas no entorno da EMEF.

Juca adiciona que “o esporte é, antes de mais nada, um meio de saúde pública. No Brasil, o ministério da saúde é o ministério da doença, e o ministério do esporte é o ministério da saúde”. Por fim, apesar do incentivo ao esporte nas escolas municipais brasileiras, segundo o jornalista, não ser exatamente uma preocupação das autoridades educacionais, a política poderia gerar avanços significativos na economia local. “Tem um dado da Organização Mundial da Saúde que mostra que para cada dólar investido na democratização do acesso a práticas esportivas, se economiza três em saúde pública”, completa Kfouri.

Sobre a importância social da prática esportiva, Walter Casagrande afirmou que “o esporte é a principal ferramenta social. Quando a criança é pequena, a primeira coisa que os pais fazem é colocá-la para fazer algum esporte — logo, ele vem a nosso encontro como questão social gratuitamente, não é necessário ir até ele. Ele também te leva a uma questão de escolha: você pode escolher ter alguns problemas, pode escolher entrar no mundo das drogas, e também pode escolher praticar algum esporte. Eu espero que essa garotada, em algum momento, fale: “quero, para minha vida, ser jogador ou comentarista de futebol”.

Nova vida à quadra emef vladimir herzog

Após o discurso de abertura da Diretora, de Casagrande e de Juca, os convidados se dirigiram à quadra poliesportiva Dr. Sócrates Brasileiro para que a inauguração do espaço ocorresse de maneira oficial. Andressa, 29, funcionária da EMEF Vladimir Herzog desde 2018 e secretária da escola, acompanhou todo o processo de reforma – que começou em 2020, durante a pandemia – e aclama as melhorias que a reforma propiciou. 

“A quadra não tinha parte lateral, não estava pintada, o acesso foi melhorado, foram várias reformas que a Keyla fez (…) A revitalização da quadra deu ambiente muito melhor para eles [alunos], mais agradável, animado e isso influencia na animação deles para participarem e colaborarem com a escola. Quando os alunos veem um ambiente animado e melhorado, eles dão mais valor para o que aprendem aqui”, destacou a secretária.

Veja mais em ESQUINAS

Desigualdade escolar é agravada na pandemia

“Os professores passavam as tarefas por WhatsApp e acabavam acumulando”: relata aluno de escola pública

“São mundos completamente diferentes”, dizem professores de duas escolas da rede pública estadual de Mogi das Cruzes

Nicolas, 18 , ex-aluno da escola, também falou um pouco sobre o processo de revitalização da quadra de 2021 a 2022.  Ele formou-se no ano passado e hoje trabalha como jovem aprendiz na função de bibliotecário. “Mudou bastante. Ano passado a gente mal ficava na quadra por conta de buracos, pombas cagando em cima de nós, não tinha como usar a quadra. Eles pintaram, colocaram umas ‘gradinhas’ para os pombos não entrarem.”, declarou o  Hoje, estamos até fazendo jogo de futebol para a criançada por conta disso, foi um negócio que melhorou muito. os estudantes estão aproveitando muito, eles tão vendo a mudança e sabendo aproveitar.  

Comunidade reunida emef vladimir herzog

Sob o clima de festividade na EMEF Vladimir Herzog, muitas famílias estiveram reunidas por completo para prestigiar o evento, pois as presenças de Juca e Casagrande significaram muito para a comunidade. ESQUINAS conversou com dois pais de alunos os quais têm seus filhos matriculados na escola e estiveram presente no evento, que nos falaram um pouco mais sobre o que a escola representa para eles e o quão importante foram as melhorias feitas. 

Taila, 24, atualmente desempregada e mãe de um filho de 7 anos, diz que a reforma melhorou muito a quadra, deixando a escola até mais bonita. Acrescentou também que estudou lá durante seu ensino médio e comentou sobre como o espaço era precário: “No meu tempo nem tinha cobertura tinha! As grades eram todas soltas, esses ‘negócios’ da trave eram todos soltos também. Eu tenho 24 anos e estudei aqui no meu ensino médio, faz muito tempo! A escola melhorou para caramba”, relembrou.

Vinícius Bonifácio, 27, operador de roçadeira, que fez questão de mencionar a qualidade da escola em comparação às outras do bairro e a atenção recebida pela prefeitura: “Não tinha nada [na escola]. Era só a quadra. Antes não tinha a atenção que deveria ser dada, mas hoje em dia ela é dada, a escola melhorou 150%. É uma das melhores escolas aqui da região, da zona leste. Graças a Deus dessa escola aqui não tem o que reclamar não! Você pode perguntar para qualquer pai por aí”, destacou o operador.

Os investimentos realizados na EMEF Vladimir Herzog foram 100% advindos de verba pública, e o programa responsável pela reforma da sua quadra foi o PTRF (Programa de Transferência de Recursos Financeiros). Criado em 2005, ele destina recursos financeiros para as escolas municipais da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.