Hemisfério cerebral dominante, genética e evolução: entenda por que algumas pessoas são canhotas - Revista Esquinas

Por Mariana Torezan : setembro 1, 2021

Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Representando 10% da população mundial, canhotos ainda carregam estigmas errôneos sobre uma característica determinada já no nascimento

No dia 13 de agosto, comemora-se o Dia Internacional do Canhoto. Em um mundo com 90% de destros, escrever com a mão esquerda ainda causa certa curiosidade. Estudos buscam explicar o que determina a lateralidade das pessoas e por que, na espécie humana, existe tanta diferença entre o número de destros e canhotos.

Por que canhotos?

A fonoaudióloga, psicopedagoga e mestra em Educação pela Unicamp Valéria Maria Fusch Ferreira explica que ser canhoto ou destro é algo que depende do hemisfério cerebral dominante de cada um. Essa dominância, chamada de lateralidade, é cruzada, ou seja, “em um canhoto, a dominância do hemisfério cerebral é do lado direito; nas pessoas destras, ela vem do lado esquerdo”.

A lateralidade é um fator já determinado no nascimento e não pode ser escolhido ou influenciado. Em média, “a criança consegue entender qual é a dominância dela por volta dos cinco ou seis anos e ela estabelece isso por volta dos sete ou oito anos”, afirma a educadora.

Fatores genéticos também determinam se alguém vai escrever com a mão direita ou esquerda. A chance de ter uma criança destra é sempre maior. Mas, quando um ou ambos os pais são canhotos, a chance do filho ser canhoto é maior do que quando ambos são destros. Ainda assim, a chance de passar a característica é pequena. Valéria afirma que apenas “5% das famílias têm alguém canhoto que passe essa herança genética para outro membro da família”.

Os estáveis 10%

Outro fator considerado é o processo de evolução da humanidade. Analisando instrumentos e fósseis, é apontado que, 500 mil anos atrás, já se observava a proporção de um canhoto em cada dez pessoas. Acredita-se que essa proporção se mantém estável há tanto tempo devido a um equilíbrio entre as forças que atuam no processo de evolução da humanidade.

A pressão competitiva oferecia vantagem evolutiva aos canhotos, que se destacavam em combates por serem uma minoria que atacava de maneira diferente. Já a pressão cooperativa traria uma desvantagem ao grupo que, por utilizar a mão esquerda, destoava da maioria destra. Considerando as duas forças, a população canhota se estabilizou nos 10%, porcentagem que tende a se manter.

“Não sabemos se vamos ser pais, professores ou os dois ao mesmo tempo”, diz educadora sobre dupla jornada na pandemia

“Se eu não estivesse intervindo, hoje ela não estaria lendo”, diz mãe sobre alfabetização na pandemia

Inovação na educação: Professor de história traduz conteúdos com rap no TikTok

O lado “errado”

Por muito tempo, houve grande preconceito em relação às pessoas que usavam a mão esquerda. Valéria conta que “a regra era que todos fossem destros. A gente não estava acostumado com o ser canhoto, não era normal naquela época”. Ela acrescenta que, “na Idade Média, quando a sociedade descobria que uma pessoa era canhota, ela era queimada como uma bruxa porque fazia tudo com a outra mão, que não era dita normal e aceita pela sociedade”.

Além disso, até meados do século XX, muitos canhotos foram forçados a escrever com a mão direita, já que a esquerda era considerada errada. Nessa situação, “a criança pode até se desenvolver motoramente, mas ela vai ter uma influência que não seria a correta, a pertinente, para o desenvolvimento da aprendizagem dela e poderá sim prejudicar o processo”, afirma a psicopedagoga.

Esse preconceito também pode ser percebido na forma de se referir a canhotos. Em português, a pessoa destra usa a mão direita – o que carrega a ideia de que a outra seria a errada. Em italiano, quem escreve com a mão esquerda é “sinistro”, palavra que se relaciona a algo ruim, anormal. Na França, o canhoto é “gauche”, palavra que também significa atrapalhado.

Vivendo como canhotos

Valéria, que também é canhota, comentou que algumas coisas são mais difíceis para canhotos, já que muitos objetos são feitos pensando em destros. “Eu tive que aprender a abrir latas com a mão direita, porque não tinha abridor para canhoto, então eu faço isso com a mão direita”, exemplifica.

Ela também relata sentir dificuldade com a tesoura – algo comum entre canhotos – mas relembra que já existem avanços, como a tesoura feita para ser usada com a mão esquerda. Esses avanços podem parecer pequenos, mas a fonoaudióloga que trabalha com crianças diz que fazem a diferença. “Os alunos canhotos que eu recebo no consultório já usam a tesoura de canhoto e a gente já percebe o quanto isso facilita o desenvolvimento dessa habilidade do recorte para as crianças”.

Valéria evidencia que os mais novos devem ser incentivados a usar a mão que os deixa mais confortáveis e que o início do desenvolvimento motor é uma etapa essencial. “A educação infantil é um período do crescimento do ser humano de muita importância. É aí que a gente vai estruturar as habilidades cognitivas e motoras desse pequenininho para que ele tenha um processo de aprendizagem muito bem definido”, esclarece.

Encontrou um erro? Avise-nos.