Primeira edição de 2022 da série de oficinas “mão na massa” e gratuitas, Redação Aberta, deu origem a 17 reportagens de vestibulandos e entusiastas do jornalismo
A partir de duas semanas de imersão no mundo jornalístico, alunos do Ensino Médio e vestibulandos participaram do Redação Aberta #3, iniciativa pioneira do Núcleo Editorial da Faculdade Cásper Líbero. Com aulas teóricas, entrevistas coletivas e participação em todas as etapas da produção de uma reportagem, o desafio foi escrever uma matéria real sobre a realidade dos estudantes no ano de 2022.
Para atender o tema, os alunos buscaram retratar a realidade dos alunos da educação básica, ensino médio e ensino superior. Da pauta à divulgação, as reportagens do Redação Aberta contaram com orientação dos monitores do Núcleo Editorial e supervisão dos professores Eduardo Nunomura e Rodrigo Ratier.
Confira os textos abaixo e deixe seu comentário!
TEMA REDAÇÃO ABERTA: SER ALUNO EM 2022 redação aberta
“A gente se sente burro”, relata aluna de escola pública sobre o retorno presencial redação aberta
Estudantes e profissionais da rede pública de ensino comentam a defasagem acadêmica após a volta das aulas presenciais nas regiões periféricas de SP
Ensino superior privado: cenário econômico prejudica alunos de baixa renda redação aberta
Baixa qualidade de ensino nas escolas públicas, aumento do desemprego, preconceito e desigualdade configuram os principais desafios enfrentados pelos alunos
“Sinto que eles voltaram mais apáticos”: professores avaliam retorno presencial na rede pública redação aberta
Professores da rede estadual de Piracicaba comentam que, além da aprendizagem, os impactos na sociabilidade e no emocional dos alunos se destacam como as principais barreiras
“Uma luta difícil, mas legítima”: educadores e alunos comentam efeitos da greve no Piauí redação aberta
Integrantes da rede pública do Piauí relatam dificuldades de ensino e de aprendizagem por conta da paralisação dos profissionais da educação no estado
“Continua tudo igual”: novo ensino médio frustra expectativa por maior amparo psicológico nas escolas
Promessas do novo ensino médio, Projeto de Vida e melhor abordagem psicológica não correspondem às expectativas dos alunos das primeiras turmas do formato inédito
No pós-pandemia da educação infantil, professores relatam alunos mais introspectivos e ansiosos
Com o retorno das atividades presenciais em 2022, marcas deixadas pelo isolamento na sociabilidade das crianças são um dos principais empecilhos para profissionais da educação infantil
Vestibular remoto: confira vantagens e desvantagens
Especialistas e estudante avaliam pontos positivos e negativos do método empregado durante a pandemia
Volta às salas em 2022: como foi a adaptação nas escolas públicas e particulares?
Alunos e profissionais da educação relatam suas experiências em se acostumar com o “novo normal” e quais são os novos desafios que as instituições enfrentam
As crianças estão furiosas: o protesto de alunos da UFC por melhorias no RU
Movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC) reivindica reformas no Restaurante Universitário (RU), alvo de polêmicas durante a pandemia
Pagar mensalidade para estudar em uma universidade pública? Entenda a PEC 206/2019
Proposta de Emenda Constitucional gera debate na internet e busca alteração em direito fundamental previsto na Constituição
“Já está havendo começo da privatização”: professores avaliam o futuro da educação pública no Brasil
Com as últimas medidas instauradas pelo Governo Federal e a adoção do Novo Ensino Médio, docentes relatam inseguranças em relação ao futuro da educação no país
O “X” escolar: como superar os desafios diários de pessoas trans na educação
Constrangimentos e privações durante a jornada escolar levam população trans à evasão; confira possíveis políticas públicas para mudar este cenário
Ansiedade, timidez e falta de atenção marcam o retorno à escola
Professora e estudantes relatam as dificuldades de relacionamento e aprendizado geradas pelo isolamento social
Falta de acesso à internet é legado da pandemia a alunos da rede pública
Direito adquirido no papel, inclusão digital nas escolas parece distante de ser realidade
Relações e afetos no ensino: como a pandemia mudou a vida escolar
Modalidade remota de ensino afetou toda uma geração de alunos e docentes; veja como a pandemia transformou a vida escolar
Com a implementação do Novo Ensino Médio, professores e alunos avaliam as mudanças no modelo de ensino
Apesar de apreciarem o caráter mais prático do currículo, maior preocupação dos alunos segue sendo o vestibular; Entre os especialistas, o maior impacto reside no aumento da desigualdade