"Ser aluno em 2022": confira as reportagens dos alunos que participaram do programa Redação Aberta #3 - Revista Esquinas

“Ser aluno em 2022”: confira as reportagens dos alunos que participaram do programa Redação Aberta #3

Por Redação : junho 10, 2022

Print da reunião de abertura do projeto Redação Aberta.

Primeira edição de 2022 da série de oficinas “mão na massa” e gratuitas, Redação Aberta, deu origem a 17 reportagens de vestibulandos e entusiastas do jornalismo

A partir de duas semanas de imersão no mundo jornalístico, alunos do Ensino Médio e vestibulandos participaram do Redação Aberta #3, iniciativa pioneira do Núcleo Editorial da Faculdade Cásper Líbero. Com aulas teóricas, entrevistas coletivas e participação em todas as etapas da produção de uma reportagem, o desafio foi escrever uma matéria real sobre a realidade dos estudantes no ano de 2022.

Para atender o tema, os alunos buscaram retratar a realidade dos alunos da educação básica, ensino médio e ensino superior. Da pauta à divulgação, as reportagens do Redação Aberta contaram com orientação dos monitores do Núcleo Editorial e supervisão dos professores Eduardo Nunomura e Rodrigo Ratier.

Confira os textos abaixo e deixe seu comentário!

TEMA REDAÇÃO ABERTA: SER ALUNO EM 2022

“A gente se sente burro”, relata aluna de escola pública sobre o retorno presencial

Estudantes e profissionais da rede pública de ensino comentam a defasagem acadêmica após a volta das aulas presenciais nas regiões periféricas de SP

Ensino superior privado: cenário econômico prejudica alunos de baixa renda

Baixa qualidade de ensino nas escolas públicas, aumento do desemprego, preconceito e desigualdade configuram os principais desafios enfrentados pelos alunos

“Sinto que eles voltaram mais apáticos”: professores avaliam retorno presencial na rede pública

Professores da rede estadual de Piracicaba comentam que, além da aprendizagem, os impactos na sociabilidade e no emocional dos alunos se destacam como as principais barreiras

“Uma luta difícil, mas legítima”: educadores e alunos comentam efeitos da greve no Piauí

Integrantes da rede pública do Piauí relatam dificuldades de ensino e de aprendizagem por conta da paralisação dos profissionais da educação no estado

“Continua tudo igual”: novo ensino médio frustra expectativa por maior amparo psicológico nas escolas

Promessas do novo ensino médio, Projeto de Vida e melhor abordagem psicológica não correspondem às expectativas dos alunos das primeiras turmas do formato inédito

No pós-pandemia da educação infantil, professores relatam alunos mais introspectivos e ansiosos

Com o retorno das atividades presenciais em 2022, marcas deixadas pelo isolamento na sociabilidade das crianças são um dos principais empecilhos para profissionais da educação infantil

Vestibular remoto: confira vantagens e desvantagens

Especialistas e estudante avaliam pontos positivos e negativos do método empregado durante a pandemia

Volta às salas em 2022: como foi a adaptação nas escolas públicas e particulares?

Alunos e profissionais da educação relatam suas experiências em se acostumar com o “novo normal” e quais são os novos desafios que as instituições enfrentam

As crianças estão furiosas: o protesto de alunos da UFC por melhorias no RU

Movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC) reivindica reformas no Restaurante Universitário (RU), alvo de polêmicas durante a pandemia

Pagar mensalidade para estudar em uma universidade pública? Entenda a PEC 206/2019

Proposta de Emenda Constitucional gera debate na internet e busca alteração em direito fundamental previsto na Constituição 

“Já está havendo começo da privatização”: professores avaliam o futuro da educação pública no Brasil

Com as últimas medidas instauradas pelo Governo Federal e a adoção do Novo Ensino Médio, docentes relatam inseguranças em relação ao futuro da educação no país

O “X” escolar: como superar os desafios diários de pessoas trans na educação

Constrangimentos e privações durante a jornada escolar levam população trans à evasão; confira possíveis políticas públicas para mudar este cenário

Ansiedade, timidez e falta de atenção marcam o retorno à escola

Professora e estudantes relatam as dificuldades de relacionamento e aprendizado geradas pelo isolamento social

Falta de acesso à internet é legado da pandemia a alunos da rede pública

Direito adquirido no papel, inclusão digital nas escolas parece distante de ser realidade

Relações e afetos no ensino: como a pandemia mudou a vida escolar

Modalidade remota de ensino afetou toda uma geração de alunos e docentes; veja como a pandemia transformou a vida escolar

Com a implementação do Novo Ensino Médio, professores e alunos avaliam as mudanças no modelo de ensino

Apesar de apreciarem o caráter mais prático do currículo, maior preocupação dos alunos segue sendo o vestibular; Entre os especialistas, o maior impacto reside no aumento da desigualdade

Encontrou um erro? Avise-nos.