"Darwin sem Frescuras": livro busca discutir ciência de maneira acessível - Revista Esquinas

“Darwin sem Frescuras”: livro busca discutir ciência de maneira acessível

Por Guilherme Magalhães : abril 6, 2019

Foto: Alice Anhaia

Parceria entre Pirula e Reinaldo José Lopes traz aos leitores o conhecimento científico de forma simples

Um ambiente intimista. Os convidados, muito entrosados, falando dos mesmos assuntos. As estrelas da festa, acessíveis e brincalhonas. Esse foi o clima do lançamento de Darwin sem Frescuras na última quarta-feira (3), primeiro livro do biólogo fenômeno do YouTube Pirula em parceria com o jornalista Reinaldo José Lopes, colunista da editoria de Ciência da Folha de S.Paulo. Fãs de todas as idades, formações e de diferentes partes do país lotaram a livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, 509, para prestigiar o youtuber nerd. Renata Sturm, a editora do livro, abriu o evento e passou para a seção de autógrafos. Os autores faziam questão de estarem próximos de seus leitores.

A obra já alcançou a lista dos mais vendidos na Amazon, Cultura e Saraiva. Trata de forma descontraída e muito nacional assuntos polêmicos e tabus da atualidade, como a homossexualidade, as doenças “sem cura”, o aborto e as diferenças étnicas. Tudo sob uma perspectiva um tanto subestimada recentemente: a ciência – em específico, a biologia do naturalista Charles Darwin. Com uma breve e didática explicação das bases da biologia moderna, da seleção natural à teoria da evolução, os autores se valeram de linguagem livre de jargões da área. Despiram-se dos detalhes desinteressantes ao público leigo e apostaram nos exemplos e evidências do dia a dia do Brasil para divulgar conhecimento científico. Em sua fala, Pirula demonstra certo pessimismo com a conjuntura nacional e estrangeira do trato da ciência.

Dia Nacional do Livro: “Só há mudança profunda do sujeito, na escola e na vida, quando ele se torna um bom leitor”, diz educadora

Literatura como refúgio: crescimento de perfis sobre livros influencia o hábito de leitura na pandemia

Passagem Literária: por baixo da Consolação, uma cidade de livros

Paulo Pedrosa, o nome por trás do Pirula, começou a carreira em 2003, na sala de aula. Mas o início de seu protagonismo como divulgador científico aconteceria somente oito anos depois, com a criação do Canal do Pirula no YouTube, que hoje possui mais de 780 mil inscritos. Nos vídeos, ele fala das últimas descobertas acadêmicas, as controvérsias que tangenciam a biologia e a sociedade num geral, além de explicações de conceitos da ecologia, genética, evolução, zoologia e – sua especialidade – paleontologia.

Colaborador e idealizador do livro, Reinaldo José Lopes é um dos maiores nomes em jornalismo científico nacional. Vencedor de 2017 do Prêmio José Reis, o mais importante do país na área de divulgação científica, é conhecido por sua capacidade de síntese e tradução. É formado em Comunicação Social na Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado na área de linguística.

Os autores, já atentos à avalanche de desinformação que se aproximava a algum tempo e teve epicentro em eventos recentes, tomaram a iniciativa de acender uma vela em vez de praguejar contra as trevas. O livro é um grande compilado de artigos universitários premiados dos autores mais célebres, com vocabulário popular e simples, informativo, pautado em autoridades do assunto. Muito mais do que um livro sobre evolução, é entretenimento de conteúdo baseado na língua falada e no interesse geral.