Conheça as histórias e novidades do Movimento Verde Amarelo, primeira torcida organizada da seleção brasileira - Revista Esquinas

Conheça as histórias e novidades do Movimento Verde Amarelo, primeira torcida organizada da seleção brasileira

Por Sarah Campos Silva : novembro 19, 2022

Foto: Reprodução: @movimentoverdeamarelo

Movimento Verde e Amarelo é a primeira e maior torcida organizada da seleção brasileira. Embaixadores do MVA prepararam novidades para o Mundial do Catar

A Copa do Catar chegou e o clima de torcida já contagiou o país. Você se lembra do cântico “O único penta é o Brasilzão”, que tomou conta das arquibancadas brasileiras em 2018? O Movimento Verde Amarelo (MVA) foi responsável pela criação e difusão do cântico. Fundado em 2008 por um grupo de amigos apaixonados por frequentar estádios e lotar arquibancadas, o MVA é a primeira torcida organizada dedicada à seleção brasileira. 

O principal objetivo da torcida é dar apoio à seleção e despertar um sentimento entusiasmado, otimista, criativo e respeitoso nos torcedores. A estrutura do Movimento é composta por diretores, responsáveis pela administração geral; embaixadores, responsáveis locais para organização de jogos e eventos; e os membros honorários, participantes ativos do “chão de fábrica” e da bateria. 

Rumo ao Catar 

Os membros do Movimento Verde Amarelo que vão até o Catar já estão com as malas praticamente prontas para o embarque. É o que nos contou Carlos Júnior, assessor de imprensa e embaixador do Movimento. Segundo ele, a preparação do MVA para a Copa de 2022 começou assim que terminou a edição da Rússia, em 2018. “A preparação está a melhor possível, nós estamos com a nossa produção de bandeiras praticamente toda finalizada, então a gente vai levar diversas bandeiras para o Catar, além de camisetas e bonés. Todo mundo vai estar trajado”, afirma Júnior. 

Veja mais em ESQUINAS

Até 2026? Cinco seleções que ficaram de fora da Copa do Mundo no Catar

“É a melhor geração dos últimos tempos”, diz Celso Unzelte sobre convocação da Seleção para a Copa

“O futebol está cada vez mais caro”: final única na América do Sul é boa para quem?

Alguns adornos especiais já foram planejados para os jogos do time brasileiro. “Teremos uma camisa gigantesca do Movimento Verde Amarelo. Vamos abrir na entrada da seleção em campo”, diz Carlos.  Além disso, a presença dos torcedores será massiva e está garantida: “A grande maioria dos membros vai sair aqui do Brasil, coisa de 90%. Tem bastante gente que já está por lá, são os embaixadores do MVA na Europa e até mesmo do próprio Catar”. 

Festa e surpresas

Alguns vídeos do grupo mais viralizaram na última Copa foram as caminhadas até os estádios e a organização promete repetir os “esquentas” antes das partidas. “Estamos nos comunicando entre os grupos para nos encontrarmos e realizarmos os esquentas antes dos jogos. Essa caminhada já é tradição do Movimento Verde Amarelo” 

Para a festa ficar ainda mais completa, Carlos disse que o MVA já conseguiu a liberação da entrada de instrumentos com a organização do torneio e adiantou que cantos novos estão por vir. “Já é tradição do Movimento Verde Amarelo criar cantos que viralizam durante a Copa do Mundo e esse ano não vai ser diferente. A gente está apostando em uma das músicas, mas é surpresa, vocês só poderão ver no Catar”.

Músicas do Movimento Verde Amarelo  

Carlos também nos revelou que o Movimento Verde Amarelo tem um núcleo de produção específico para a composição de músicas, que chegou a ter mais de 7 pessoas envolvidas no processo criativo.

É chefiado pelo fundador Luiz Vasco, criador da música “ Mil Gols”, viral em 2014, e “O único penta é o Brasilzão“, que fez muito sucesso na Copa de 2018. “Estamos com algumas músicas novas para essa Copa no Catar”, ressalta Júnior. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.