Dias de luta, dias de glória: a trajetória da Portuguesa no acesso à Série A1 do Campeonato Paulista - Revista Esquinas

Dias de luta, dias de glória: a trajetória da Portuguesa no acesso à Série A1 do Campeonato Paulista

Por Pedro Hernandes Dal Colletto Fanti : abril 11, 2022

Torcida da Portuguesa celebrando no Canindé.

Empate com o Rio Claro num Canindé lotado garante retorno da rubro-verde à elite paulista; relembre campanhas na A2 e retrospecto na temporada

A Portuguesa está de volta à elite do futebol paulista depois de sete longos anos de espera. Após empatar com o Rio Claro por 1 a 1 na tarde do último sábado (9), com o Canindé lotado, a Lusa garantiu seu retorno à Série A1 do Campeonato Paulista de 2023. 

Por ter vencido o jogo de ida em Rio Claro por 1 a 0, a Portuguesa poderia jogar pela vantagem do empate, deixando toda pressão nas costas do adversário. Os primeiros minutos de jogo foram bem truncados, com muitas faltas e as duas equipes se estudando bastante, sem grandes chances criadas. Aos 34 minutos (1º T), Gustavo França, camisa 7 da Lusa, recebeu de Daniel Costa e finalizou no cantinho para abrir o placar: a rubro-verde ampliava a vantagem, com 2 a 0 no placar agregado neste momento. 

Na segunda etapa, o time da casa diminuiu o ritmo de jogo e viu o Rio Claro chegar em algumas oportunidades de perigo buscando o gol de empate, até que aos 13´ (2º T), o Galo Azul conseguiu furar o bloqueio lusitano com um belo chute de fora de área do camisa 09 Bruno Moraes, no ângulo do goleiro Thomazella, empatando a partida e acirrando o agregado. 

Festa da torcida

Nos minutos seguintes, o Rio Claro até tentou esboçar algum tipo de reação, mas não foi possível. A Portuguesa, dona da melhor defesa da competição, contou com a ajuda de 12.968 torcedores que estiveram presentes no Canindé – quebrando o recorde de público da Série A2 do Paulistão – para afastar qualquer tipo de perigo do adversário. A torcida aumentou o som, empurrou o time, festejou na arquibancada e esperou os minutos restantes de jogo para comemorar o tão sonhado acesso, etapa essencial na reconstrução da equipe que enfrenta uma grave crise desde 2013.   

portuguesa

Criança torcedora em pé no alambrado do Canindé.
Pedro Hernandes

Com a dose certa de equilíbrio e a implantação de seu estilo de jogo, o técnico Sérgio Soares, ao lado de sua comissão técnica, soube montar uma equipe cascuda, com DNA ofensivo e eficiente nos contra-ataques, mas também com uma defesa segura atrás. Até o momento, foram 26 gols marcados e 7 sofridos, com o melhor ataque e a melhor defesa da competição, se tornando pontos fortes na luta pela volta à elite. Além da comissão técnica e dos jogadores, outro aliado importante na luta pelo acesso foi a torcida, que esperou durante sete anos para que o retorno à primeira divisão estadual acontecesse.  

Veja mais em ESQUINAS

“De sete mil jogadores, apenas um vira profissional”: o estreito funil das categorias de base do futebol brasileiro

De torcedor para torcedor: o crescimento da mídia clubista no futebol

Setoristas de futebol relatam os principais obstáculos impostos pela pandemia

Perspectivas e esperança Portuguesa

ESQUINAS conversou com Arthur Marin, 16 anos, torcedor assíduo da Portuguesa e dono do perfil @insta_rubroverde. Arthur debateu as perspectivas para o futuro da Portuguesa e ressaltou o papel das arquibancadas na campanha.  

“O que eu espero daqui para frente é que a gente mantenha esse espírito vencedor, de querer vencer, do time continuar entregando a vida em campo e mantendo essa relação admirável com a torcida. O time conseguiu virar resultados que muitos não acreditavam que ia dar e, acredito que muito disso graças a torcida”, disse o estudante. “Em qualquer entrevista que você assistir do atual elenco, você vai ver sempre um atleta falando que queria presentear a torcida com este tão sonhado acesso. Nós torcedores temos que agradecer e muito o empenho do time. Os jogadores entenderam a história, o tamanho da Lusa e que eles têm que colocar este gigante adormecido no seu devido lugar”, completa Marin. 

Arthur, que não perde nenhum jogo, vê com o acesso um futuro promissor para o time do coração. “O acesso que a Portuguesa conseguiu para elite do futebol paulista representa para mim a esperança. Esperança de que existe, sim, uma luz no fim do túnel, que estamos vivendo e vendo uma Portuguesa se reconstruindo. Uma reconstrução pode demorar anos. Batemos na trave em 2020 e no ano seguinte, mas, felizmente, conseguimos este ano. O elenco tinha dois objetivos principais para o Campeonato: conseguir o acesso e ser campeão. Vamos buscar este tão almejado título, o campeonato ainda não acabou”. 

portuguesa

Festa da torcida rubro-verde.
Pedro Hernandes

Temporadas anteriores e campanha do acesso Portuguesa

Confira abaixo todas as campanhas da Portuguesa, do último descenso para a segunda divisão estadual até o acesso (2016 a 2022)

2016: primeira fase, 13ª colocação 

19 jogos: 06 vitórias, 06 empates e 07 derrotas. 

21 gols marcados. 

25 gols sofridos. 

2017: caiu na primeira em fase, 13ª colocação  

19 jogos: 07 vitórias, 02 empates e 10 derrotas. 

18 gols marcados. 

24 gols sofridos. 

2018: primeira em fase, 12ª colocação 

15 jogos: 03 vitórias, 07 empates e 05 derrotas. 

14 gols marcados. 

18 gols sofridos. 

2019: primeira em fase, 11ª colocação

15 jogos: 04 vitórias, 05 empates e 06 derrotas. 

19 gols marcados. 

23 gols sofridos. 

2020: caiu nas quartas de final para o XV de Piracicaba

17 jogos: 09 vitórias, 03 empates e 05 derrotas 

16 gols marcados. 

12 gols sofridos. 

2021: caiu nas quartas de final para o EC Água Santa

17 Jogos: 06 vitórias, 07 empates e 04 derrotas 

23 Gols marcados. 

17 Gols sofridos. 

Campanha do acesso

19 Jogos: 12 vitórias, 6 empates e 1 derrota 

26 Gols marcados; melhor ataque 

07 Gols sofridos; melhor defesa 

Primeira fase

1ª Rodada: Primavera-SP 0 X 3 Portuguesa 

2ª Rodada: Portuguesa 4 x 0 Monte Azul 

3ª Rodada: Portuguesa 0 x 0 São Bento 

4ª Rodada: Lemense 0 x 1 Portuguesa 

5ª Rodada: Portuguesa 2 x 1 São Caetano 

6ª Rodada: RB Brasil 0 x 3 Portuguesa 

7ª Rodada: Portuguesa 1 x 0 Juventus 

8ª Rodada: Linense 1 x 1 Portuguesa 

9ª Rodada: Portuguesa 0 x 0 XV de Piracicaba 

10ª Rodada: Velo Clube: 0 x 1 Portuguesa 

11ª Rodada: Portuguesa 0 x 1 Rio Claro 

12ª Rodada: Oeste 0 x 0 Portuguesa 

13ª Rodada: Portuguesa 2 x 1 Taubaté 

14ª Rodada: Audax 1 x 1 Portuguesa 

15ª Rodada: Portuguesa 3 x 1 Portuguesa Santista 

Quartas de final 

Primavera 0 x 1 Portuguesa (ida) 

Portuguesa 1 x 0 Primavera (volta) 

Semifinal 

Rio Claro 0 x 1 Portuguesa 

Portuguesa 1 x 1 Rio Claro 

A Portuguesa tenta conquistar a Série A2 pela terceira vez, completando o tricampeonato com as edições de 2007 e 2013. Os próximos compromissos da Lusa correspondem aos jogos de ida e volta da final do campeonato. O certame de ida está marcado para quinta-feira, 14, às 19h horas, em Sorocaba, no Estádio Walter Ribeiro e a volta para o próximo domingo, 17, às 19:00, em São Paulo, no Canindé.

Os dados levantados para esta reportagem levam em consideração o número de jogos disputados, gols marcados e sofridos até o momento em que a Portuguesa chegou na final da competição. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.