Encontro das Nações: rivalidade entre Corinthians e Flamengo transcende fronteiras - Revista Esquinas

Encontro das Nações: rivalidade entre Corinthians e Flamengo transcende fronteiras

Por César Setti, Felipe Labrada, Gabriel Gamino, Henrique Spotti e Juliano Bertaco : outubro 19, 2022

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Conheça o retrospecto do clássico do povo e a razão para a rivalidade entre os clubes se manter tão forte apesar de não serem do mesmo estado

A rivalidade e o histórico de confrontos entre Corinthians e Flamengo se iniciou em 1940, quando ocorreu a primeira partida entre eles, na qual a equipe carioca venceu por 3 a 1, pelo Torneio Rio-São Paulo.

Durante as últimas décadas, foram acumuladas 114 partidas entre os dois clubes, nas quais o Flamengo detém vantagem no número de vitórias, com 50; o Corinthians possui 42 jogos vencidos diante do rival interestadual e o confronto já terminou empatado em 22 oportunidades.

Fora das quatro linhas

O “Encontro das Nações” é marcado pela disputa do posto de maior torcida do Brasil. Conforme pesquisa realizada pelo jornal O Globo e o instituto Ipec, a torcida do Flamengo representa 21,8% dos torcedores, enquanto a do Corinthians, 15,5%. A distância para o terceiro time, o São Paulo, é bem considerável, tendo em vista que o outro clube paulista tem somente 8,2% de representatividade.

Apesar de dados apontarem a torcida do Flamengo como maior, os corintianos discordam e acreditam que a torcida do Corinthians, além de mais apaixonada, é maior em questão de quantidade de torcedores que torcem somente pelo clube paulista, como comenta o corintiano Ednei de Assis:

“Considero a do Corinthians a maior torcida de apenas um time. Mas se for levar em conta pessoas que torcem para dois times, a do Flamengo é maior. Porém, sem sombras de dúvidas, a do Corinthians apoia muito mais, canta do começo ao fim. A do Flamengo, a partir de um erro de algum jogador, começa a vaiar o atleta.”

O jornalista Celso Unzelte, corintiano e comentarista da ESPN, concorda em cerca medida com o pensamento de Ednei e comenta a questão da torcida flamenguista estar mais espalhada pelo Brasil:

“A torcida do Flamengo sempre foi maior que a do Corinthians, desde os anos 40. Os times cariocas são muito mais nacionais que os times paulistas, a rádio nacional do Rio de Janeiro pegava de Norte a Sul. O que se discute muito é que o torcedor do Flamengo é mais espalhado e tem aquela brincadeira da torcida terceirizada, que eu não digo, mas é muito mais comum vermos flamenguistas que torcem para um time local e para o Flamengo do que um corintiano, porque o corintiano é mais concentrado em São Paulo. Mas, em número de pessoas que responderam uma pesquisa, sem dúvidas o Flamengo tem uma torcida maior”.

Flamenguistas também concordam que a rivalidade entre as duas equipes se torna mais acentuada pela disputa de torcidas do que pelos confrontos no campo. “Sim, [considero um rival]. Isso porque temos uma briga para definir quem tem a maior torcida”, diz Flávio Gomes, torcedor do Flamengo.

As disputas no gramado

Apesar de ambos os clubes terem se enfrentado muitas vezes, não existem tantos jogos decisivos envolvendo os dois. O confronto se repetiu apenas em oito ocasiões em disputas mata-mata — a pela Copa do Brasil neste ano é a nona vez. O Flamengo se classificou diante do Corinthians em cinco oportunidades, sendo uma na temporada de 2022 pela Copa Libertadores, em partida que os cariocas venceram por 3 a 0 no placar agregado.

Mesmo com vantagem a favor do Flamengo, para Unzelte o jogo mais marcante entre as duas equipes terminou com o Corinthians classificado, o que ocorreu três vezes na história, em 1984, 1991 e 2018. Ele relembra o confronto pelo mata-mata do Brasileirão em 84:

“Teve um jogo em 1984, nas quartas de final do Brasileirão, que o Flamengo, bi-campeão brasileiro, ganhou o jogo de ida no Maracanã por 2 a 0. O Corinthians precisava de 2 a 0 para igualar e classificar por ter melhor campanha. A revista Placar até publicou uma capa com um dragão cuspindo fogo em cima de São Jorge (símbolo do Corinthians) e a chamada era assim: ‘Conseguirá São Jorge resistir ao dragão rubro-negro?’. E o Corinthians ganhou de 4 a 1. Foi um jogo histórico, 115 mil pessoas no estádio”.

Nesta Copa do Brasil, será apenas a segunda vez na história que Corinthians e Flamengo decidirão uma final de campeonato. A única oportunidade até então foi em 1991, quando a equipe corintiana saiu campeã da Supercopa do Brasil diante dos rubro-negros, com gol marcado pelo “Craque” Neto.

Veja mais em ESQUINAS

O que o recorde de público entre Corinthians e Inter indica para o futuro do futebol feminino?

Futebol e política: uma relação histórica

20 anos do penta: relembre a trajetória da Seleção Brasileira na Copa de 2002 

A rivalidade em 2022

O confronto das duas torcidas está mais intenso este ano, já ocorreram quatro encontros, sendo três deles na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, e apenas um no Maracanã, local onde o Flamengo costuma mandar os seus jogos. Na última quarta-feira (12), foi realizada a partida mais disputada até aqui. O empate em 0 a 0 deixou o clima da decisão ainda mais tenso.

Na arquibancada, houve um pouco dessa rivalidade veio à tona através de uma frase entoada pelos rubro-negros em Itaquera: “Gavião imundo, minha torcida é a maior do mundo”, cantaram os flamenguistas.

Para o segundo jogo, Ednei diz se sentir confiante e aposta:

“Mesmo com todo favoritismo que a mídia dá ao Flamengo, acredito que o Corinthians se concretizará campeão. O time sabe como se defender e creio que marcará um gol em algum contra-ataque. Por isso, estou confiante.”

O torcedor flamenguista nem hesita ao ser questionado sobre quem será campeão, já afirma que será o rubro-negro e logo pensa na festa que a torcida irá realizar no próximo dia 19.

A partida será marcada por um público enorme, já que o Maracanã pode capacitar até 78.838 pessoas, e o Flamengo promete casa cheia, além dos quase quatro mil corinthianos esperados, que apesar de um número muito menor, irão realizar sua festa e vão apoiar o time até o minuto final.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.