"Essencial para nossas carreiras", diz judoca Aléxia Nascimento sobre Bolsa Atleta - Revista Esquinas

“Essencial para nossas carreiras”, diz judoca Aléxia Nascimento sobre Bolsa Atleta

Por Lucas Wood, aluno do Redação Aberta #4 : outubro 27, 2022

Foto: Divulgação/Aléxia Nascimento

Judoca da seleção brasileira, Aléxia Nascimento relata experiência pessoal e no esporte. Papel do benefício, segundo Aléxia, foi essencial para a carreira

Aléxia Vitória Nascimento, ou apenas Aléxia Nascimento, nome utilizado nas competições, completou 20 anos no dia 02/09/2022. É atleta da seleção brasileira de judô e luta na categoria ligeiro (48 Kg). Aléxia é multicampeã no esporte, já tendo faturado em sua trajetória três vezes o campeonato pan-americano. Nascida e criada na cidade de Campo Grande (MS).  

Em entrevista para ESQUINAS, Aléxia fala um pouco de sua infância, alegando que o judô no início não foi o esporte que mais gostava. Praticou vários outros, como Balé e Natação e começou a dar mais atenção ao judô com 10 anos. “Com essa idade, fui ao campeonato brasileiro e acabei me saindo muito bem, cheguei muito perto de ganhá-lo. A partir deste dia eu percebi que dava pra ir longe no esporte e comecei a me dedicar a ele”, afirma Aléxia. 

Mudança de rotina 

Aléxia tomou a decisão de tentar se profissionalizar no judô muito jovem. “Eu decidi com 14 anos. Eu me sentei com meus pais e expliquei a minha vontade de me profissionalizar, que esse era o rumo que eu gostaria de tomar na minha vida”. O pai de Aléxia, Alessandro Nascimento, já era técnico de judô antes de Aléxia virar judoca. “ Meu pai entendeu a minha vontade e me explicou todas as dificuldades que eu enfrentaria. Disse que seria uma transição na minha vida e que eu teria que me adaptar, abdicar de diversas coisas, para que eu pudesse me dedicar 100% ao esporte”, completa a atleta. 

Aléxia começou a se dedicar às lutas aos 15 anos.

A partir do momento em que Aléxia decidiu tentar virar profissional, por ter de dedicar quase todo seu tempo a treinos e viagens para campeonatos, a rotina escolar foram ficando um pouco de lado. “ Eu sempre tive muita dificuldade de conseguir arrumar tempo para estudar, diversas vezes durante a escola tive que fazer provas em dias diferentes de outros alunos”, conta a atleta.  

Veja mais em ESQUINAS

Fora das Olimpíadas, escaladores brasileiros lutam pela profissionalização do esporte

Psicóloga explica como Olimpíadas foram válvula de escape durante a pandemia

Como a pandemia afeta a saúde mental de jogadores de futebol

A jovem também comenta sobre a possibilidade de ter uma outra alternativa para a sua vida. “Se eu acabar não conseguir me manter na carreira profissional do judô, eu tenho em mente que gostaria de fazer faculdade de fisioterapia, que apesar de tudo eu gostaria de me manter na área do esporte, mesmo que não fosse através da luta”.

A judoca também fala sobre a parte social de sua vida, que por não conseguir passar um tempo considerável em sua escola e passar muito tempo longe de seus amigos, os companheiros de equipe têm um papel fundamental. “Diversos de nós atletas estamos todos longe de suas casa, e compartilhamos do mesmo sentimento de saudade da família, então juntos, nós conseguimos apoiar uns aos outros nos momentos difíceis, fazendo com que o processo de adaptação a esse estilo de vida seja mais fácil e leve”, conclui. 

Bolsa Atleta e Benefícios 

O Bolsa Atleta, do qual Aléxia é beneficiária, é um recurso financeiro governamental para jovens atletas de 14 a 20 anos que precisam cumprir alguns requisitos para serem beneficiários. Em 2023, seu valor será reajustado. “O programa ajuda muito os jovens em diversos fatores financeiros. Alguns esportes, como o próprio judô, têm custo alto para se competir, então para que o jovem atleta consiga ir em competições e realizar treinos, esse recurso é extremamente importante”, afirma Aléxia.  

“Por meio dele, diversos atletas conseguem ajudar suas famílias com os custos no dia a dia. Pode parecer um valor baixo para alguns, mas para os atletas, o aumento deste recurso é essencial para nossas carreiras”, completa a atleta.

* Redação Aberta é um projeto destinado a apresentar o jornalismo na prática a estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa inclui duas semanas de oficinas teóricas e práticas sobre a profissão. A segunda edição de 2022 ocorreu entre 20 de setembro e 1 de outubro. O texto que você acabou de ler foi escrito por um dos participantes, sob a supervisão dos monitores do Núcleo Editorial e de professores de jornalismo da Cásper Líbero.

Encontrou algum erro? Avise-nos.