Mesmo com um início de ano decepcionante, Yuri Alberto e equipe protagonizaram superação que marcou o evento realizado pela TV Gazeta
A TV Gazeta realizou, na noite deste domingo, 15, a 21ª edição do Troféu Mesa Redonda, premiação anual que nomeia os melhores jogadores da temporada do futebol brasileiro. Entre os destaques, a surpresa ficou com o Corinthians, que garantiu quatro prêmios com seus jogadores: Melhor Estrangeiro (Rodrigo Garro), Melhor Goleiro (Hugo Souza), Melhor Terceiro Atacante e Artilheiro da Temporada (Ambos de Yuri Alberto)
Apesar de ter ficado grande parte do campeonato brasileiro lutando contra o rebaixamento, o time paulista teve um excelente fim de temporada, fato que foi coroado com a classificação para a Libertadores de 2025. A arrancada, com direito à recorde de vitórias consecutivas no Brasileirão (9), também garantiu conquistas individuais aos jogadores do Timão, com Yuri Alberto sendo o artilheiro da competição e Rodrigo Garro o maior assistente.
A “virada de chave” da equipe corintiana está diretamente ligada aos premiados no evento, que destacaram a união do grupo em meio ao momento conturbado. “Se o grupo não fosse tão forte… passamos por situações difíceis, o Corinthians é um clube com muita mídia e, às vezes, é difícil, mas o trabalho acabou pagando”, disse Garro após receber seu troféu das mãos de Neto, ídolo do Corinthians, que também destacou a possibilidade do meia argentino se tornar uma referência na história do clube.
VEJA MAIS EM ESQUINAS
Troféu Mesa Redonda: “Maior título da minha vida foi poder fazer grandes amigos”, diz Neto
“Não é gaúcho, mas colocou os pés na água para ajudar as pessoas”, afirma Dunga sobre Thiago Maia
De torcedor para torcedor: o crescimento da mídia clubista no futebol
Outro jogador do Timão que se declarou ao projeto foi Hugo Souza, destacando a importância do torcedor na retomada do clube e em sua adaptação. “A importância do nosso torcedor é quase toda. Em um dos piores momentos da história do clube eles estenderam a mão pra gente e nos apoiaram de forma incondicional. Muito por conta deles terminamos o ano assim.” disse o goleiro corintiano na zona mista do evento.
Hugo também se mostrou animado ao presenciar a subida de seu companheiro Yuri Alberto ao palco para o recebimento de seus dois prêmios. Acompanhado por Ysis, sua filha pequena, o atacante se emocionou ao falar das dificuldades do time ao longo da temporada, a forte cobrança que viveu e sua má fase: “O ano foi muito difícil, fiquei muito próximo de desistir, já tinha jogado a toalha, não saí por uma cirurgia na vesícula, perdi a janela (de transferências), mas fico feliz por ter dado a volta por cima, agradecendo o apoio do elenco, do Ramón, do Emiliano, que acreditaram em mim.”
De fato, Yuri deu a volta por cima: foram 31 gols no ano, sendo 10 nas últimas 10 rodadas do Brasileirão. A trinca com Memphis e Garro encaixou e o atacante se tornou mais uma vez o destaque ofensivo do time, posição que não ocupava desde sua temporada de estreia no Corinthians, em 2022. As boas atuações despertaram o interesse europeu, e a ida do atacante ao futebol do Velho Continente virou pauta e motivo de temor por parte da torcida corintiana no final de 2024, mas se depender de Yuri ele garante que fica até 2027, respondendo com um “sim” e um sorriso no rosto ao ser perguntado após receber o prêmio de artilheiro da temporada das mãos de Elano, responsável por sua estreia no profissional.