Troféu Mesa Redonda: "Maior título da minha vida foi poder fazer grandes amigos", diz Neto - Revista Esquinas

Troféu Mesa Redonda: “Maior título da minha vida foi poder fazer grandes amigos”, diz Neto

Por Eric Morales e Lucas Dantas : dezembro 16, 2024

Ao todo, quinze jogadores, jogadoras e técnicos, de sete times diferentes, foram premiados. Foto: ESQUINAS/Lucas Dantas

Cerimônia do Troféu Mesa Redonda conta com homenagem aos campeões da Copa de 1994 e momentos emocionantes envolvendo Yuri Alberto e Estêvão

Neste domingo, 15, a TV Gazeta transmitiu a 21º edição do Troféu Mesa Redonda, cerimônia que premia os principais jogadores do futebol brasileiro durante o ano. O “Oscar do Futebol Brasileiro”, como é conhecida a premiação, contou, na edição de 2024, com Osmar Garraffa estreando como um dos apresentadores do evento. Ao lado dele, a apresentadora Michelle Giannella, figura conhecida de edições passadas.

Os escolhidos como melhores de cada categoria foram decididos através de uma votação popular na internet e a aprovação de jornalistas esportivos. Confira os indicados e vencedores de cada categoria:

Melhor Goleiro: Hugo Souza (Corinthians), Rossi (Flamengo) e Weverton (Palmeiras)

Melhor Lateral direito: William (Cruzeiro), Vitinho (Botafogo) e Wesley (Flamengo)

Melhor Primeiro Zagueiro: Vitor Reis (Palmeiras), Bastos (Botafogo) Leo Ortiz (Flamengo)

Melhor Segundo Zagueiro: Alan Franco (São Paulo), Thiago Silva (Fluminense) e Murilo (Palmeiras)

Melhor Lateral Esquerdo: Alex Telles (Botafogo), Wellington (São Paulo) e Guilherme Arana (Atlético Mineiro)

Melhor Primeiro Meio-campista: Thiago Maia (Internacional), Gerson (Flamengo) e Richard Rios (Palmeiras)

Melhor Segundo Meio-campista: Alan Patrick (Internacional), Rodrigo Garro (Corinthians) e Savarino (Botafogo)

Melhor Terceiro Meio-campista: Raphael Veiga (Palmeiras), Thiago Almada (Botafogo) e Gustavo Scarpa (Atlético Mineiro)

Melhor Primeiro Atacante: Luiz Henrique (Botafogo), Lucero (Fortaleza) e Hulk (Atlético Mineiro)

Melhor Segundo Atacante: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo) e Pedro (Flamengo)

Melhor Terceiro Atacante: Yuri Alberto (Corinthians), Flaco Lopez (Palmeiras) e Pablo Vegetti (Vasco)

Melhor Jogador Estrangeiro: Rodrigo Garro (Corinthians)

Revelação do ano: Estevão (Palmeiras)

Treinador do ano: Artur Jorge (Botafogo), Roger Machado (Internacional) e Abel Ferreira (Palmeiras)

Melhor Jogador: Estevão (Palmeiras)

Melhor Treinador(a) de Futebol Feminino: Arthur Elias (Seleção Brasileira), Camilla Orlando (Palmeiras) e Lucas Piccinato (Corinthians)

Melhor Jogadora: Gabi Portilho (Corinthians e Seleção Brasileira)

Separamos as equipes que tiveram mais destaque dentro da premiação e detalhamos sobre os escolhidos para cada categoria da cerimônia:

Botafogo

Após uma temporada mágica em que conquistou o título do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, o Botafogo teve 3 integrantes da equipe premiados: Luiz Henrique, Alex Telles e Artur Jorge. Nenhum dos membros do Glorioso compareceu ao Troféu Mesa Redonda devido à viagem ao Qatar para a disputa do Intercontinental de Clubes, mas todos os premiados enviaram vídeos agradecendo as honras recebidas.

Palmeiras

Apesar do vice-campeonato no Brasileirão, o Palmeiras foi a equipe que mais arrematou prêmios no Mesa Redonda. Vitor Reis levou o prêmio como Melhor Primeiro Zagueiro, Raphael Veiga como Melhor Terceiro Meio-campista e Estevão conquistou os prêmios de Revelação, Melhor Segundo Atacante e Melhor Jogador do futebol brasileiro.

Ainda sobre Estevão, durante a premiação de Revelação, o jovem jogador protagonizou um momento emocionante, já que o troféu foi entregue pelo seu pai, Ivo Gonçalves, que, chorando no palco, disse, “ele é um bom menino, cabeça sempre focada. É um sonho estar vendo meu filho no meio dessas pessoas (premiados e campeões da Copa). Só posso dizer que Deus honrou nossa vida, filho, e eu estou muito emocionado”. O craque do Palmeiras também recebeu elogios de Craque Neto durante a premiação. “Ele é o futuro do futebol arte, do futebol moderno”.

Corinthians

Em uma temporada cheia de altos e baixos, o Corinthians terminou o ano sendo uma das principais equipes, conquistando 9 vitórias seguidas e a vaga na Pré-Libertadores. Com esse fim de ano positivo, o Timão teve Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Hugo Souza premiados. O goleiro do alvinegro exalta a influência da torcida na reta final da equipe na temporada. “A importância do torcedor é quase toda. Em um dos piores momentos da história do clube eles estenderam a mão para gente e nos apoiaram de uma forma incondicional”. Ele complementa, “muito por razão deles nós terminamos o ano dessa forma: 9 vitórias seguidas e o Corinthians na Libertadores e eu só quero agradecer toda Fiel”.

Yuri Alberto ainda levou o prêmio de artilheiro do Brasil no ano e se emocionou ao lembrar de sua trajetória em 2024, que passou por momentos bons e momentos difíceis. Por fim, o centroavante de 23 anos confirmou a permanência na equipe alvinegra na próxima temporada.

Internacional

Em um ano muito afetado pela tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, o Colorado conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores e terminou o campeonato brasileiro na 5ª colocação, após sequência de 16 jogos consecutivos sem derrotas. Reconhecendo esse final de ano positivo da equipe, o Troféu Mesa Redonda premiou Thiago Maia e Alan Patrick entre os melhores meio-campistas do ano.

Com o troféu em mãos, Alan comenta sobre as dificuldades passadas neste ano. “Foi um golpe duro, mas que com muita luta, conseguimos superar”. O capitão do Inter também fala das mudanças do time no ano. “Futebolisticamente também tivemos momentos de incerteza, de ter que se adaptar, e acho que isso foi um ponto positivo. Depois da chegada do Roger conseguimos ter boas atuações e elevar o nível do time e chegar ao topo da competição”.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Falta um camisa 10? “É algo geracional” diz jornalista da ESPN Ubiratan Leal

“De sete mil jogadores, apenas um vira profissional”: o estreito funil das categorias de base do futebol brasileiro

Brasil Feminino ganha identidade com chegada de Arthur Elias?

Premiações de honra

Durante o Troféu Mesa Redonda, algumas homenagens foram prestadas para diversas personalidades do futebol. De lendas da seleção brasileira a treinador internacional, confira as homenagens entregues durante a premiação:

Homenagem ao Santos

O vice-presidente do Santos, Fernando Bonavides, recebeu, em nome do clube, um troféu em forma de tributo para o alvinegro praiano pela conquista do Campeonato Brasileiro da Série B e o retorno da equipe à Série A no ano de 2025.

Troféu para Xabi Alonso

Jornalista da TV Gazeta, Paulo Sérgio, viajou até a Alemanha para entregar um prêmio para o ex-jogador do Real Madrid e atual treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso, pelo título invicto e inédito do campeonato alemão conquistado pela equipe na temporada de 2023/24.

Neto eternizado

O eterno camisa 10 do Corinthians recebeu um troféu que simboliza a passagem e a história feita pelo meia-atacante pelo clube alvinegro. Muito emocionado com a homenagem, o ex-jogador comenta seu sucesso na carreira. “Sei que fiz muitos gols, sei que ganhei muitos títulos, mas o maior título da minha vida foi poder ter grandes amigos e fazer com que o futebol pudesse mudar a vida da minha mãe”.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Durante a premiação, houveram menções à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano, principalmente para se exaltar o trabalho feito pelo ex-capitão da seleção brasileira, Dunga, que tem sido fundamental na reestruturação da vida dos moradores do estado.

O volante do Internacional, Thiago Maia, ao subir no palco para receber o prêmio de melhor primeiro meio-campista, dado pelo próprio Dunga,  foi surpreendido ao receber, também, um troféu em homenagem aos esforços prestados por ele durante a tragédia no sul do país. Thiago saiu de casa com um grupo de amigos usando barcos para resgatar as pessoas que se encontravam em situação crítica. A homenagem foi entregue por Evair Gomes Carneiro, moradora do bairro Humaitá, que foi resgatada pelo próprio Thiago Maia em maio.

30 anos do Tetra

Para finalizar a premiação, os campeões mundiais pela Seleção Brasileira em 1994 receberam uma homenagem da TV Gazeta, no final da cerimônia do Troféu Mesa Redonda. O prêmio exaltava alguns integrantes do tetracampeonato da Copa do Mundo conquistado pelo Brasil há 30 anos atrás. Os jogadores homenageados foram: Zetti, Cafu, Ricardo Rocha, Dunga, Ronaldão, Zinho, Mauro Silva, Marcio Santos, Muller e Paulo Sérgio. O segurança da delegação, Moisés, e o treinador Carlos Alberto Parreira também receberam homenagens.

Editado por Luca Uras

Encontrou algum erro? Avise-nos.