Cerimônia do Troféu Mesa Redonda conta com homenagem aos campeões da Copa de 1994 e momentos emocionantes envolvendo Yuri Alberto e Estêvão
Neste domingo, 15, a TV Gazeta transmitiu a 21º edição do Troféu Mesa Redonda, cerimônia que premia os principais jogadores do futebol brasileiro durante o ano. O “Oscar do Futebol Brasileiro”, como é conhecida a premiação, contou, na edição de 2024, com Osmar Garraffa estreando como um dos apresentadores do evento. Ao lado dele, a apresentadora Michelle Giannella, figura conhecida de edições passadas.
Os escolhidos como melhores de cada categoria foram decididos através de uma votação popular na internet e a aprovação de jornalistas esportivos. Confira os indicados e vencedores de cada categoria:
Melhor Goleiro: Hugo Souza (Corinthians), Rossi (Flamengo) e Weverton (Palmeiras)
Melhor Lateral direito: William (Cruzeiro), Vitinho (Botafogo) e Wesley (Flamengo)
Melhor Primeiro Zagueiro: Vitor Reis (Palmeiras), Bastos (Botafogo) Leo Ortiz (Flamengo)
Melhor Segundo Zagueiro: Alan Franco (São Paulo), Thiago Silva (Fluminense) e Murilo (Palmeiras)
Melhor Lateral Esquerdo: Alex Telles (Botafogo), Wellington (São Paulo) e Guilherme Arana (Atlético Mineiro)
Melhor Primeiro Meio-campista: Thiago Maia (Internacional), Gerson (Flamengo) e Richard Rios (Palmeiras)
Melhor Segundo Meio-campista: Alan Patrick (Internacional), Rodrigo Garro (Corinthians) e Savarino (Botafogo)
Melhor Terceiro Meio-campista: Raphael Veiga (Palmeiras), Thiago Almada (Botafogo) e Gustavo Scarpa (Atlético Mineiro)
Melhor Primeiro Atacante: Luiz Henrique (Botafogo), Lucero (Fortaleza) e Hulk (Atlético Mineiro)
Melhor Segundo Atacante: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo) e Pedro (Flamengo)
Melhor Terceiro Atacante: Yuri Alberto (Corinthians), Flaco Lopez (Palmeiras) e Pablo Vegetti (Vasco)
Melhor Jogador Estrangeiro: Rodrigo Garro (Corinthians)
Revelação do ano: Estevão (Palmeiras)
Treinador do ano: Artur Jorge (Botafogo), Roger Machado (Internacional) e Abel Ferreira (Palmeiras)
Melhor Jogador: Estevão (Palmeiras)
Melhor Treinador(a) de Futebol Feminino: Arthur Elias (Seleção Brasileira), Camilla Orlando (Palmeiras) e Lucas Piccinato (Corinthians)
Melhor Jogadora: Gabi Portilho (Corinthians e Seleção Brasileira)
Separamos as equipes que tiveram mais destaque dentro da premiação e detalhamos sobre os escolhidos para cada categoria da cerimônia:
Botafogo
Após uma temporada mágica em que conquistou o título do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, o Botafogo teve 3 integrantes da equipe premiados: Luiz Henrique, Alex Telles e Artur Jorge. Nenhum dos membros do Glorioso compareceu ao Troféu Mesa Redonda devido à viagem ao Qatar para a disputa do Intercontinental de Clubes, mas todos os premiados enviaram vídeos agradecendo as honras recebidas.
Palmeiras
Apesar do vice-campeonato no Brasileirão, o Palmeiras foi a equipe que mais arrematou prêmios no Mesa Redonda. Vitor Reis levou o prêmio como Melhor Primeiro Zagueiro, Raphael Veiga como Melhor Terceiro Meio-campista e Estevão conquistou os prêmios de Revelação, Melhor Segundo Atacante e Melhor Jogador do futebol brasileiro.
Ainda sobre Estevão, durante a premiação de Revelação, o jovem jogador protagonizou um momento emocionante, já que o troféu foi entregue pelo seu pai, Ivo Gonçalves, que, chorando no palco, disse, “ele é um bom menino, cabeça sempre focada. É um sonho estar vendo meu filho no meio dessas pessoas (premiados e campeões da Copa). Só posso dizer que Deus honrou nossa vida, filho, e eu estou muito emocionado”. O craque do Palmeiras também recebeu elogios de Craque Neto durante a premiação. “Ele é o futuro do futebol arte, do futebol moderno”.
Corinthians
Em uma temporada cheia de altos e baixos, o Corinthians terminou o ano sendo uma das principais equipes, conquistando 9 vitórias seguidas e a vaga na Pré-Libertadores. Com esse fim de ano positivo, o Timão teve Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Hugo Souza premiados. O goleiro do alvinegro exalta a influência da torcida na reta final da equipe na temporada. “A importância do torcedor é quase toda. Em um dos piores momentos da história do clube eles estenderam a mão para gente e nos apoiaram de uma forma incondicional”. Ele complementa, “muito por razão deles nós terminamos o ano dessa forma: 9 vitórias seguidas e o Corinthians na Libertadores e eu só quero agradecer toda Fiel”.
Yuri Alberto ainda levou o prêmio de artilheiro do Brasil no ano e se emocionou ao lembrar de sua trajetória em 2024, que passou por momentos bons e momentos difíceis. Por fim, o centroavante de 23 anos confirmou a permanência na equipe alvinegra na próxima temporada.
Internacional
Em um ano muito afetado pela tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, o Colorado conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores e terminou o campeonato brasileiro na 5ª colocação, após sequência de 16 jogos consecutivos sem derrotas. Reconhecendo esse final de ano positivo da equipe, o Troféu Mesa Redonda premiou Thiago Maia e Alan Patrick entre os melhores meio-campistas do ano.
Com o troféu em mãos, Alan comenta sobre as dificuldades passadas neste ano. “Foi um golpe duro, mas que com muita luta, conseguimos superar”. O capitão do Inter também fala das mudanças do time no ano. “Futebolisticamente também tivemos momentos de incerteza, de ter que se adaptar, e acho que isso foi um ponto positivo. Depois da chegada do Roger conseguimos ter boas atuações e elevar o nível do time e chegar ao topo da competição”.
VEJA MAIS EM ESQUINAS
Falta um camisa 10? “É algo geracional” diz jornalista da ESPN Ubiratan Leal
Brasil Feminino ganha identidade com chegada de Arthur Elias?
Premiações de honra
Durante o Troféu Mesa Redonda, algumas homenagens foram prestadas para diversas personalidades do futebol. De lendas da seleção brasileira a treinador internacional, confira as homenagens entregues durante a premiação:
Homenagem ao Santos
O vice-presidente do Santos, Fernando Bonavides, recebeu, em nome do clube, um troféu em forma de tributo para o alvinegro praiano pela conquista do Campeonato Brasileiro da Série B e o retorno da equipe à Série A no ano de 2025.
Troféu para Xabi Alonso
Jornalista da TV Gazeta, Paulo Sérgio, viajou até a Alemanha para entregar um prêmio para o ex-jogador do Real Madrid e atual treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso, pelo título invicto e inédito do campeonato alemão conquistado pela equipe na temporada de 2023/24.
Neto eternizado
O eterno camisa 10 do Corinthians recebeu um troféu que simboliza a passagem e a história feita pelo meia-atacante pelo clube alvinegro. Muito emocionado com a homenagem, o ex-jogador comenta seu sucesso na carreira. “Sei que fiz muitos gols, sei que ganhei muitos títulos, mas o maior título da minha vida foi poder ter grandes amigos e fazer com que o futebol pudesse mudar a vida da minha mãe”.
Tragédia no Rio Grande do Sul
Durante a premiação, houveram menções à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano, principalmente para se exaltar o trabalho feito pelo ex-capitão da seleção brasileira, Dunga, que tem sido fundamental na reestruturação da vida dos moradores do estado.
O volante do Internacional, Thiago Maia, ao subir no palco para receber o prêmio de melhor primeiro meio-campista, dado pelo próprio Dunga, foi surpreendido ao receber, também, um troféu em homenagem aos esforços prestados por ele durante a tragédia no sul do país. Thiago saiu de casa com um grupo de amigos usando barcos para resgatar as pessoas que se encontravam em situação crítica. A homenagem foi entregue por Evair Gomes Carneiro, moradora do bairro Humaitá, que foi resgatada pelo próprio Thiago Maia em maio.
30 anos do Tetra
Para finalizar a premiação, os campeões mundiais pela Seleção Brasileira em 1994 receberam uma homenagem da TV Gazeta, no final da cerimônia do Troféu Mesa Redonda. O prêmio exaltava alguns integrantes do tetracampeonato da Copa do Mundo conquistado pelo Brasil há 30 anos atrás. Os jogadores homenageados foram: Zetti, Cafu, Ricardo Rocha, Dunga, Ronaldão, Zinho, Mauro Silva, Marcio Santos, Muller e Paulo Sérgio. O segurança da delegação, Moisés, e o treinador Carlos Alberto Parreira também receberam homenagens.