O campeão brasileiro na voz da torcida: conheça personagens da conquista do Palmeiras - Revista Esquinas

O campeão brasileiro na voz da torcida: conheça personagens da conquista do Palmeiras

Por Sarah Campos : novembro 4, 2022

Foto: Sarah Campos/Revista Esquinas

Na voz dos torcedores do verdão, elegemos os principais personagens do elenco campeão brasileiro; relembre os destaques da campanha do Palmeiras

O Palmeiras foi campeão brasileiro antes mesmo do campeonato acabar – e nem precisou entrar em campo para confirmar a mão na taça. Na quarta-feira (2), o alviverde já tinha o título assegurado em razão da vitória do América-MG sobre o Internacional. Ao entrar em campo contra o Fortaleza, no Allianz Parque, foi só questão de festejar a 11ª conquista do campeonato nacional. 

A equipe palmeirense realizou um Campeonato Brasileiro de excelentes números: até o momento, a equipe contabilizou 22 vitórias, 11 empates e apenas 2 derrotas – para a equipe do Ceará e do Athletico-PR. Além disso, o verdão balançou 63 vezes as redes e sofreu apenas 22 gols, tendo um saldo de 41 gols.  

Na voz da torcida Palmeiras

A reportagem conversou com influenciadores e torcedores palmeirenses para compreender, na voz dos apoiadores do verdão, quem foram os protagonistas da conquista e o que está por vir daqui em diante. Para Fernanda Gaspar, influencer alviverde, o título é prova da consistência presente na equipe. “É a concretização de Abel Ferreira como o maior técnico da história do Palmeiras. Mais do que sorte nas copas, o Palmeiras mostrou competência e consistência nos pontos corridos”, afirma Gaspar. 

Mauro Betting, jornalista e palmeirense assumido, comenta a consistência surpreendente do elenco ao longo do campeonato. “O Palmeiras nunca jogou nesses 2 anos com o Abel. Jogou muitíssimo bem em muitas das partidas do Brasileiro. Não por acaso, está aí: melhor campanha, campeão do turno, returno, título confirmado com três rodadas de antecipação, melhor ataque, melhor defesa… O Palmeiras é disparado o melhor time”. 

Personagens da conquista Palmeiras

Dentre os nomes mais célebres da conquista, uma figura não deixa de estampar todas as menções: Abel Ferreira, técnico e multicampeão com o Palmeiras, é uma convenção para além do clubismo. Para Lucas Barile, administrador da página Palestra Diário, Abel é um dos maiores técnicos que já comandou a equipe. “O Abel é um dos maiores que já comandou o Palmeiras. Para mim, fica ao lado de Felipão e Oswaldo Brandão. Luxemburgo vem logo atrás. Em 2 anos de Palmeiras, levantou 6 taças de extrema importância. Ele é com certeza a principal responsável pela fase do Palmeiras, com atletas sendo redescobertos, como Mayke”, pontua Barile. 

Para Pedro Hernandes, palmeirense e administrador da página esportiva Alegria nas Pernas, o mérito de Abel é o aspecto a ser mais celebrado com o título do verdão: “ele é o treinador é responsável por duas Libertadores, um Paulista, uma Recopa, um Brasileiro e uma Copa do Brasil. É um líder dentro e fora dos gramados. É atencioso com todos os funcionários do clube, comissão técnica e toda a torcida. Ele é o cara e a cara da Sociedade Esportiva Palmeiras”. 

Veja mais em ESQUINAS

De times de várzea até a Europa: a dura trajetória de Lelo para se tornar um atleta profissional

RB Bragantino: como ficou a paixão do torcedor depois do clube-empresa?

Com Casagrande e Mauro Beting, evento da PUC debate política e futebol

palmeiras

Senhor segurando placa de Endrick, jovem jogador do elenco do Palmeiras.
Sarah Campos/Revista Esquinas

Elenco de peso 

Júlia Arruda, estudante de jornalismo e influenciadora palmeirense, destaca a figura do atacante Dudu na campanha. “É o nosso ‘rei do brasileirão’. O maior artilheiro do clube no século, participou dos momentos mais difíceis do Palmeiras. Nesse ano, principalmente na reta final da competição, foi peça fundamental do elenco. Entre gols e assistências importantíssimas, é um craque do time. jogador decisivo”, destaca Arruda. 

Com direito a pista de skate no meio do Allianz, Gustavo Scarpa também foi citado por Júlia como um dos personagens mais essenciais para o elenco: “peça fundamental no time, aumentou seu protagonismo com a saída do Veiga, que está lesionado. Teve participação direta nos gols e é o líder geral de assistências, sem contar nos cruzamentos, passes decisivos, chutes de fora da área e a especialidade nas bolas paradas.”  

Betting também eleva o papel de Scarpa no título. “Foi o craque do Campeonato e não só do Palmeiras, ainda mais com a lesão do Veiga”, afirma. 

A base vem forte 

Uma figura que conquistou o coração da torcida é o jovem Endrick. O atleta tem apenas 16 anos, estreou pela equipe profissional no dia 6 de outubro e, no jogo dessa quarta, balançou as redes. Para Lucas Barile, “ O Endrick é um garoto ao melhor estilo brasileiro. 16 anos, com jeito ainda de criança… Na entrevista após o título comentou sobre ir a escola. (…). O Endrick tem tudo para ser um novo protagonista nessa equipe do Palmeiras. Mas esse período tende a ser curto, pois logo mais, creio eu, ele não estará aqui no Brasil”.  

Hernandes tem o mesmo raciocínio e pontou que, se ele continuar jogando da forma que atuou durante a temporada, “em breve irá sair da equipe da Barra Funda”. Pedro acrescenta que “ele é o único jogador da história do Palmeiras que foi campeão em todas as categorias, do sub-11 ao profissional”.  

Já Mauro Betting considera a permanência do jovem jogador como a grande contratação do Palmeiras para o ano que vem. “É o maior jogador já revelado na história da base do Palmeiras e tem tudo para ser um dos maiores jogadores do mundo. Pouco idade, mas um enorme talento”.  

O que vem por aí? 

O Palmeiras está empilhando conquistas em uma sequência verdadeiramente fora de série. Como se não bastasse, a torcida agora está com as expectativas lá em cima para a próxima temporada. Para Fernanda Gaspar, a conquista da Libertadores – mais uma – continua a ser a “obsessão” dos torcedores. “A maior expectativa é o tetra da Libertadores. Precisamos de reforços, como um substituto pro Danilo, e reservas de confiança no ataque”, afirma. 

Segundo Júlia Arruda, “A expectativa é de mais uma temporada vitoriosa. A Leila disse que o Palmeiras não pretende contratar muito, mas certamente terá que procurar alguém para ‘suprir’ a falta do Scarpa, que está de saída. Esperamos que o Veiga se recupere da lesão e volte com o bom futebol que tinha no começo do ano. Outra expectativa é o uso da base, com as peças valiosas que o time tem”.  

Até lá, a festa da torcida continua…

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.