Papo de Esquina: podcast explica a mais surreal das eleições nos EUA - Revista Esquinas

Papo de Esquina: podcast explica a mais surreal das eleições nos EUA

Por Maria Cunha : outubro 27, 2020

O podcast Papo de Esquina ganha seu primeiro episódio e explica o processo de votação nos Estados Unidos

Em 1789, há 231 anos, George Washington foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos. Desde então, o país foi governado por apenas cinco partidos diferentes. Esse dado, se comparado ao Brasil, que teve cinco partidos em seu comando nos últimos 30 anos, indica uma diferença clara entre as duas nações, e que se dá devido ao sistema eleitoral de cada um dos países.

Por isso, a primeira temporada do podcast Papo de Esquina, da Revista ESQUINAS em parceria com a Rádio Gazeta Online, aborda as eleições americanas e, o primeiro episódio explica como funciona o sistema eleitoral estadunidense.

A apresentação e produção do programa é por conta dos editores de ESQUINAS: Thiago Pansica, Enzo Volpe, Fernanda de Almeida e Junior Monte, e a supervisão é feita pelo editor-chefe Rodrigo Ratier. Como convidado e primeiro entrevistado, o Papo de Esquina conta com a presença do professor de Relações Internacionais (RI) da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Lucas Leite.

Veja mais:

+ O medo como cabo eleitoral: especialistas analisam o jogo de Trump para a reeleição

+ Casperianos podcasters: 5 produções independentes de alunos e ex-alunos

+ Ataques de Bolsonaro à imprensa ferem a democracia, dizem jornalistas políticos

Durante o episódio, aborda-se uma característica desse processo eleitoral que é a divisão de votação em duas etapas: as primárias, de fevereiro até agosto, e a corrida até as eleições gerais, em novembro.

Além disso, é dito também sobre o voto indireto, onde os delegados que representam um distrito de seu estado votam nos candidatos à presidência. Sobre a importância desses delegados, Lucas Leite esclarece que eles ” de fato, vão fazer valer o voto que foi dado anteriormente pela população. A população vota, e os delegados representam esses votos em uma maioria unificada.”

Os outros dois episódios da primeira temporada irão ao ar nos dias 28/10 e 30/10, com os entrevistados Vinicius Vieira, professor de RI da Fundação Getúlio Vargas, e Cristina Pecequilo, professora de RI da Unifesp, respectivamente.

A série sobre as eleições nos Estados Unidos conta com a divulgação simultânea do Guia do Estudante.  Para mais informações e respostas sobre o assunto, escute abaixo primeiro episódio do Papo de Esquina.