Papo de Esquina: Podcast discute a representatividade e justiça em xeque nas eleições americanas - Revista Esquinas

Por Lucas Brito : outubro 28, 2020

Segundo episódio do Podcast Papo de Esquina levanta discussão sobre a legitimidade das eleições americanas e a ascensão de Donald Trump

Em 2016, o mundo parecia não acreditar que os cidadãos americanos escolheriam o outsider político Donald Trump como o próximo morador da Casa Branca — e de fato não escolheram, como foi abordado no primeiro episódio do Papo de Esquina. A diferença de quase três milhões de votos a mais para a democrata Hillary Clinton não impediu a posse do desacreditado empresário e apresentador de TV.

No segundo episódio do Papo de Esquina, o professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vinícius Vieira, explica a ascensão de Trump e discute a legitimidade do sistema eleitoral americano.

Em parceria com a Rádio Gazeta Online, a temporada sobre eleições americanas traz mais detalhes sobre o funcionamento do sistema que elegerá seu maior representante em menos de uma semana. Os três episódios contam com a supervisão do editor-chefe Rodrigo Ratier e com a apresentação dos editores de Esquinas Enzo Volpe, Fernanda de Almeida, Junior Monte e Thiago Pansica.

Esquinas estreia podcast que explica a mais surreal das eleições nos EUA

Casperianos podcasters: 5 produções independentes de alunos e ex-alunos

Fora da ordem global

Durante a conversa, o também professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) explica a origem do atual sistema eleitoral e analisa sua capacidade (ou incapacidade) de expressar a vontade popular.

Vinícius ainda explora os motivos que levaram Donald Trump ao poder. “Jamais os próprios republicanos imaginaram que Trump seria o candidato em 2016, muito menos que ele poderia ganhar. Ele mesmo, segundo as melhores informações, teria ficado surpreendido com a sua vitória. E quem explica, portanto, a vitória de um outsider?”, questiona.

O próximo e último episódio da primeira temporada será sobre as peculiaridades das eleições americanas deste ano. Ele irá ao ar no dia 30/10 e contará com a presença de Cristina Pecequilo, doutora em Ciência Política e professora de Relações Internacionais da Unifesp.

Essa primeira temporada conta com a divulgação simultânea do Guia do Estudante. Para saber mais sobre o assunto, acesse abaixo o segundo episódio do Papo de Esquina.