O que fazem prefeitos e vereadores? Podcast de Esquinas explica (e não enrola) - Revista Esquinas

O que fazem prefeitos e vereadores? Podcast de Esquinas explica (e não enrola)

Por Isadora Pereira : novembro 12, 2020

Após se aprofundar no direito à cidade, o podcast abordou a divisão de poderes políticos e como a prefeitura e a Câmara Municipal atuam na vida do cidadão

No Brasil as discussões populares e políticas estão centradas nas disputas entre prefeitos e vereadores, que serão decididas no próximo domingo, dia 15/11. Devido à isso, o podcast Papo de Esquina discute temas relacionados às eleições municipais na sua segunda temporada. Com a supervisão do professor e editor-chefe da Revista Esquinas, Rodrigo Ratier, a equipe de apresentadores desse ciclo do podcast conta com os casperianos Beatriz Foiadelli, Eduardo Reis, Júlia Góes e Sophia Moraes.

Após o primeiro programa falar sobre a importância do “Direito à Cidade”, o segundo episódio dá continuidade à essa temática abordando qual é a função dos prefeitos e vereadores.

Atrelados ao poder Executivo, os prefeitos atuam na administração da cidade, propondo planos de ação. Já os vereadores, estão ligados ao poder Legislativo e são responsáveis por analisar e elaborar leis, e fiscalizar a atuação do Executivo e do Judiciário.

Veja mais:

+ Amapaense descreve “cenas de horror” que tomaram o estado na última semana com falta de energia e água

+ Em entrevista exclusiva à Esquinas, Jilmar Tatto fala sobre seus planos para São Paulo

+ De Moreira Franco a Wilson Witzel, a corrupção fluminense antecede a Lava Jato

Para um maior aprofundamento no assunto, o episódio conta com a participação de Márcio Juliboni, jornalista e mestre em Ciência Política pela USP. O profissional destaca alguns deveres do prefeito, ressaltando seu envolvimento direto com a vida do cidadão: “Ele vai cuidar desde o asfaltamento de vias públicas, da limpeza da cidade, passando pela coleta de lixo dos bairros e das residências, até a iluminação pública e segurança de prédios públicos. E também tem uma parte que é uma prestação de serviços com um caráter mais social”, explica.

Juliboni ainda comenta que tudo isso é feito com a ajuda dos secretários do prefeito, encarregados de tirar suas ideias do papel, buscando uma harmonia com os vereadores da Câmara Municipal e outros cargos relacionados.

O último episódio da temporada sobre as eleições municipais vai ao ar sexta-feira, 13/11, e contará com a participação de Graziella Testa, doutora em Ciência Política pela USP e professora da FGV, abordando as peculiaridades das eleições desse ano.

Para ouvir por completo o que foi discutido no segundo episódio do Papo de Esquina, confira abaixo ou clique aqui!

Encontrou algum erro? Avise-nos