"Prato cheio para propaganda eleitoral": analista da CNN comenta encontro entre Elon Musk e Bolsonaro - Revista Esquinas

“Prato cheio para propaganda eleitoral”: analista da CNN comenta encontro entre Elon Musk e Bolsonaro

Por Felipe Sales Gomes : maio 30, 2022

O encontro entre o empresário e o presidente ocorreu no interior de São Paulo. Foto: Reprodução/Jair Bolsonaro via Twitter

Para Marcelo Favalli, analista de política internacional da CNN, Elon Musk tem muito a ganhar com negócios no Brasil; Bolsonaro, por sua vez, aproveita uma oportunidade de promoção pessoal

Na manhã de 20 de maio, sexta-feira, o presidente da República Jair Bolsonaro encontrou-se com o bilionário americano Elon Musk em um hotel de luxo de Porto Feliz, interior de São Paulo. O magnata é conhecido por ser o homem mais rico do mundo, com um patrimônio estimado de 218 bilhões de dólares.

A pauta oficial da reunião foi a consolidação de uma possível parceria comercial entre Musk e Bolsonaro. O megaempresário pretende fortalecer a conexão de rede em zonas rurais do Brasil por meio do Starlink, serviço de internet e braço de sua empresa aeroespacial, a SpaceX. De acordo com a proposta, cerca de 19 mil escolas nestas condições seriam contempladas em todo o país. A iniciativa foi oficialmente nomeada pelo governo brasileiro como Conecta Amazônia.

Propostas e pautas

A Starlink é um sistema de fornecimento de rede via satélites que operam em baixa órbita (entre 500 e 2 mil km de altitude), possibilitando a conexão em locais remotos ou de difícil acesso. Na ocasião, Musk  considerou também a possibilidade da tecnologia ser usada para monitoramento ecológico da região amazônica.

O presidente ainda ofereceu ao norte-americano a possibilidade de exploração de reservas minerais de nióbio e grafeno, mas a proposta foi recusada. Temas adjacentes também foram pautados, como liberdade de expressão e o atual cenário político do país. Na iminência das eleições presidenciais, Bolsonaro afirmou ao bilionário que só perderá o pleito se houver fraude nas urnas. E, referindo-se ao magnata como “mito da liberdade”, o presidente destacou a recente aquisição do Twitter por Musk, conhecido por um histórico de declarações polêmicas em defesa do “livre discurso” na internet.

Entusiasmo e honraria

Entusiastas de Bolsonaro comemoraram o evento nas redes sociais. O termo BolsoMusk ganhou destaque no Twitter, entrando na lista de assuntos mais comentados na plataforma no dia do encontro, com pelo menos 53.000 menções de usuários.

A reunião também foi muito celebrada pelo presidente, que concedeu ao empresário a medalha da Ordem do Mérito da Defesa. A honraria é tradicionalmente conferida a civis e militares que prestaram serviços de grande relevância às Forças Armadas. O prêmio foi entregue a Musk no dia do evento, embora tenha sido oficializado somente na última terça-feira (24/05), mesmo dia em que a aeronáutica confirmou o futuro lançamento de dois satélites brasileiros por meio da SpaceX.

Veja mais em ESQUINAS

Bolsonaro réu no Tribunal Permanente dos Povos: entenda os argumentos que podem levar à condenação simbólica do presidente

“O presidente da República não sabe viver em uma democracia”, diz senador Fabiano Contarato 

Resultado da CPI da covid fragiliza narrativa anticorrupção de Bolsonaro, dizem analistas

Interesses escusos de Musk

Embora a parceria seja vista com bons olhos por membros do governo e apoiadores de Bolsonaro, há preocupações a respeito da integridade da Amazônia com a implantação do Starlink, bem como das ameaças que a proposta viria a representar para a soberania nacional. O serviço poderia ser apenas uma porta de entrada para que a SpaceX passe a explorar recursos minerais presentes em território amazônico.

As reais intenções de Musk e Bolsonaro com o projeto ainda são dúbias, ainda mais considerando a possibilidade do monitoramento virar um agente facilitador de práticas ilegais na região. Nos últimos 4 anos, o desmatamento da floresta no estado do Amazonas teve um aumento de 55,22%, tornando o indíce o maior dos últimos 15 anos. Marcelo Favalli, analista de política internacional da CNN, respondeu a ESQUINAS sobre os desdobramentos da reunião e o que realmente motiva cada uma das partes envolvidas.

ESQUINAS: De modo geral, quais são os impactos políticos da parceria firmada entre Elon Musk e Bolsonaro?

Marcelo Favalli: Vamos fazer um exercício de possibilidades e probabilidades. Elon Musk oferece levar internet a zonas de sombra no norte do Brasil, em especial sobre a Amazônia. Se o projeto se concretizar, será um avanço social. Milhares de pessoas – principalmente em comunidades ribeirinhas, áreas agrícolas e tribos indígenas – terão acesso inédito a Wi-Fi de alta qualidade. Resultado ainda mais eficiente se veria nas escolas, que poderiam usufruir de conteúdo jamais sonhado. Sem falar como a conexão pode vir a ampliar a capacitação de professores e trabalhadores de toda ordem. Estamos falando de acesso livre à informação.

Agora, em questões práticas: não adianta ter sinal Wi-Fi de supervelocidade se estas mesmas comunidades não tiverem celulares, tablets ou computadores que recebam o sinal. Daí começa a necessidade de políticas públicas que forneçam hardware equivalente.

Levando a discussão para o campo da política nua e crua, haverá um monte de representantes do Executivo e do Legislativo querendo “surfar” nesta onda. Não é preciso ser nenhum cientista político para entender que um sinal de internet de alta qualidade em áreas remotas traz um enorme capital político. É uma excelente munição para quem quiser se promover.”

ESQUINAS: Em um momento eleitoral, é possível dizer que o encontro entre Bolsonaro e Musk pode ser visto como uma tentativa do presidente de melhorar a imagem de seu governo e ganhar votos?

Embora as campanhas ainda não tenham sido oficialmente lançadas, está muito claro quem serão os protagonistas da disputa pelo Palácio do Planalto. Extraoficialmente, a corrida eleitoral já começou. E cada pingo vira letra. Qualquer movimento ajuda ou prejudica o candidato. Assim sendo, o homem mais rico do mundo – e alguém midiático como o Elon Musk – aceita um encontro público com alguém que tenta se eleger… É claro que o fato é um prato cheio para a propaganda eleitoral. Qualquer candidato teria dito sim.

ESQUINAS: É válida a preocupação de que Musk teria, sobretudo, um interesse econômico na Amazônia, e não apenas uma preocupação com o monitoramento ambiental?

Mesmo que o monitoramento seja apenas pela informação, hoje a informação vale muito. Estamos na era da tecnologia de dados. A Amazônia é um dos biomas mais pouco explorados do mundo. A diversidade da floresta não foi catalogada por completo. Não podemos esquecer que o subsolo da região é rico em petróleo e uma gama de minerais cobiçados pela indústria. Existe, hoje, uma caça por jazidas não descobertas de lítio, por exemplo, que é a matéria-prima das baterias. Não nos esqueçamos que estamos no começo da era dos veículos elétricos, um dos negócios de Musk.

Outro detalhe que ajuda a explicar o interesse de Musk no Brasil: a base de Alcântara, no nordeste. Existem poucos pontos de lançamento de foguetes no hemisfério sul. As bases estão, basicamente, nos Estados Unidos, na Europa e na China. Pontos de lançamentos diferenciados dão à missão uma vantagem estratégica.

Agora, a parte pessimista da história: a disposição de Musk em abrir filiais das suas empresas aqui no Brasil ainda não está clara. O Brasil enfrenta o maior processo de desindustrialização em 30 anos. Estamos passando por um desmonte da nossa capacidade industrial. Um dos motivos é a falta de mão de obra qualificada. Se Musk apostar em abrir empresas dele por aqui, vai se deparar com esta dificuldade… Se é que ele já não sabe.

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.