Conheça "Amazônia", exposição do fotógrafo Sebastião Salgado no Sesc Pompeia - Revista Esquinas

Conheça “Amazônia”, exposição do fotógrafo Sebastião Salgado no Sesc Pompeia

Por Mariana Souza : abril 13, 2022

Visão panorâmica da segunda área da exposição. Foto: Mariana do Patrocínio/Revista Esquinas

Salgado expõe suas fotografias inéditas sobre sua experiência na floresta amazônica e a convivência com os povos da região

Com um total de 205 fotografias inéditas de Sebastião Salgado, os visitantes podem imergir nos sete anos de trabalho do fotógrafo na região e conhecer mais acerca da biodiversidade amazônica e da cultura das comunidades indígenas locais.

“Amazônia” ocorre no Sesc Pompeia, localizado no bairro Água Branca, em São Paulo. Com entrada franca, os visitantes podem acessar a exposição, cuja curadoria foi feita por Lélia Wanick Salgado, de 15 de fevereiro até 31 de julho, apresentando comprovante de vacina e identidade para ingressar. A programação acontece de terça a sábado, das 10h30 às 21h (com entrada até as 19h30) e nos domingos e feriados, das 10h30 às 18h (com entrada até as 16h30).

A exposição tem como intuito apresentar o período em que o fotógrafo passou na maior floresta do mundo, retratando a rotina de doze comunidades indígenas isoladas e a vastidão da vegetação tropical da área. Suruwahá, Awá-Guajá, Marubo, Yawanawá e Yanomami são apenas alguns dos nomes avistados no decorrer do percurso de duração de 90 minutos por entre as fotografias do profissional.

A nomeação de cada um dos grupos indígenas é acompanhada de descrições de sua história e particularidades, que permitem amplo acesso de conhecimento ao visitante. Em duas grandes salas, o público percorre uma imensidão de detalhes e sensibilidade expostos no trabalho de Salgado, que registra com um olhar cuidadoso as feições, festas, costumes e rotina dos povos.

“Essas fotos mostram os indígenas em toda sua beleza e elegância únicas, separando-os da exuberância da floresta. Por vezes, se vestiam para a ocasião, e aqui ‘vestir’ significa pintar o corpo, usar cocar de penas e segurar um macaco ou uma arma. Ficava o dia todo sentado perto do estúdio, esperando que, aqueles que quisessem, viessem ser fotografados desta forma especial”, diz Salgado em uma das frases expostas no espaço.

Veja mais em ESQUINAS

Guia da Paulista: confira a agenda semanal atualizada da Avenida

Portinari para todos: fique por dentro da nova exposição do MIS

Mostra Permanente de Cinema Italiano ocupa bairro do Bixiga em São Paulo

Vistas aéreas, rios aéreos e montanhas integram o título de algumas sessões de imagens da mostra, focalizando na captação da floresta amazônica, descrita como “fonte de medo e de inspiração” nas paredes do local. A concentração arbórea com mais de 16.000 espécies é captada de maneira certeira do fotógrafo. Imagens únicas e tão perfeitas que parecem distar da realidade compõe o acervo exposto no Sesc Pompeia, em uma padronagem de tons em preto e branco com toque sépia, capazes de deixar o público extasiado pela autenticidade única.

Todavia, não somente de beleza se sustenta o “paraíso verde”. No decorrer da visita, ao ler a descrição que acompanha as fotos, é possível dimensionar o dano que vêm sendo causado pela ação humana não somente no cotidiano das comunidades indígenas, como também na sobrevivência da biodiversidade do bioma amazônico. Com um caráter de conscientização em meio a contemplação da arte de Salgado, visto que a inferência de que a única maneira de proteger a beleza que está sendo retratada nas fotos, é preservando e tomando atitudes imediatas.

O patrocínio da exposição ficou a cargo do Zurich Insurance Group, também patrocinador do Instituto Terra, projeto que intua “devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu”, segundo o site da iniciativa liderada pelo casal Salgado. A mostra em questão é a segunda do fotógrafo em São Paulo, realizada após “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, que foi exibida no Sesc Avenida Paulista.

Diante do privilégio que é contemplar o trabalho de um fotógrafo tão renomado, vencedor de mais de 15 importantes prêmios da área, vale reservar um horário na agenda para conferir de perto a beleza amazônica. O centro cultural da exibição possui, próximo a área de convivência, onde estão localizadas as fotos, um comedouro e diversas regiões de socialização, em que o público pode se acomodar após a experiência única e impressionante que “Amazônia” proporciona.

A exposição possui um perfil no Instagram (@expoamazoniabr), abastecido com novidades da mostra e conteúdos sobre a maior floresta tropical do mundo, em que você pode se aprofundar mais no universo ali exposto. Não deixe de visitar essa magnífica exposição e mergulhar no “paraíso verde”.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.