“Continua tudo igual”: novo ensino médio frustra expectativa por maior amparo psicológico nas escolas - Revista Esquinas

“Continua tudo igual”: novo ensino médio frustra expectativa por maior amparo psicológico nas escolas

Por Clara Borbalan, aluna do projeto Redação Aberta #3 : junho 10, 2022

Kenny Eliason via Unsplash

Promessas do novo ensino médio, Projeto de Vida e melhor abordagem psicológica não correspondem às expectativas dos alunos das primeiras turmas do formato inédito

É na jornada escolar que o estudante forma a sua personalidade e cria suas primeiras relações interpessoais. No ensino médio, a formação do aluno está em etapa mais crucial ainda. A pressão na hora de escolher rapidamente uma carreira e a sobrecarga curricular comumente levam os estudantes a transtornos de ansiedade e quadros relacionados a estresse e déficit de atenção. Para a solução desses problemas, o novo ensino médio era uma esperança – quem experimenta o formato, que conhece suas primeiras turmas em 2022, no entanto, não sente tanta diferença.  

A mudança viria com a introdução do Projeto de Vida, espaço no qual os estudantes dialogam com uma equipe especializada sobre as opções de futuro pessoal e profissional, norteando-se em suas competências socioemocionais. Também se anuncia que a nova abordagem do ensino terá um viés direcionado ao mercado de trabalho, uma vez que se cede ao aluno o direito de eleição das disciplinas, incluindo também uma eventual formação técnica. 

O que muda 

Outra novidade é que 40% do currículo escolar será composto por itinerários formativos, que consistem na formação complementar eletiva que o estudante fará de acordo com suas inclinações de carreira e gostos pessoais. As opções de escolha do aluno são: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. Todas essas mudanças seriam de certa forma uma preparação maior para a vida adulta profissional e até mesmo emocional, minimizando a pressão sofrida pelos alunos durante os últimos três anos escolares decisivos com mais diálogos e a inclusão nas escolas.   

Além de modificar a grade disciplinar, as mudanças propostas visavam aliviar as tensões extracurriculares entre estudantes do ensino médio. A transição, que já seria conturbada, ficou ainda mais difícil em um contexto de volta ao ensino presencial após 2 anos na modalidade. Nesse cenário, as primeiras turmas acabam não sentindo os efeitos positivos prometidos pela reforma.  

Mudou, mas continua igual 

Para quem está estreando o novo modelo, impera um estranhamento quanto ao que está por vir. João Antônio Ribeiro, 16, estava cursando o 1º ano do ensino médio em 2021, mas acabou reprovado. “Eu acho que repeti por falta de comprometimento mesmo, até pelo EAD”, conta Ribeiro.   

A repetência gerou um efeito inusitado: João estava na turma derradeira do formato anterior, mas saltou para a estreante do novo. A expectativa do estudante era de melhorias no quesito amparo emocional:  “Eu gostava do ensino médio antigo, mas o novo trouxe uma mudança para o lado bom. O Projeto de Vida tem atividades para melhorar nossas relações com os colegas de turma”. A promessa, entretanto, não se fez presente até agora. “As conversas sobre o que você quer para o seu futuro ainda não aconteceram. Em geral, eu não vi mudança na abordagem psicológica do ensino médio antigo para o novo, continua tudo igual”, afirma João. 

Já a estudante do primeiro ano do ensino médio Isabella Borbalan, 15, conta que sua turma está muito sobrecarregada, porque além de estarem voltando às aulas presenciais estão carregando a responsabilidade de ser a turma pioneira no novo ensino médio. “As médias caíram muito, mas é óbvio que cairiam, nós saímos de dois anos de cola na pandemia. A escola quer que nós saiamos de notas falsas para notas boas e verdadeiras em um passe de mágica e não nos dão a ajuda necessária”, conta a estudante. 

Veja mais em ESQUINAS

“Tive que me adaptar a olhar para uma câmera ao invés das crianças”, diz professora sobre dificuldades do ensino remoto

Ensino remoto promoveu inovações metodológicas na pandemia

“O ser humano não se desenvolve na solidão”, afirma psicólogo sobre a saúde mental na quarentena

Padrões e pressão 

A expectativa era por uma mudança que libertasse a grade escolar de certos padrões e desse mais voz aos alunos. Adalton Diniz,  professor universitário, pondera que “o currículo escolar é pautado pelo o que o vestibular cobra. Com isso, não há espaço para outras formas de expressão e o aluno é colocado em uma caixa, não havendo a possibilidade de abrir outros leques e ocorrendo a restrição da formação, o que é desastroso”.   

Quem comprova é quem experiencia na pele. Isabella sente que o corpo docente não está ciente do que os alunos precisam em matéria de amparo psicossocial: “Os professores estão preocupados em completar o currículo e não na nossa saúde. Eu acho que todos os professores, diretores e coordenadores deveriam ter um preparo psicológico para lidar com os alunos, porque nós somos todos diferentes. Devia existir uma relação de suporte entre o professor e o aluno”. 

Tempo da reforma 

Segundo a psicoterapeuta Camila Etter, a escola está completamente inserida na formação psicológica do adolescente, influenciando sua autoestima, interações sociais e deveres como um cidadão. “Hoje em dia, a saúde mental e as questões socioemocionais estão tendo a devida atenção. A escola tem que acolher o aluno e interagir com ele, sabendo lidar com as diferenças e identidade de cada um. Considero que a implementação do novo formato resulte dessas necessidades”, ressalta Camila.  

Ainda que as reformas caminhem no sentido de mais amparo no ambiente escolar, vale lembrar que apenas em 2024 o novo ensino médio terá todas as suas mudanças completas, com a inserção total das turmas na grade atualizada. Rodrigo Ratier, professor universitário e jornalista, reforça que, apesar da urgência de certas mudanças, é preciso esperar pelos resultados. 

“Eu vejo o nosso momento educacional atual como muito dramático, à espera de uma mudança. A educação brasileira está navegando às cegas, porém é preciso entender que a mudança é possível com o tempo”, assinala Ratier. Enquanto as mudanças não se demonstram efetivas, restam as inquietações de quem estreia o modelo ainda incipiente. 

* Redação Aberta é um projeto destinado a apresentar o jornalismo na prática a estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa inclui duas semanas de oficinas teóricas e práticas sobre a profissão. A terceira edição ocorreu entre 30 de maio e 10 de junho. O texto que você acabou de ler foi escrito por um dos participantes, sob a supervisão dos monitores do núcleo editorial e de professores de jornalismo da Cásper Líbero.

Editado por Juliano Galisi

Encontrou um erro? Avise-nos.