Muito além dos jogos: entenda a importância e como funciona o JUCA - Revista Esquinas

Muito além dos jogos: entenda a importância e como funciona o JUCA

Por Julia Tuma de Queiroz e Patrick Taconelli Palhares : junho 15, 2022

Foto: Gabriel Bellintani

Entenda um pouco mais sobre o JUCA, as expectativas, novidades e principais rivalidades do evento mais aguardado do ano pelos universitários

Neste dia 15, na cidade de São Carlos, ocorrerá a mais nova edição dos Jogos Universitário de Comunicação e Artes (JUCA). Organizado pela L.A.A.C.A (Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Arte), normalmente no feriado de Corpus Christi, o tão aguardado JUCA finalmente retorna para a sua 27a edição após dois anos sem a realização do evento por conta das questões de saúde pública que afligiram o país e exigiram o distanciamento social.

Em São Bernardo do Campo, no ano de 1993, nasceram os jogos esportivos que viriam a se tornar o evento mais aguardado do ano pelos alunos paulistas de comunicação e artes. Mantendo uma frequência anual a partir de 1995, os campeonatos do JUCA se tornaram um palco para os atletas das principais faculdades e universidades de comunicação do Estado, assim como um ambiente de descontração e comemoração para os seus estudantes, se consagrando como uma das principais tradições dos cursos que participam do evento.

Foi apenas no ano de 2020 que os quatro dias de festa e jogos precisaram ser suspensos em meio à crise de saúde pública que alcançou o país no início daquele ano, se mantendo assim também ao longo de 2021. Com o avanço dos programas de vacinação no estado de São Paulo, a volta das aulas e eventos presenciais e a melhora geral no cenário da pandemia, os jogos voltam a ser realizados, iniciando a programação oficialmente no dia 16 de junho.

Como funcionam os jogos

A edição contará com competições entre as atléticas, que estão divididas nas séries de prata e ouro, em onze categorias: basquete, handebol, futsal, vôlei, futebol de campo, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez, natação e cheerleading. Vale ressaltar que atualmente já existem times de eSports, mas que, por enquanto, eles não participam do JUCA, mas já estão presentes em outros campeonatos.

Além disso, as principais informações sobre os jogos podem ser encontradas nos canais do Seu Juca (@seujucaoficial) e, para os casperianos, informações relacionadas à atlética George Owen estão disponíveis no perfil Homem Pássaro (@homempassaro).

Polêmicas em torno do JUCA

Contando com uma tradição esportiva e regulamento sólido, o JUCA também foi contexto de algumas polêmicas nas últimas edições. O episódio mais recente ocorreu em 2018, quando a atlética da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que já se consagrou campeã dos jogos 13 vezes, fase conhecida como “Dinastia do Tubarão”, sofreu punições por infringir as regras do JUCA ao inscrever atletas de outras áreas além das de comunicação e artes para participar das competições, tendo de enfrentar assim um afastamento de três anos assim como uma multa financeira determinadas pela L.A.A.C.A.

Atualmente os posicionamentos da L.A.A.C.A ainda estão disponíveis nas redes oficiais do JUCA, enquanto já não se pode encontrar posts oficiais da atlética do Tubarão além daqueles que anunciam sua volta. A atlética cumpriu as punições estabelecidas de modo que apenas agora, em 2022, os Tubarões finalmente estarão de volta à composição das competições.

Entretanto, a situação não foi inédita ou a mais grave que já ocorreu no campeonato, visto que algumas instituições já chegaram a ser expulsas do evento, como foi o caso da ESPM em 2001, que foi substituída pela PUC-SP, que até hoje faz parte da série de ouro do JUCA.

Veja mais em ESQUINAS

Já era JUCA: Os impactos da pandemia no mercado de festas universitárias

Organizadores de eventos com público se preparam para voltar

Conheça a W Series, a categoria feminina do automobilismo

As expectativas dos casperianos

Bruna Elias, 20 anos, estudante do curso de Relações Públicas, conta que teve uma experiência com o JUCA antes mesmo de entrar na faculdade. A primeira vez que tive contato com o JUCA foi em 2019, o ano em que ele foi na minha cidade, Americana, e a cidade inteira foi invadida por universitários, foi aí que entendi um pouco do que era o JUCA.”

A casperiana ainda comenta que está muito empolgada para sua primeira participação no evento como atleta. Bruna irá representar a Cásper no handebol feminino e, animada, revela que está indo para São Carlos com grandes expectativas: “Espero viver muita coisa por lá, fazer novas amizades e memórias. Mostrar que aqui é paulista 900 e que estamos indo para ganhar e aproveitar, deixando a marca da Cásper em mais um JUCA”.

Milena Miranda, 22 anos, que já frequentava o JUCA desde sua primeira graduação em Publicidade e Propaganda na faculdade Belas Artes antes de ingressar em Jornalismo pela Cásper Líbero, conta sua experiência após dois anos sem os jogos: “É muito bom estar de volta. Foi muito difícil manter as pessoas unidas nesse período de afastamento, às vezes tínhamos impressão de que não era a mesma mágica que antes, muita gente saiu da Atlética, mas muita gente bacana entrou também”.

A estudante ainda relembra momentos marcantes das viagens: “Minha melhor memória do JUCA foi em 2018, na final do Futsal Feminino da Belas Artes contra a Metodista. Eu estava com as minhas amigas e ficamos tão ansiosas que teve um momento que viramos de costas na arquibancada porque não aguentávamos de chorar. Foi uma ansiedade sem fim. No final levamos prata, mas era como se as nossas meninas estivessem com o ouro no peito. Saímos do centro esportivo comemorando tanto que fiquei sem voz.”

Você conhece o HP?

A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens (A.A.A. Jesse Owens), atlética responsável pela integração, realização, suporte e organização da experiência universitária casperiana, além da confecção dos produtos vendidos na lojinha e da organização das festas universitárias.

Representada pelo Homem Pássaro (HP), a atlética carrega o nome de Jesse Owens, norte americano que foi atleta e líder civil que participou dos Jogos Olímpicos de Verão, em 1936 em Berlim, Alemanha, e ganhou quatro medalhas de ouro. O que acabou frustrando as expectativas de Adolph Hitler de promover a Alemanha Nazista.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.