Guia da Paulista: programação cultural da avenida de 21/10 a 27/10 - Revista Esquinas

Guia da Paulista: programação cultural da avenida de 21/10 a 27/10

Por Anderson Gomes de Andrade, Fernando Lima de Abreu, Lucas Leite Tinoco e Victória Abreu : outubro 20, 2023

Vista do mirante do Sesc Paulista. Foto: Flavio Jota de Paula.

Guia da Paulista traz a seleção semanal de ESQUINAS dos melhores eventos culturais rolando na avenida mais movimentada de São Paulo. Abaixo, você confere a programação de destaque em museus, cinemas e centros de cultura. Também selecionamos as informações principais sobre cada localidade e evento, como endereço e procedimentos para reservar seu ingresso.

CASA DAS ROSAS

guia

Entrada da Casa das Rosas.
Foto: Beatriz Beyrute/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de funcionamento:

Quarta a sábado, das 12h às 16h (passível de mudança, conforme a programação).

Entrada gratuita

CASA DAS ROSAS: DE MONUMENTO A DOCUMENTO (23/10 ÀS 19H)

O curso, coordenado por Denise Puertas de Araújo, Lícia Mara Alves de Oliveira Ferreira e María Sabina Uribarren, aborda em cinco aulas onlines a ocupação do espaço urbano a partir da Casa das Rosas, que é um dos últimos remanescentes da arquitetura eclética que documenta o morar elitizado nas primeiras décadas do século XX na Av. Paulista.

Para acompanhar os encontros no formato virtual, pelo zoom, faça sua inscrição aqui. Para a visita presencial, faça sua inscrição aqui. (Inscrições esgotadas. Clique aqui para se inscrever para a lista de espera) 

FESTIVAL LITERÁRIO DE PEREIRA BARRETO – FELIP (23/10)

Para estimular, incentivar e promover a leitura e o acesso à informação, o Festival Literário de Pereira Barreto promove atividades para todas as faixas etárias e os mais diversos interesse em diferentes locais públicos da cidade.

A HISTÓRIA DA CASA DAS ROSAS (26/10, ÀS 14H)

A oficina promove uma rosa de conversa para o público 60+ com o intuito de descobrir e compartilhar histórias. A atividade será realizada no jardim da Casa das Rosas. Faça sua inscrição aqui.

A Casa das Rosas está em processo de restauração, durante o período, o jardim funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h.

JAPAN HOUSE 

paulista

Entrada da exposição.
Foto: Beatriz Beyrute

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP 

Horário de Funcionamento: 

Terça a sexta-feira: das 10h às 18h 

Sábados: das 9h às 19h 

Domingos e feriados: das 9h às 18h 

Entrada gratuita 

Classificação: livre para todos os públicos 

*Estacionamento no subsolo (não vinculado à Japan House) 

DŌSHIN: OS ENCANTOS DOS BRINQUEDOS JAPONESES (ATÉ 12/11)

A mostra ” Dōshin: Os Encantos dos Brinquedos Japoneses” fornece ao espectador um passeio pelo mundo infantil oriental. A exposição traz 126 brinquedos, até mesmo incluindo alguns que surgiram há meio século, que ainda mantém sua popularidade por todo território do país. Além disso, também é retratado, na mostra, o período de pós-guerra do território na perspectiva da história dos brinquedos.  

OFICINA INFANTIL DE MASSINHA PLAY DOH (21/10)

Com base na exposição de brinquedos Doshin, a oficina infantil de massinha play doh oferece às crianças uma tarde para brincar com as massinhas que fizeram parte do imaginário infantil.

OFICINA INFANTIL / CRIAÇÃO DE KOKESHI, COM PILOT PEN E DANILLO TANAKA (22/10)

Através da oficina infantil de criação de kokeshi, pais poderão trazer suas crianças para personalizar e, até mesmo, montar um kokeshi, bonequinhas japonesas de madeira, utilizando materiais recicláveis.  

SESC AVENIDA PAULISTA

guia

Mirante do SESC Paulista.
Foto: Rhuan Teixeira

Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 21h30

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h30

MEU QUERIDO MONSTRO (27/10, ÀS 14H)

Através da leitura de livros sobre monstros, as crianças e seus responsáveis são motivados a criar suas próprias criaturas usando diversos materiais. Após a criação, os monstros são desmontados, não sendo levados para casa. Em vez disso, a família pode registrar o momento através de fotografias, promovendo uma interação criativa e memorável.

Duração: 120 minutos

Classificação: livre

Local: Biblioteca (15º andar)

AQUILOMBAMENTO NAS MARGENS: TATIANA NASCIMENTO (26/10, ÀS 19H30)

A conversa com Tatiana Nascimento aborda as literaturas de autoria negra e LGBTQI, destacando temas como dor, resistência e denúncia. Há uma ênfase na necessidade de superar o paradigma da dor para amplificar as vozes das escritoras contemporâneas. A discussão parte dos conceitos de quilombos e quilombismo, introduzindo a ideia de “queerlombismo” para integrar diáspora negra e dissidência sexual na ancestralidade. A série “Aquilombamento nas Margens” no Sesc Avenida Paulista busca promover o letramento racial radical, reconhecendo o impacto do racismo estrutural e promovendo a prática coletiva.

Duração: 120 minutos

Classificação: livre

Local: Praça (térreo)

AUTONORAMA: UMA HISTÓRIA SOBRE CARROS “INTELIGENTES”, ILUSÕES TECNOLÓGICAS E OUTRAS TRAPAÇAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA (26/10, ÀS 19H)

Bate-Papo de lançamento do mais recente livro do historiador Peter Norton, um acadêmico e pesquisador de destaque nas relações entre mobilidade, veículos motorizados e urbanismo. Este livro, lançado no Brasil pela Fundação Rosa Luxemburgo em colaboração com a editora Autonomia Literária, questiona a ideia amplamente difundida de que os carros autônomos de alta tecnologia são a solução definitiva para os problemas de mobilidade urbana. Em vez disso, a obra apresenta alternativas mais acessíveis, seguras, inclusivas e sustentáveis. A mediação do evento será conduzida por Giselle Beiguelman.

Duração: 120 minutos

Classificação: livre

Local: Biblioteca (15º andar)

UM JARDIM NA PAULISTA (24/10, ÀS 20H)

A discussão ocorre nos jardins, quintais e espaços informais, onde grande parte do diálogo entre a Cia do Tijolo e suas convidadas aconteceu. O foco da conversa está na influência das obras de Ivone Gebara e Maria Valéria Rezende sobre o grupo teatral e nas consequências desse diálogo artístico. Há vagas limitadas, e os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento na Central de Relacionamento, localizada no 2º andar.

Duração: 90 minutos

Classificação: livre

Local: Arte II (13º andar)

ARTES, REGISTROS E MEMÓRIAS NA AVENIDA (22/10, ÀS 10H)

O passeio a pé explora elementos das artes visuais e da literatura para destacar as particularidades da Avenida Paulista. Os participantes terão a oportunidade de observar e registrar a paisagem por meio de desenhos, explorando a arquitetura e apreciando trechos literários. O roteiro inclui pontos icônicos da avenida, como a Casa das Rosas e o MASP, entre outros. Além disso, a atividade contempla uma visita ao Mirante da unidade. Vagas limitadas. Inscrições online aqui ou presenciais pela Central de Relacionamento a partir do dia 6/10, 14h. Lista de espera a partir de 13/10, 14h.

Duração: 240 minutos

Classificação: livre

Local: atividade externa

PRÓXIMA PÁGINA: O VOO DA GUARÁ VERMELHA, DE MARIA VALÉRIA REZENDE (21/10, ÀS 15H)

“Próxima Página”, um clube de leitura com foco principal em pessoas idosas, mas aberto a todos que apreciam literatura, promove discussões de obras contemporâneas com a presença de autores ou especialistas na obra, mediados por um facilitador. Neste mês, o livro em destaque é “O voo da Guará Vermelha” (Ed. Alfaguara), escrito por Maria Valéria Rezende. A autora estará presente para uma conversa, que será conduzida pela autora e pesquisadora Ayelen Medaíl.

Duração: 90 minutos

Classificação: livre

Local: Biblioteca (15º andar)

CAMINHADA LUIZ GAMA (21/10, ÀS 9H30)

Uma exploração da vida, obra e impacto de Luiz Gama, figura que desempenhou papéis como advogado, jornalista e poeta. Durante esse trajeto, os participantes visitarão locais na cidade que têm conexões com sua memória e legado, incluindo o Cemitério da Consolação, o Sindicato dos Jornalistas, o Largo do Arouche e outros pontos significativos. Essa jornada é promovida pela plataforma de afroturismo Guia Negro.

Duração: 180 minutos

Classificação: livre

Local: atividade externa

ITAÚ CULTURAL

guia

Fachada do edifício do Itaú Cultural (IC).
Foto: Itaú Cultural/Reprodução

Endereço: Av. Paulista, 149

Horário de funcionamento: 

Terça a sábado das 11h às 20h

Domingos e feriados das 11h às 19h

Entrada gratuita

*Estacionamento conveniado: MultiPark – Rua Leôncio de Carvalho, 108

MARIA FIRMINA DOS REIS, PRESENTE! (21/10, ÀS 20H E 22/10, ÀS 19H)

Acessibilidade: Interpretação de LIbras

A peça é um encontro entre Maria Firmina e a plateia. Ela se apresenta, fala da sua biografia, interage. “O objetivo”, informa o release, “é criar uma expansão e reconstrução de uma imagem viva de Maria Firmina dos Reis, apontando para o amanhã”. Descrita como um drama literário-musical, a obra traz o piano de Roberto Mendes Barbosa. Pensada como peça-manifesto,  denuncia o racismo e o esquecimento que sofreu a escritora maranhense.

Duração: 60 minutos

Reserve seu ingresso aqui.

CIRCO DI SÓLADIES | NEM SÓLADIES (22/10, ÀS 15H)

Acessibilidade: Interpretação de Libras

O Circo di SóLadies | Nem SóLadies, que completa dez anos em 2023, é formado por artistas que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral, circense e audiovisual. Criado a partir da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher nas artes cênicas, no que diz respeito à comicidade e à linguagem da palhaçaria – trabalha com criação de esquetes, intervenções cênicas e espetáculos com dramaturgia própria, utilizando o jogo cênico, o improviso e estudos teóricos sobre o feminismo como elementos fundamentais para a conexão e a interação com o público, e estimulando a imaginação para a conquista do estado da graça e do riso.

Duração: 20 minutos

EXPOSIÇÃO | OCUPAÇÃO MARIO PEDROSA ( ATÉ 25/02/24)

O articulador que interligou territórios distantes por meio de viagens e cartas e soube efetivar projetos de difusão e memória. O militante político que teve de viver no exílio e que formulou em textos e ações um projeto de Brasil. A trajetória multifacetada de Mario Pedrosa é o foco do programa Ocupação, que apresenta fotografias, documentos históricos, manuscritos, entrevistas e outros materiais em torno da biografia e do trabalho de Mario. 

CENTRO CULTURAL COREANO

guia

Fachada do edifício do Centro Cultural Coreano Brasil.
Foto: Centro Cultural Coreano Brasil/Divulgação

Endereço: Avenida Paulista, 460 – Bela Vista – São Paulo, SP

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta 10h às 19h (fechado durante o horário de almoço 12h30 às 13h30)

Sábado e feriados das 12h às 18h

Entrada gratuita

RESERVA CULTURAL

guia

Fachada do Itaú Cultural.
Isabella Gueller

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: 

Segunda a Sexta

Domingos, das 10h às 22h | Sábados, das 10h às 0h

*Estacionamento conveniado: Maxipark – Rua São Carlos do Pinhal, 303.

O local possui 4 salas de cinemas, além de bistrô, livraria e um espaço recreativo. O Reserva Cultural traz cultura e gastronomia em um só lugar.

Ingressos:

Inteira:

R$ 44 (de quinta-feira a domingo)

R$ 36 (às segundas e terças-feiras)

R$ 34 (às quartas-feiras)

Meia-Entrada e Sênior:

R$ 22 (de quinta-feira a domingo)

R$ 18 (às segundas, terças e quintas-feiras)

R$ 17 (às quartas-feiras)

ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ (LIVRE)

O documentário dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay  conta com imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora Elis Regina com Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim). Gravado pelo produtor Roberto de Oliveira durante os registros, em Los Angeles, nos Estados Unidos, do álbum lançado em 1974, o filme apresenta uma série de materiais de bastidores inéditos, que permaneceram guardados desde então, e que mostram todos os altos e baixos por trás da produção do álbum – que por muito pouco não foi interrompida.

47 MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

A mostra contém pré-estreias dos filmes mais premiados nos principais festivais internacionais com uma seleção de todas as partes do mundo. As exibições ocorrem do dia 19 de outubro a 1 de novembro. Você pode checar quais filmes serão exibidos aqui. 

TEATRO GAZETA

guia

Entrada do Teatro Gazeta.
Foto: Mariana Ribeiro

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: Bilheteria – Terça-feira a Domingo / 14h às 20h ou até o horário do último espetáculo.

*Estacionamentos conveniados: Multipark – São Carlos do Pinhal, 303 subsolo.

CAMBOTAS QUE A VIDA DÁ! (DIAS 21 E 28/10, ÀS 20H)

Classificação: 10 anos 

Inteira | R$ 90,00

Meia Entrada | R$ 45,00

Sinopse: Fabiano Cambota se notificou como o melhor contador de histórias do stand up atual. Engraçado e interessante na mesma medida, o novo show traz histórias ainda mais hilárias da vida do humorista. Quem já o assistiu percebe que a gaveta de onde saem suas cômicas histórias parece infinita.

No show Cambotas que a vida dá, o Sex Sênior do Brasil conta como encanta velhinhas por onde passa, expõe sua família cheia de manias e ainda relata um encontro inusitado com um grande nome da MPB. Pra entender e se divertir, vá ao show e relaxe por quase uma hora e meia.

Ainda vai ouvir músicas engraçadas e compreender que a vida sendo leve e bem humorada vale mais a pena.

Imperdível experiência assistir Fabiano Cambota ao vivo. Melhor que nos vídeos, melhor que na TV, cheiroso e mais bonito de perto (segundo as senhoras!).

CINEMARK SHOPPING CIDADE SÃO PAULO

guia

Localizado no coração da capital Paulista, o Shopping Cidade SP nasceu
em 2015 para trazer experiências, praticidade e conteúdo.
Foto: Shopping Cidade São Paulo/Reprodução

Endereço: Av. Paulista, 1230 – 4º andar

Horário de funcionamento: das 14h às 00h

*Estacionamento conveniado: Shopping Cidade São Paulo

Ingressos:

Inteira: R$ 48 (às sextas-feiras, sábados e domingos) e R$ 38 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras).

Meia-entrada: R$24 (às sextas-feiras, sábados e domingos) e R$ 19 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras)- Válido para clientes Bradesco, Elo e Vivo Valoriza.

MEU NOME É GAL (16 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com App Mobi Load

A vida e a carreira de uma das maiores artistas brasileiras, Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida mundialmente como Gal Costa. 

ASSASSINO DA LUA DAS FLORES (14 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com Greta

Misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, em Oklahoma, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FBI, a agência que tinha acabado de ser criada na época.

EXORCISTA – O DEVOTO (16 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com App Mobi Load

Quando sua filha e sua melhor amiga são possuídas por um espírito demoníaco, um pai desesperado procura a ajuda de Chris MacNeil, cuja filha Regan sobreviveu a uma possessão semelhante na década de 1970.

JOGOS MORTAIS X (18 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com App Mobi Load

Situado entre os eventos de SAW I e II, um John doente e desesperado viaja para o México para um procedimento médico arriscado e experimental na esperança de uma cura milagrosa para seu câncer – apenas para descobrir que toda a operação é uma farsa para fraudar os mais vulneráveis. Armado com um propósito recém-descoberto, John retorna ao seu trabalho, virando a mesa contra os vigaristas em sua maneira visceral de assinatura através de uma série de armadilhas engenhosas e aterrorizantes.

O PROTETOR: CAPÍTULO FINAL (18 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com Movie Reading

Robert McCall, ex-agente do governo, não consegue descansar o suficiente. Ele quer ajudar as pessoas ao seu redor. E quando alguém é injustiçado, McCall reativa suas habilidades de seu passado brutal e sai como um exército de um homem para realizar a justiça vigilante.

TROLLS: JUNTOS NOVAMENTE (LIVRE)

Acessibilidade: Compatível com App Mobi Load

A troll Poppy, junto com seus amigos Branch, Biggie, Tiny Diamond, Cooper, Satin e Chenille embarcam mais uma vez em uma aventura onde diversão, desafios e muitos novos e loucos amigos os acompanharão nesta incrível jornada.

UMA FADA VEIO ME VISITAR (10 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com App Mobi Load

Durante a semana de provas, Luna estava preocupada com suas notas vermelhas, naquela véspera da prova de matemática. Mas ela não podia imaginar o que a esperava naquela noite: a inusitada visita de uma fada. No fim das contas, uma grande amizade estava por nascer.

NOSSO SONHO – A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA (12 ANOS)

Acessibilidade: Compatível com App Mobi Load

A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção. 

FIESP

guia

Saguão do prédio onde o Centro Cultural Fiesp está localizado.
Nathalia Zanatta

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo (SP) 

Horário de funcionamento: Terça a domingo: das 10h às 20h

Entrada gratuita

Não é necessário agendamento para visitar a Galeria de Arte, Galeria de Fotos, Espaço de Exposições, Livraria Sesi-SP, Esplanada e Espaço Café. Para os espetáculos e eventos no Teatro do Sesi-SP e no Mezanino, é necessário a reserva de ingressos. Há a possibilidade de realizar visitas educativas.

Ingressos: Todos os ingressos são gratuitos e a comercialização é expressamente proibida.

CAFÉ COM MÚSICA (21/10 A 27/10)

No meio da agitada Avenida Paulista, um momento para relaxar e aproveitar.
Com vista para o Jardim Burle Marx, clima descontraído e diversidade musical, acontece o Café com Música. São apresentações gratuitas ideais para quem aprecia boa música, arte e cultura.

Programação: 

21/10, sábado | Brunno Carvalho canta Roberto e Erasmo

22/10, domingo | Verônica Ferriani e Swami Jr. – Diário de viagem cantado

25/10, quarta | Fuzaka – Forró Eletrônico (das 12h às 14h) 

25/10, quarta | Júnior Viana

26/10, quinta | Paulio Celecino – Canções Universais (das 12h às 14h)

26/10, quinta | Trio Sambasonics Acústico

27/10, sexta | Red Wine – Tributo à Amy Winehouse (das 12h às 14h)

27/10, sexta | Verônica Ferriani e Swami Jr. – Diário de viagem cantado

Não é necessário reservar ingresso para esta atividade

Duração: 60 minutos

INESPERÁVEL PÚBLICO – CIA. CONCERTINA (21/10 A 29/10)

Inesperável público é um espetáculo cômico que resgata a essência do circo de maneira minimalista, com uma atenção especial para o seu caráter lúdico e fantástico. É conduzido pelas palhaças Marinês e Hipotenusa, que reúnem elementos do circo em uma brincadeira de faz de conta e reinventam algumas atrações circenses como a mágica de fazer desaparecer, o equilibrismo na corda bamba e a bailarina do circo.

Duração: 55 minutos

Reserve o ingresso e confira os horários disponíveis aqui

METADATA – O MUNDO INVISÍVEL (06/10/2023 A 10/04/2024)

O Centro Cultural FIESP e o SESI SP apresentam a exposição METADATA – O Mundo Invisível, com curadoria de Antonio Curti e concepção e realização por AYA STUDIO. A mostra inédita, repleta de recursos tecnológicos, propõe um mergulho no tecido urbano de São Paulo, revelando histórias inéditas da cidade por meio de dados históricos e em tempo real, transformados em gráficos imersivos gerados por inteligência artificial.

Terça-feira a domingo, das 10h às 20h. A visitação é gratuita e não é necessário reservar ingresso para esta atividade.

Acessibilidade com audioguia.

BOSSA NOVA CABARET BAR – GRUPO CIRCO GRAFITTI E DIORAMA CASA DE PRODUÇÃO (20/10 A 22/10)

Bossa Nova Cabaret Bar é uma comédia de variedades retratada em formato de um show, no fictício Copacabana Cabaret Bar, conduzido por uma trupe de comediantes cantores. Livremente inspirado em fatos, personagens e músicas da Bossa Nova, o espetáculo apresenta as canções emblemáticas do movimento em forma de números de mágica, quadro de bonecos, números de cortina com vedetes, paródias, números de plateia, bem como variadas performances musicais com o rearranjo das composições. Com o selo de qualidade do grupo Circo Grafitti, o espetáculo busca, além de entreter e divertir por meio de um humor refinado, cumprir a função social de mostrar ao público uma comédia musical brasileira, seja por seu conteúdo temático, estilo ou construção composicional, em oposição a fórmulas importadas de entretenimento cultural.

Sessões com Recursos de Acessibilidade – Audiodescrição e Libras – nos dias 29/10, 26/11, 03/12 e 28/01/2024 (domingos às 19h).

Duração: 100 minutos

Categoria: Adulto

Reserve o seu ingresso aqui

RAFAEL BEIBI TRIO (21/10, ÀS 16h)

O forró tá em todo canto e pode ser de todo jeito, sem precisar necessariamente de sanfona ou triângulo. Além disso, o repertório de xotes, baiões e maracatus não precisam ser só de nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. É com essa ideia que Rafael Beibi convida Daniel Zivko e Matheus Tagliatti para fazer um forró com zabumba, violão manouche e baixo acústico, explorando um repertório de outros cantautores brasileiros que compuseram forrós, ou ainda, fazer releituras de músicas que não nasceram no gênero, mas podem ganhar sotaque nordestino.

Duração: 60 minutos

Categoria: Adulto

Não é necessário reservar ingresso para esta atividade

Duração: 90 minutos

VOZ DE VÓ (Até 17/12/2023)

Sessões extras nos dias 12, 13, 26 e 27/out e 9, 10, 15, 16, 17, 23 e 25/nov.
É a avó que perde a memória. É o menino inventivo que percorre as lacunas. A avó entra no labirinto do “deslembrar” e o menino corre atrás dela, começa narrar o sol, a luz, e a cada dia inventa uma história nova para um trecho esquecido. Como ela “deslembrou”? não se sabe: não se fala, mas para o menino, curioso e imaginativo, o livro em branco da avó é a chance de uma nova história. Encontro fascinado onde embrenham-se no mistério de recolorir e fantasiar os buracos do esquecimento, tocando o imaginário profundo e fantástico de raízes abraçadas que espelham memória e invenção.

Duração: 60 minutos

Reserve o ingresso aqui

MASP

guia

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), primeiro museu moderno do país, é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada, em 1947, pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand.
Foto: Aarquiteta/Reprodução

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: fechado

Terça-feira: 10h às 20h (entrada gratuita)

Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, sábado e domingo: 10h às 18h (entrada até 17h)

Ingressos:

Terça-feira: gratuito

Adultos: R$ 60

Estudantes/Professores: R$ 30

Maiores de 60 anos: R$ 30

Reserve seu ingresso aqui

ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO – DESDE 11/12/2015

A exposição de longa duração do MASP conta com cavaletes de cristal feitos por Lina Bo Bardi. Com o espaço aberto e fluido que oferece múltiplas possibilidades de acesso e de leitura, eliminando hierarquias e roteiros predeterminados. Em referência ao título a mostra está em constante transformação, a rotatividade de obras acontece conforme empréstimos e aquisições.

MELISSA CODY: CÉUS TRAMADOS (20/10/2023 A 21/10/2024)

O MASP apresenta a mostra Melissa Cody: céus tramados, que ocupa a galeria localizada no 1o subsolo do museu. a exposição reúne 26 obras têxteis da artista diné/navajo produzidas a partir de um tradicional tear navajo. Em suas obras, Cody mescla símbolos e padrões históricos da tapeçaria navajo, com referências que vão das paisagens de seu território de origem no estado do Arizona, Estados Unidos, ao universo pop do videogame e da música. Em uma vitrine, também serão exibidas ferramentas utilizadas pela artista na confecção de seus trabalhos têxteis, assim como registros de seu processo, ampliando, assim, o conhecimento acerca dessa prática milenar e seus significados dentro da cosmovisão diné.

HISTÓRIAS INDÍGENAS (20/10/2023 A 25/02/2024)

O MASP em colaboração com o Kode Bergen Art Museum organiza uma grande exposição coletiva intitulada Histórias indígenas. A exposição apresentará diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio da arte e da cultura visual, com a curadoria de artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena, reunindo obras de várias mídias e tipologias, origens e períodos, desde o período anterior à colonização europeia até o presente. A exposição será acompanhada por um grande catálogo publicado em edições separadas em português e inglês, reproduzindo as obras da mostra, bem como ensaios escritos por todos os curadores da exposição.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Como funciona um hotel de animais silvestres?

‘Ouvi no rádio’: a credibilidade radiofônica no Brasil

“Tenho a sensação de que não vai fazer tão mal”, diz fumante de vape

CONJUNTO NACIONAL

guia

Fachada do Conjunto Nacional.
Foto: Conjunto Nacional/Reprodução

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Segunda a Sábado: das 6h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 20h

Entrada gratuita

140 ANOS DE KHALIL GIBRAN  (ATÉ 12/11)

A exposição celebra o artista libanês Gibran Khalil Gibran com a reunião de ampliações fotográficas de suas pinturas e imagens do vale sagrado de Kadisha, região onde Gibran nasceu, considerada pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade.

IMS – INSTITUTO MOREIRA SALLES  

guia

Térreo do IMS.
Foto: Brunna Bitencourt

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo (SP) 

Horário de funcionamento:

Terça a domingo, e feriados (exceto segunda): das 10h às 20h 

Entrada gratuita para certos eventos 

Entrada paga para certos eventos 

BIBLIOTECA DE FOTOGRAFIA 

O instituto possui um acervo de fotografias que obtém mais de 30 mil itens. Estas fotografias são das mais diversas áreas, como as cinematográficas, as artísticas visuais, as que envolvem as ciências humanas e até mesmo seções de moda. Além disso, há coleções especiais selecionadas por curadores que contém nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Gerhard Steidl. 

ECHO, DE RICHARD SERRA (PERMANENTE) 

Echo, de Richard Serra, escultura inaugurada em 23 de fevereiro de 2019, é uma das primeiras do artista aberta para visitação permanentemente na América Latina. A obra é composta por duas placas de aço de cerca de 18,6 m de altura, com cada pesando 70,5 toneladas. A escultura foi exclusivamente feita para o IMS e está localizada no jardim externo do centro cultural, nas redondezas do restaurante conhecido como “Balaio”.

FLIEG. TUDO QUE É SÓLIDO (ATÉ 28/1) 

Hans Gunter Flieg é um fotógrafo que atuou na região paulista de 1945 até a década de 80. O foco de seu trabalho era tirar fotos artísticas de paisagens industriais, focadas na arquitetura das construções e também publicitárias. A exposição celebra o centenário de Flieg, expondo 108 obras do artista. Dessas obras, cerca de 50 originais em vitrines, incluindo calendários, impressos, álbuns e câmeras. 

ÁFRICAS CONTEMPORÂNEAS NO FOTOLIVRO: HERANÇA ESTÉTICA COMO ATO POLÍTICO (ATÉ 04/11) 

A exposição “Áfricas Contemporâneas no Fotolivro: Herança Estética Como Ato Político” consiste em ambientar os espectadores no continente africano. Além disso, os fotolivros escolhidos para a mostra são de diversos autores de toda região africana e possuem curadoria de Ana Paula Vitorio, especializada em fotolivros. 

Editado por Mariana Ribeiro 

Encontrou algum erro? Avise-nos.