Confira as análises do jornalista Mauro Beting e do apresentador Ivan Moré sobre as quartas de final do Campeonato Paulista 2024
No domingo passado (10) ocorreu a última rodada da competição. E os classificados foram: Palmeiras, Ponte Preta, Bragantino, Inter de Limeira, São Paulo, Novorizontino, Santos e Portuguesa. Neste final de semana, essas equipes irão se enfrentar em busca da classificação para as semifinais do Paulistão.
Em busca do tricampeonato paulistão
O primeiro confronto das quartas de final está no comando de Palmeiras e Ponte Preta. O alviverde começa o jogo amanhã (16), com a vantagem de jogar em casa por conta de ter feito a melhor campanha da primeira fase do campeonato, somando 28 pontos. A equipe comandada pelo português Abel Ferreira está com três desfalques para a partida: o zagueiro Gustavo Gomez e os atacantes Dudu e Bruno Rodrigues, todos em recuperação de lesão.
Já a macaca volta a série A do Paulistão após ter sido campeã da série A2, no ano passado. “A Ponte Preta não fez uma campanha deslumbrante, mas chega com grande chance”, afirma o jornalista Mauro Beting. A equipe terminou a primeira fase da competição com 17 pontos, ficando em segundo colocado no seu grupo. João Brigatti, técnico da Ponte Preta, conta com a volta do atacante Dodô, que está recuperado de uma lesão no joelho.
Palmeiras x Ponte Preta (16/03, às 18:00) – Arena Barueri
O que vem depois da eliminação? paulistão
“O confronto entre Bragantino e Inter de Limeira está aberto, com um leve favoritismo do Bragantino”, analisa o apresentador Ivan Moré. Apesar da eliminação para o Botafogo na pré-Libertadores, nesta quarta-feira (13), o Bragantino já planeja virar a chave contra a Inter de Limeira e chega com força máxima, todos os titulares, para a sobre a disputa pela segunda vaga das quartas de final do Paulistão.
O destaque para o time, também conhecido como massa bruta, é o atacante Eduardo Sasha, que já marcou cinco gols na competição. Além do gaúcho, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba vive uma grande fase na carreira. Na última convocação da Seleção Brasileira, o técnico Dorival Júnior chegou a cogitar chamar o lateral, mas o nome do jogador não apareceu na lista.
Mas e a Inter de Limeira, como chega para esse jogo? A equipe que somou 17 pontos na primeira fase, deposita sua esperança no atacante Diego Quirino que já marcou quatro gols na competição e é o artilheiro do time na temporada. Os meia Gustavo Bochecha e Juninho são outros dois destaques da Inter, juntos somam seis gols no Paulistão.
Bragantino x Inter de Limeira (17/03, às 16:00) – Estádio Nabi Abi Chedid
VEJA MAIS EM ESQUINAS
‘Nova Geração’: os jovens destaques do futebol brasileiro em 2023
O título inédito da Copa do Brasil é apenas um pedaço da reconstrução do São Paulo FC
“No esporte, é o único ídolo que tenho”, diz Abel Ferreira sobre homenagem com busto de Ayrton Senna
E quase não deu para o tricolor
No último domingo (10) o São Paulo resolveu testar o coração dos torcedores são paulinos, com um gol aos 52 minutos do 2º tempo, contra o Ituano. O jogo que caminhava para um empate e uma eliminação surpreendente no Campeonato Paulista, teve um pênalti marcado após análise do VAR. O atacante Lucas bateu e marcou, assim, levando à classificação são-paulina para as quartas de final da competição.
“O São Paulo começou muito bem [o campeonato], acabou com um tabu de dez anos do majestoso, e ainda, ganhou o título da Supercopa do Brasil. Mas anda sofrendo muito, pois caiu de produção”, vê Beting sobre o início do São Paulo e a queda de rendimento.
“A queda de desempenho é natural em um campeonato equilibrado como o Paulistão. Mas o São Paulo também deu azar de cair em um grupo muito difícil. Além da arbitragem que prejudicou a equipe em jogos contra Santos e Palmeiras, isso gera pressão e instabilidade, mas o tricolor está se recuperando e tem um bom treinador que é o Thiago Carpini”, completa o jornalista.
São Paulo x Novorizontino (17/03, às 18:00) – Estádio Morumbis
Momento de reestruturação
Para fechar os confrontos das quartas de final do Campeonato Paulista: Baleia e Bacalhau, Santos e Portuguesa. O alvinegro praiano fez a segunda melhor campanha desta primeira fase, somando 25 pontos de 36 disputados. O clube, que ano passado caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, procura se reestruturar com o calendário acontecendo. No jogo do próximo domingo (17), o Santos pode contar com a volta do meia Giuliano, que está em fase final de recuperação de uma lesão.
O Santos chega com o favoritismo, já a Portuguesa parece ser a zebra. “No confronto, a Portuguesa não vence o Santos há anos na Vila Belmiro. A camisa acaba pesando”, afirma Moré. “Na minha opinião, tem tudo para ser uma semifinal com os três grandes de São Paulo [Palmeiras, São Paulo e Santos] mais o confronto entre Bragantino e Inter de Limeira”, analisa o apresentador.
Santos x Portuguesa (17/03, às 20:15) – Estádio Vila Belmiro