Confira 5 trilogias que marcaram o mundo do cinemas - Revista Esquinas

Confira 5 trilogias que marcaram o mundo do cinemas

Por Enzo Cipriano da Costa : maio 13, 2023

A trilogia "Jurassic Park" é uma das mais famosas do mundo do cinema.

As trilogias permitem que uma história seja contada de maneira mais aprofundada, possibilitando a criação de um vínculo entre o público e os personagens

Algumas trilogias se tornaram verdadeiros marcos do cinema, deixando sua marca na cultura pop e sendo lembradas por gerações. Esquinas traz uma seleção de 5 trilogias de sucesso que você deve assistir.

Batman, de Christopher Nolan

trilogias

Bruce Wayne ao lado de sua armadura.
Divulgação

RESUMO DA FRANQUIA

A trilogia Batman, de Christopher Nolan, composta por “Batman Begins” (2005), “The Dark Knight” (2008) e “The Dark Knight Rises” (2012), é uma das mais aclamadas adaptações cinematográficas do universo do Cavaleiro das Trevas. Uma das principais qualidades dessa sequência é a maneira como ela equilibra a ação, clássica em filmes de super-heróis, com temas complexos e maduros.

CRÍTICA

Considerada por muitos como uma das melhores franquias de todos os tempos, a trilogia Batman, de Christopher Nolan é uma das mais aclamadas do gênero de super-heróis. A sequência marcou a carreira de seu diretor e consagrou Christian Bale no papel do morcego. Com um elenco de peso, como Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine e Cillian Murphy, temos grandes atuações, imagens cinematográficas marcantes e uma das trilhas sonoras mais conhecidas do cinema.

Batman Begins dá início à trilogia, ao narrar a origem do Batman de maneira cuidadosamente elaborada, dando um novo fôlego ao personagem e definindo um tom realista para a franquia. O roteiro explora a história de Bruce Wayne (Christian Bale) e a forma como ele se transforma em Batman, mostrando seu treinamento com o mestre em artes marciais Ra’s al Ghul (Liam Neeson) e sua luta contra o crime organizado de Gotham City.

The Dark Knight é, com certeza, o ponto alto da franquia, considerado por muitos um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. Além de ser mais uma aula de direção e atuação por parte de Nolan e Bale, tem como grande destaque as cenas de Heath Ledger, que interpreta brilhantemente o personagem Coringa. Ledger recebeu o prêmio póstumo de melhor ator coadjuvante, após a sua trágica morte. O longa também levou o prêmio de Melhor Edição de Som (Richard King), além de outras seis indicações ao Oscar. Com um roteiro praticamente perfeito, vemos Batman questionando suas motivações, seu papel na sociedade, além dos fantasmas do passado, enquanto confronta o caos que o Coringa traz a Gotham City.

The Dark Knight Rises, encerra a trilogia de maneira excelente, com um roteiro que envolve a ascensão e queda do vilão Bane (Tom Hardy), a redenção de personagens como o Comissário Gordon (Gary Oldman) e a conclusão do arco de Bruce Wayne/Batman. Novamente, o filme trata de mais do que apenas uma história de super-heróis, trazendo questionamentos sobre o desejo de vingança, sacrifício pessoal e a luta pela liberdade. Ele apresenta uma das cenas finais mais marcantes e conhecidas do mundo do cinema.

Classificação Indicativa: Varia de 12 a 14 anos entre os filmes

Onde assistir: HBO Max

Jurassic Park, de Steven Spielberg

trilogias

A sequência marcou uma revolução no que se refere aos efeitos especiais e à tecnologia de CGI.
Divulgação

RESUMO DA FRANQUIA

Jurassic Park é uma das franquias mais populares e influentes da história do cinema. O primeiro filme, lançado em 1993, foi um marco da indústria cinematográfica, apresentando ao público a possibilidade de criar animais pré-históricos em laboratório e, consequentemente, trazendo à tona questões éticas e morais em relação ao poder da ciência.

CRÍTICA

Uma das trilogias mais conhecidas do cinema, Jurassic Park, de Steven Spielberg teve início em 1993. Além de trazer um tema pouco trabalhado no cinema até então, teve como grande destaque seus efeitos especiais e animações em uma época em que a parte tecnológica estava apenas começando a evoluir. Ao apresentar um assunto tão fascinante para adultos e crianças, a franquia logo se popularizou e se tornou referência em relação ao universo da ficção científica.

Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993) é o primeiro filme da franquia, apresentando  a Ilha Nublar e o mundo dos dinossauros ao público. Com uma mistura perfeita de ação, suspense e aventura, o filme é considerado um clássico da ficção científica e um marco no cinema em termos de efeitos visuais. Com um enredo simples que se tornaria a base para muitos filmes nos anos seguintes, o espectador se junta ao grupo principal nesta aventura e aprende mais sobre este milagre genético. Além disso, a trilha sonora memorável de John Williams é introduzida neste filme.

Jurassic Park – O Mundo Perdido (1997) retorna após o sucesso do primeiro filme. Dessa vez, de maneira mais sombria e com um tom mais adulto, seu enredo segue a mesma fórmula, porém em uma nova ilha, a Ilha Sorna, local onde um segundo parque temático de dinossauros é descoberto. Jeff Goldblum retorna como Ian Malcolm e é chamado para liderar uma expedição a fim de documentar os dinossauros da ilha. Com recursos tecnológicos mais avançados e novas espécies de dinossauros, temos uma experiência totalmente diferente do filme original.

Jurassic Park 3 (2001) é o último filme da trilogia original e talvez o menos memorável. Ainda assim, apresenta uma ótima história de aventura ao explorar novamente a Ilha Sorna. Alan Grant (Sam Neill) e Ellie Sattler (Laura Dern) voltam à ilha e enfrentam uma nova ameaça, o espinossauro, um dos dinossauros mais marcantes dos filmes. É um bom encerramento para a sequência e abriu portas para que, mais tarde, a franquia Jurassic World seguisse seu caminho.

Classificação Indicativa: Varia de livre a 12 anos entre os filmes

Onde assistir: Netflix e Star+

Indiana Jones, de Steven Spielberg

trilogias

Harrison Ford brilha no papel do maior aventureiro do mundo.
Divulgação

RESUMO DA FRANQUIA

A história do arqueólogo mais famoso do mundo teve início nos anos 80. Indiana Jones (Harrison Ford) é um dos principais símbolos dos filmes de ação e aventura. Sua trilogia original é dirigida por Steven Spielberg e é composta por “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984) e “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989).

CRÍTICA

A trilogia original de Indiana Jones é considerada uma das melhores franquias de aventura de todos os tempos. Seus filmes são dirigidos pelo lendário cineasta Steven Spielberg e estrelados por Harrison Ford, no papel do icônico arqueólogo Indiana Jones. Com uma história e personagens extremamente envolventes, somos levados juntos às aventuras do professor Jones. Cenários bem trabalhados e efeitos especiais práticos dão vida ao restante do filme. Mesmo com o passar dos anos, a franquia ainda faz sucesso com o público de todas as idades e chega em 2023 com seu quinto filme.

Os Caçadores da Arca Perdida é o filme que abre a franquia, considerado um dos mais marcantes de toda a sequência. Possui um roteiro bem trabalhado e a famosa trilha sonora de John Williams. Harrison Ford se destaca no papel de Jones, que o consagrou na indústria do cinema. Além de grandes atuações, há icônicas cenas de ação ao longo do filme, como a lendária cena em que Jones é perseguido por uma pedra gigante. É um dos melhores filmes quando se trata de apresentar um personagem e um novo universo.

O Templo da Perdição é considerado o filme mais fraco da trilogia. Sua abordagem mais violenta e sombria destoa dos princípios do filme original. Além disso, ao utilizar a Índia como grande parte dos cenários, acaba realizando uma representação problemática do país e do seu povo. Apesar disso, o filme ainda mantém um bom ritmo de ação e aventura. Durante o filme, Harrison Ford continua roubando as cenas com seu carisma e seus momentos em confronto com seu famoso chicote.

A Última Cruzada é, sem dúvidas, o melhor filme da trilogia. De volta com as características marcantes do primeiro longa, temos o surgimento do pai de Jones (Sean Connery) e a adição de uma carga emocional. O enredo é muito bem trabalhado, com uma grande aventura na busca pelo Santo Graal. Apesar de alguns efeitos especiais serem questionáveis, devemos considerar o foco da narrativa e, principalmente, os cenários práticos construídos. Além disso, esses efeitos trazem um efeito retrô, que dá certo charme ao filme. A trilogia se encerra de maneira muito bem feita, com um final emocionante. O grande aventureiro retornaria anos depois para o seu quarto filme em 2008.

Classificação Indicativa: Livre

Onde assistir: Telecine e Globoplay

Homem Aranha, de Sam Raimi

trilogias

A icônica cena do beijo de cabeça para baixo inspirou outras produções.
Divulgação

RESUMO DA FRANQUIA

Conhecida popularmente como a Trilogia do Homem-Aranha, de Tobey Maguire, a série de filmes dirigida por Sam Raimi impulsionou a carreira do ator para o cenário cinematográfico mundial. Considerada uma das melhores adaptações do icônico personagem dos quadrinhos para o cinema, a franquia iniciou em 2002 com o primeiro filme, seguido por uma sequência em 2004, e encerrou em 2007.

CRÍTICA

Uma trilogia com a assinatura do diretor Sam Raimi, e seus famosos enquadramentos e jogos de câmera, dá vida a uma das sequências mais famosas do mundo dos heróis. Novos efeitos tecnológicos e cenas de batalhas inovadoras são grandes diferenciais da franquia. Tobey Maguire é o grande destaque, com uma atuação excelente e envolvimento com o personagem, tornando-se por muito tempo a verdadeira face do Homem-Aranha.

Homem-Aranha (2002) abriu caminho para o gênero de super-heróis no cinema e é considerado um dos mais fiéis à essência dos quadrinhos. Com um roteiro estruturado que apresenta a vida de Peter Parker e sua transformação no icônico herói amigo da vizinhança, o filme também explora seus problemas pessoais. Um dos grandes destaques é a atuação de Willem Dafoe como o Duende Verde, que rouba as cenas com sua caracterização psicótica. Outros personagens clássicos também têm destaque, como Mary Jane Watson (Kirsten Dunst), que protagoniza uma das cenas mais icônicas do cinema, o famoso beijo de cabeça para baixo, cena que seria referenciada em outras produções.

Homem-Aranha 2 (2004) retorna em uma produção ainda melhor do que a original, com efeitos especiais mais trabalhados e cenas de ação mais dramáticas. Acompanhamos o desenvolvimento de Peter e seu confronto contra o Dr. Octopus, interpretado brilhantemente por Alfred Molina, que marcou toda uma geração. A cena em que Peter impede a queda de um vagão se tornou um dos momentos clássicos do cinema.

Homem Aranha 3 (2007) encerra a franquia de forma não tão brilhante como os demais filmes. Com um roteiro confuso e alguns efeitos especiais embaraçosos que não cumprem o papel assustador proposto originalmente, o filme apresenta o clássico vilão Venom. Apesar de suas falhas, a trama ainda entretém e apresenta uma boa aventura do herói. Um dos momentos marcantes é a cena peculiar da dança de Peter, enquanto estava possuído pelo simbionte.

Classificação indicativa: Varia de livre a 12 anos entre os filmes

Onde assistir: Netflix

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Destaques de Março: confira os 5 filmes do mês para colocar na sua lista

Mês das Mulheres: 5 filmes com direção e participação feminina que você precisa assistir

Super Mario Bros estreia no cinema com ar nostálgico e divide opiniões

Piratas do Caribe, de Gore Verbinski

trilogias

O Capitão Jack Sparrow é um dos papéis mais marcantes da carreira de Johnny Depp.
Divulgação

RESUMO DA FRANQUIA

A franquia do pirata mais famoso do mundo, Capitão Jack Sparrow, teve início em 2003 com o lançamento de “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra”. Em 2006, foi lançado “Piratas do Caribe: O Baú da Morte” e, no ano seguinte, “Piratas do Caribe: no Fim do Mundo”, que encerrou a trilogia dirigida por Gore Verbinski. Com todo o sucesso entre o público, mais dois filmes foram lançados tempos depois.

CRÍTICA

Uma das principais franquias de filmes de ação dos anos 2000, Piratas do Caribe, de Gore Verbinski, marcou o mundo do cinema e influenciou diretamente a cultura pop. Johnny Depp brilha no papel de Jack Sparrow, e acompanhamos uma história de piratas cheia de aventura, ação e grandes cenas de batalha. Além disso, o filme possui uma das trilhas sonoras mais marcantes do cinema, incluindo a épica música Drink Up Me Hearties Yo Ho de Hans Zimmer.

A Maldição do Pérola Negra (2003) é um ótimo começo para a franquia, com uma história muito bem trabalhada, que nos faz mergulhar  no mundo pirata. É aqui que conhecemos os principais personagens que iremos acompanhamos por toda a sequência: Hector Barbossa (Geoffrey Rush), Elizabeth Swann (Keira Knightley), Will Turner (Orlando Bloom) e, claro, o pirata mais excêntrico e mais famoso de todos, o Capitão Jack Sparrow, interpretado brilhantemente por Johnny Depp. O filme apresenta uma excelente cinematografia, com belas imagens, que retratam bem a comunidade pirata.

O Baú da Morte (2006) é uma excelente sequência para o primeiro filme. Sua história apresenta um novo vilão, o Capitão Davy Jones (Bill Nighy), e toda a tripulação do lendário navio Holandês Voador. Os personagens ganham destaque pelo CGI extremamente bem feito e detalhado, muitos deles melhores do que os atuais. O roteiro é muito bem construído, fechando pontas soltas do primeiro filme e preparando o cenário para o desfecho no ato. O ritmo do filme aumenta, e somos levados a cenas de ação ainda mais impressionantes, com batalhas de tirar o fôlego.

No Fim do Mundo (2007) é o filme mais longo com ainda mais ação, efeitos especiais e reviravoltas da franquia. O filme conclui a história de Will Turner e Elizabeth Swann de maneira épica. Somos apresentados à Corte da Irmandade e presenciamos a união do mundo pirata na última tentativa de deter Davy Jones. Neste terceiro filme, vemos a transformação de Jack e temos uma das melhores cenas de luta finais dos filmes do gênero.

Classificação indicativa: Varia de 12 a 14 anos entre os filmes

Onde assistir: Disney+

Editado por Mariana Ribeiro

Encontrou algum erro? Avise-nos.