Projeto das aulas de fotojornalismo, Minha Vida em Quarentena já tem mais de 60 registros de imagens autorais em celular
As aulas mal haviam começado quando a pandemia do novo coronavírus aterrissou no país, alterando de vez a forma como enxergamos o mundo. Para as quatro turmas recém-chegadas à disciplina de Fotojornalismo, no primeiro ano da graduação, uma dificuldade adicional: como desenvolver habilidades práticas ainda inéditas num cenário de aulas remotas?
A resposta dos professores Simonetta Persichetti e Ari Vicentini foi o projeto fotográfico Minha Vida em Quarentena. “Além das aulas teóricas semanais, quisemos chamar os alunos para registrar o que está sendo viver esse momento”, explica Simonetta. No instagram, o perfil minhavidaemquarentena reúne fotos e pequenos textos do cotidiano em isolamento social. O material é todo produzido com aparelhos celulares.
Na avaliação dos docentes, a experiência tem sido muito positiva. “Nas últimas semanas, temos recebido material incrível. Os estudantes estão se colocando e colocando sua narrativa imagética”, diz Simonetta. “Queremos que eles sigam dividindo, por meio dessas narrativas, o que está acontecendo no mundo deles.” A seguir, ESQUINAS apresenta uma seleta, em quatro galerias temáticas, dos mais de 60 registros realizados até o fim de abril.
1- Em aula… e nem tanto
Ver essa foto no Instagram
Estudos a distância e aulas on line neste período de quarentena. Foto de Maytê Lopes
2- O novo normal
3- Livres são eles
Ver essa foto no Instagram
Um tucano apareceu aqui em casa esses dias, moro em Mairiporã. Foto de Lucca Fazzi