“É uma forma de resistência”: Museu da Língua Portuguesa inaugura salas com conteúdo audiovisual - Revista Esquinas

“É uma forma de resistência”: Museu da Língua Portuguesa inaugura salas com conteúdo audiovisual

Por Adriana Passos, Mariana do Patrocínio, Mariana Letízio, Mariana Suzuki, Mayara Campos e Pietra Sábia : junho 8, 2022

Foto: Pietra Sábia / Revista Esquinas

Após restauração, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, volta a receber visitantes de terça a domingo, com entrada franca aos sábados

O Museu da Língua Portuguesa é um símbolo de representatividade nacional ao rememorar a história e construção do Português Brasileiro. Através de suas exposições lúdicas e interativas, narra a diversidade e a vivacidade da língua portuguesa, aproximando o idioma dos falantes.

Ao apresentar as origens do idioma, enraizada em Portugal, enfatiza até hoje que, uma vez penetrada por diversas outras linguagens e culturas, o Português Brasileiro é independente do europeu; o Museu é uma afirmação da identidade nacional.

Localizado no prédio da Estação da Luz, na região central da capital paulista, o primeiro museu destinado a uma língua, recebe o público de terça a domingo, das 9h às 16h30, com permanência liberada até às 18h. A visitação é gratuita aos sábados e, nos outros dias, é cobrado o valor de R$20,00 ( com possibilidade de meia-entrada a R$10,00), o ingresso permanece franco para crianças até 7 anos. A entrada ao Museu da Língua Portuguesa é permitida apenas para aqueles que apresentarem carteira de vacinação contra a covid-19 e a compra dos ingressos, sendo efetuada de maneira digital pelo Sympla.

Com a proposta de “valorizar a diversidade da língua portuguesa, e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo” o Museu da Língua Portuguesa reabriu as portas para o público em julho de 2021, com restaurações de seu acervo e novas instalações para melhor experiência do coletivo após um grande incêndio que ocorreu em 2015. Durante o período de reconstrução, criou-se um site que permite melhor ligação e acesso entre seu público. Nele, o usuário teve acesso a todo processo de restauração e os momentos mais marcantes para o Museu, atualmente na plataforma estão disponíveis as principais novidades do acervo, notícias e exposições que vão acontecer esse ano.

Após o período de revitalização, 80% do conteúdo do Museu foi atualizado e traz muitas novidades, com novas práticas audiovisuais localizadas no 3º andar. Além de toda a ampliação de instalações, houve a abertura de uma nova área no terceiro piso, com uma vista direta para a cidade e principalmente para a Torre do Relógio e para o Jardim da Luz.

Veja mais em ESQUINAS

Cinemateca reinaugurada: a história do maior acervo de cinema do país

Vila Itororó: conheça o novo Centro Cultural de São Paulo

“É o que eu chamo de um espaço de liberdade”: conheça os relatos sobre o CCSP 40 anos

Os andares das exposições são chamados pavimentos, cada setor apresenta diferentes exposições e diversos conteúdos interativos de multimídia,  fazendo com que os visitantes tenham uma experiência de imersão com o conteúdo proposto.

O 2° pavimento tem como principal tema “Viagens da língua”. Nesse andar há uma grande apresentação curatorial,  fixada na parede, composta por diversos blocos textuais e com objetos expostos  que contam a história da movimentação da língua portuguesa ao longo dos séculos e em diferentes continentes.  Outro conteúdo apresentado são  palavras, imagens e desenhos que representam a língua viva nas ruas de todo país, expostos em projeções ao longo de uma tela de 100 metros de comprimento. Esse andar  também prestigia as diferentes línguas dos imigrantes, as famílias linguísticas, a língua portuguesa falada no cotidiano e explica a formação das palavras.

O 3° pavimento se chama “Língua viva”, com 9 telas com conectores de áudio que apresentam vídeos de vários brasileiros com idades distintas e falares diversificados de todas as regiões e tribos do Brasil, nessa exposição são retratados conversas de ruas, canções, grafites, falas de crianças, trocadilhos, piadas, poesias e prosas para que os visitantes vejam as diferentes funções e expressões da língua e prestigiem esse patrimônio.

Um espaço imersivo que compõe esse andar é a “Praça da língua” nele são projetados, ao redor de toda a sala, trechos da literatura brasileira e artes com diferentes cores que se relacionam com o texto retratado, além das imagens, há um áudio que acompanha o texto e apresenta  inúmeros intérpretes. Ao final dessa experiência audiovisual, os visitantes são levados ao terraço para apreciar a vista da cidade.

A mostra que o museu promove sobre a construção da língua portuguesa, ao longo da história, bem como a origem de diversas palavras interessou a muitos visitantes. “É uma forma de resistência e uma possibilidade de conhecer que a etimologia da  língua portuguesa do Brasil não vem só de Portugal, que ela foi muito, muito influenciada pelos dialetos indígenas e africanos.”, comenta Beatriz Ferreira, 20 anos, visitante do local.

A aplicação de tecnologia no novo museu, que pode ser observada em telas, projetores e em outros dispositivos eletrônicos distribuídos ao longo dos três andares,  também cativou os que passeavam pelo local. Além disso, outro visitante, Élcio Duarte, 62 anos, relata que o acesso direto pela estação da Luz está bem melhor, pois antes era mais complicado devido a aglomeração de usuários de drogas na região.

O local é uma visita paulistana obrigatória para aqueles que desejam imergir na história e universo linguístico nacional. O Museu da Língua Portuguesa proporciona uma transformação educacional, emocional e social ao espectador, a partir da conexão estabelecida com o modo com o qual nos comunicamos. Espaços interativos, excertos textuais e reproduções audiovisuais são alguns dos destaques que corroboram com esse vínculo. Então acesse a plataforma Sympla, garanta a opção de ingresso mais adequada, embarque na estação da luz e aproveite a experiência única que esse edifício histórico tem a nos oferecer.

Editado por Nathalia Jesus e Anna Casiraghi

Encontrou algum erro? Avise-nos.