Anime Friends: evento volta a reunir fãs do universo geek em São Paulo - Revista Esquinas

Anime Friends: evento volta a reunir fãs do universo geek em São Paulo

Por Isabela Figueiredo : julho 13, 2022

Após dois anos longe do público, o Anime Friends esteve de volta ao Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, para a alegria dos fãs de anime e mangá, o evento ocorreu no final de semana dos dias 8 e 10 julho.

Dentro de toda a programação estavam vários shows e palestras distribuídos entre quatro palcos montados no local. No primeiro, o Palco Anime, se apresentaram grandes editoras como JBC e NewPOP trazendo os títulos que estão a caminho e promovendo debates a respeito de alguns gêneros de anime como musicais e comédias românticas.

O segundo, o Palco Principal, contou com apresentações exclusivamente de bandas como a Danger3 e o grupo Nordex, que podiam ser ouvidas por todos que estavam presentes no evento.

A Arena KPOP trouxe uma pista de dança livre para que os presentes pudessem dançar e cantar singles de seus grupos favoritos. Por último, no Auditório Ultra houve exibições de animes e encontros com dubladores como Guilherme Briggs e Wendel Bezerra.

Os fãs também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais ídolos com os “Meet and Greet” com ingressos disponibilizados no local.

O evento trouxe praça de alimentação com franquias como Mc’Donalds e Bob’s, tiveram também diversos espaços temáticos representando todas as áreas da cultura popular japonesa e geek.

Maid Cafés com as áreas “Chest of Wonders” e “Sugar Club”, jogos na “Ps Party” e os “Board Games” no estande da Arena Board Game. Ferramentas para cosplay podiam ser encontradas na Cosplay Brasil e na Cos UP. Mangás em abundância podiam ser comprados com as editoras: “Panini” “Newpop” “JBC” e “Pipoca e Nanquim”, além de empresas de jogos que também vieram para divulgar atualizações de seus maiores lançamentos, dois exemplos foram a Hoyoverse, com “Genshin Impact”, e a Riot, com “League of Legends”.

Sem eventos e feiras geek, o cosplay sobrevive nas redes sociais durante a pandemia

BGS 2019: um ambiente construído para jogadores

“Não é só jogar videogame”: E-sports crescem em meio à pandemia

Também vale citar o streaming da Crunchyroll em parceria com a loja de roupas Piticas, que disponibilizaram brindes (pôsteres e 3 meses gratuitos na plataforma) e espaços para tirar fotos.

Uma outra parte possível de se frequentar era a “Artists Alley”, onde desenhistas, escritores e pintores expuseram e venderam muito do que produziram, desde  adesivos e ilustrações até pequenos quadros e livros, todos por preços bem acessíveis.

Anime Friends antes e depois da pandemia?

“Eu não notei nenhuma diferença, obviamente apenas uma boa parte andando de máscara, porém só isso. Ainda tem a mesma essência de ser bem lotado, vários cosplays bem elaborados, lojas de mangás com desconto e comida cara”, comenta o frequentador João Esteves, 16 anos, que também passaria pelo Meet and Greet do evento, mas teve que mudar seus planos iniciais por conta da lotação: “A princípio eu iria ver o Wendel Bezerra, porém esgotaram os ingressos”.

Empresas estrangeiras como o Armazém do Badiu vieram divulgar seus produtos durante essa edição. Neste caso, promoveram seus dois eventos imersivos, a Escola de Magia e Bruxaria do Badiu e o Instituto Flamel com “professores” desses locais, além, é claro, de produtos de merchandising, que, de acordo com uma das organizadoras do estande, Amanda Godoy, pretendiam chamar bastante a atenção de um novo público. Amanda também destaca o volume de vendas de produtos específicos dessas imersões, o que aponta para o sucesso do evento: “A cerveja caramelada que também está dentro do guarda chuva da marca, que é o ‘Javali Bisonho’ e as varinhas são os principais.”

Para o público do Rio de Janeiro, o evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, na Expo Mag.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.