Guia da Virada Cultural 2022: shows de Luísa Sonza, Djonga, Ludmilla e mais - Revista Esquinas

Guia da Virada Cultural 2022: shows de Luísa Sonza, Djonga, Ludmilla e mais

Por Vitória Antunes : maio 26, 2022

Fotos: Humor Multishow, Midia Ninja e Tânia Rêgo/Agência Brasil

Confira horários, locais e repertórios dos shows da Virada Cultural 2022, a primeira edição presencial do festival após crise de covid-19

Acontece neste final de semana, nos dias 28 e 29, a primeira edição presencial da Virada Cultural da capital paulista após 3 anos. Na sequência da política adotada em edições anteriores, o evento seguirá a expansão para bairros da periferia da cidade, como Cidade Tiradentes, Grajaú, Itaquera e Campo Limpo. Entre os artistas confirmados, estão rappers como Criolo, Black Alien, Drik Barbosa e Don L; sucessos do pop, como Kevinho, Ludmilla, Luísa Sonza e Vitor Kley; e grandes clássicos da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Jorge Aragão e Planet Hemp.

Confira abaixo a seleção feita por ESQUINAS para acompanhar a programação:

Centro

Com palcos divididos pelo Vale do Anhangabaú, Praça Ramos de Azevedo e Praça das Artes, o centro da capital abrigará shows de artistas aclamados pela crítica no último ano. No sábado, às 19h30, na Praça das Artes, o rapper Don L apresentará o show do seu disco mais recente, ‘Roteiro Para Ainouz Parte 2’, álbum eleito entre os três melhores de 2022 pelo Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Na mesma região, às 15h, numa tarde de domingo no Anhangabaú, Luísa Sonza realiza um show de ‘Doce 22’, obra de grande sucesso no público. Outro destaque da região é a artista Juçara Marçal, que apresenta show do álbum Delta Estácio Blues, que ocupa o topo da lista dos melhores lançamentos de 2022 segundo críticos da APCA.

Zona Sul

As regiões do Campo Limpo, Grajaú e M’ Boi Mirim também receberão shows no final de semana da Virada Cultural. Entre os destaques, se apresentarão revelações do trap e hip-hop, como Kyan, no palco Piraporinha, às 16h e Yunk Vino, às 21h, no calçadão do Centro Cultural Grajaú.

Ainda no extremo sul de São Paulo, a presença de rappers femininas estão confirmadas no Grajaú, no domingo a partir das 13 horas, com show de Drik Barbosa e às 15 horas, com Bivolt.

Zona Oeste

As apresentações de rock, nesta edição, foram alocadas em palcos da zona oeste da capital paulista, como no Butantã e no Pirajussara. Arnaldo Antunes apresenta seu mais novo álbum, ‘Lágrimas no Mar’, no palco Butantã, às 16 horas de sábado.

No domingo, o local ganha um rosto diferente:  Fresno e Pitty, grandes nomes da cena do rock e de influência emo, passarão por lá. No palco Pirajussara e no Centro Cultural Butantã, nomes como Far From Alaska e Cólera, respectivamente, também são destaques.

Guia da Paulista: confira a agenda semanal atualizada da Avenida

Vila Itororó: conheça o novo Centro Cultural de São Paulo

Perseguição à arte ou perturbação da paz? Entenda a polêmica interdição do Samba da Treze, no Bixiga

Zona Norte

Péricles, Diogo Nogueira e Ludmilla consagrarão o nome do samba nesta edição da Virada Cultural no palco Freguesia do Ó. Enquanto o vocalista do Exaltasamba se apresenta no sábado, às 18, Nogueira e Ludmilla tomam conta da tarde de domingo no mesmo local, com shows marcados para às 15 horas e 17 horas, respectivamente. Os rappers Criolo e Filipe Ret fecham, respectivamente, sábado e domingo no Palco Parada Inglesa.

Zona Leste

Quem estiver pela região da Zona Leste no sábado, 29, terá a oportunidade de assistir ao show de uma ex-BBB ao vivo. Na Cidade Tiradentes, a partir das 17 horas, a rapper Karol Conká canta seus maiores sucessos e o novo disco, ‘Urucum’. Em seguida, Black Alien fecha a noite a partir das 21h, com apresentação de sucessos dos discos ‘Babylon By Gus Volume 1’ e ‘Abaixo de Zero: Hello Hell’. As gêmeas Tasha e Tracie e o pagodão baiano do Àttooxxá seguem no mesmo local no domingo, a partir das 15 horas.

E a segurança?

Nos últimos meses, a cidade de São Paulo tem sofrido crescente onda de assaltos e furtos. Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, os furtos tiveram um aumento de 56% em março deste ano em relação a março do ano passado, enquanto os dados de roubos obtiveram uma alta de 22% em relação ao mesmo período. O exemplo dos levantamentos têm sido cruciais para a decisão para o público confirmar ou não presença no festival. Nicolle Guimarães, 21, estudante de Publicidade e Propaganda, confirmou presença na Virada Cultural, mas teme que a segurança não seja reforçada no evento. “Infelizmente, não me sinto segura para ir. Os índices de assalto estão maiores e a cidade não me oferece segurança nem no dia a dia, quanto mais em um evento com milhares de pessoas para cuidar”, reflete.

Por outro lado, a segmentação do espaço é vista com bons olhos e como tática de segurança pela estudante de Direito Yasmim Meira, 22. “Acho que os shows fora do centro vão ser mais seguros que os de lá”, diz. “Achei ótimo, principalmente que colocaram shows de artistas que estão no momento fora do centro. Não tem sentido nenhum a Virada Cultural ser só Anhangabaú. Também gostei de não terem colocado só um tipo de atração no palco dos bairros. Tipo na Zona Leste, vai ter forró, mas também vai ter Gloria Groove”, conclui.

Confira a programação da Virada Cultural na íntegra no portal oficial da Prefeitura de São Paulo.

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.