SPFW 53: marcada por grandes estreias e desfiles híbridos, conheça as novidades do evento - Revista Esquinas

SPFW 53: marcada por grandes estreias e desfiles híbridos, conheça as novidades do evento

Por Mariana do Patrocínio, Mariana Letizio e Sarah Campos : junho 3, 2022

Passarela da São Paulo Fashion Week 53. Foto: Sarah Campos

Um dos eventos mais importantes de moda internacional, a 53º edição da São Paulo Fashion Week traz desfiles híbridos e grandes nomes do entretenimento para as passarelas

A principal novidade da SPFW ficou pela disposição dos desfiles. Espalhados por diferentes pontos da cidade de São Paulo como Senac Lapa Faustolo, MAB (Museu de Arte Brasileira), Teatro FAAP e Hotel Rosewood, além das apresentações virtuais compartilhadas no canal oficial do evento. Contudo, marcados pelas estreias de grandes promessas do setor, a maioria dos desfiles aconteceu no Komplexo Tempo, localizado na Avenida Henry Ford, 511, no bairro da Mooca.

O galpão recém-inaugurado homenageia a história da moda, partindo do pioneirismo têxtil do bairro na cidade. As áreas contaram com setores de alimentação, bares com drinks e espaços para hangouts entre os intervalos dos desfiles. As consumações possuíam custos à parte, não incluídas com a entrada no ambiente.

Um novo SPFW

Devido a pandemia da covid-19, o evento teve que se adaptar ao formato online. Agora, com o relaxamento das restrições sanitárias, Paulo Borges, fundador do evento, decidiu dar um novo molde para a semana de moda paulistana, retornando o desfile presencial mas mantendo, também, o digital: deu-se vida ao modelo híbrido da SPFW.

Com desfiles entre às 13h e 21h30, variando o cronograma de acordo com a data, a nova edição teve sua abertura na terça-feira (31/5) permanecendo até sábado (4/6). Marcas como Fauve, Modem, Corcel, Handred, Apartamento 03, Soul Básico, entre outras, dominaram a passarela do festival, além de grandes nomes de estilistas nacionais, a exemplo Victor da Justa, João Pimenta, Glória Coelho, Walério Araújo, Isaac Silva, Weider Silveiro, Wilson Ranieri e Ronaldo Silvestre.

spfw

Passarela da São Paulo Fashion Week 53. Foto: Sarah Campos
Sarah Campos

Moda e sustentabilidade

Somando 22 marcas com participação presencial e 19 digitalmente, o maior evento de moda da América Latina teve como tema o estabelecimento de novos compromissos com sustentabilidade e questões ambientais no cenário mundial. Nomeado como in-PACTOS, a temática provocou o público enaltecendo a urgência da tomada de medidas que intuem um planeta mais harmonizado até 2030.

Como forma de colocar o foco deste ano em prática, o SPFW desenvolveu o Moda Empreendedora, com realização de junho a novembro. Discussões acerca de aprendizados e compartilhamento de experiências em relação à transformação urbana e necessidade de um ambiente sustentável integrarão as pautas do projeto.  A prática se tornou possível com apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, órgão da Prefeitura de São Paulo e com as parceria do banco digital C6 Bank, Iguatemi e Sou de Algodão.

Veja mais em ESQUINAS

Moda da Paulista: como o vestuário expressa a diversidade de uma cidade

Fast fashion: por que os preços são tão baixos?

O arquiteto dos sapatos: Fernando Pires relembra seus 35 anos de carreira no mundo da moda

Nomes e rostos na passarela

A SPFW 53 não contou apenas com looks inovadores, mas, também com presenças mais que especiais tanto na plateia como nas passarelas. Conquistando o tapete vermelho na última quarta-feira, Camila Queiroz, acompanhada de outros grandes nomes da modelagem como Gabrielle Gambine, Sam Porto e Letticia Munniz esbanjou talento com a nova coleção de Bold Strap. Marina Sena mostrou que não domina somente o microfone, mas que também se garante no catwalk. Exibindo um vestido colado com detalhes em renda, a cantora estreou nas passarelas ao lado de Queiroz e foi aclamada pela plateia.

Paulo André, atleta olímpico e ex-BBB, também foi destaque do desfile na noite de quinta-feira. Desfilando pela primeira vez e ao lado de Carol Trentini, supermodelo brasileira, PA usou um terno azul claro despojado.

Assim como a passarela, a plateia também foi muito bem representada. Juntamente com Klebber Toledo, marido de Camila Queiroz, Felipe Hintze e Mayara Russi, modelo plus size renomada que também desfilou, marcaram presença logo nas primeiras fileiras do espaço. Duda Beat e diversos influenciadores digitais como Arthur Freixo, Lara Avellar, Ale Show e Mitcho também fizeram questão de prestigiar o evento.

Em entrevista para ESQUINAS, o jogador de vôlei de areia da seleção brasileira e modelo do desfile de Walério Araújo, Vinicius Freitas revela que esse mundo é completamente novo para ele e que tem altas expectativas do evento. Sobre a união dos dois universos, ele comenta que vê com bons olhos: “Eu acho que é uma mescla muito boa, um complementa o outro”. Vinicius também acrescenta que estava atento ao desfile do amigo Paulo André pela Rocio Canvas: “Achei incrível, fiquei totalmente extasiado. Eu só assistia e pensava, ‘caramba, eu quero estar ali.’”

A designer de moda Letícia de Oliveira esteve presente na SPFW 53 e conversou com a nossa equipe. Letícia revela que estava participando da sua segunda edição do evento e o desfile de Rocio Canvas, da segunda noite, cumpriu com as suas expectativas, mas pontua que a organização do evento estaria média em sua visão comparando com o ano anterior.

Marcas estreantes na SPFW

Esta edição do evento tem como traço marcante a valorização de marcas nacionais e contou com a estreia de duas grandes promessas do cenário nacional: Dendezeiro e Martha Medeiros.

Dendezeiro

A marca de Salvador estava há algumas temporadas na Casa de Criadores e chega na São Paulo Fashion Week deste ano para um desfile virtual. A fundação aconteceu em 2019 por Hisan Silva e Pedro Batalha que querem além de criar coleções, poder utilizar de seu trabalho e espaço para movimentar a cena criativa do Nordeste.

Martha Medeiros

Conhecida no cenário nacional, a marca Martha Medeiros foi fundada em 2004 e tem como seus DNA a herança do bordado e também da renda de Alagoas, onde a estilista nasceu e cresceu. As rendas usadas em seus modelos são provenientes de diversas comunidades rendeiras do Sertão do Nordeste. Para Martha Medeiros a renda é o verdadeiro luxo da moda nacional.

Algumas marcas já fizeram desfiles virtuais no evento e estreiam nesta edição nas passarelas presencialmente, como por exemplo Bold Strap, Martins, Anacê, Igora Dadona e Rocio Canvas.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.