A Arte da Animação Stop Motion: conheça a exposição do CineSesc na Augusta - Revista Esquinas

A Arte da Animação Stop Motion: conheça a exposição do CineSesc na Augusta

Por Mateus Monteiro da Costa : março 29, 2023

Fachada da exposição no CineSesc. Foto: Mateus Monteiro / Revista Esquinas

O chargista Angeli, o conceito de Stop Motion e o filme ‘Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente’ são os destaques do evento gratuito no coração de São Paulo

De março até o final de abril, São Paulo recebe uma nova exposição: ‘A Arte da Animação Stop Motion’. Realizada pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), que tem como foco o universo de Angeli e a arte do Stop Motion, além do longa-metragem ‘Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente’, feito nesta técnica de animação, a mostra acontece próxima à estação Consolação do Metrô, no CineSesc, localizado na Rua Augusta.

Aberto ao público de terça-feira a domingo, das 14h30 às 20h30, a entrada é gratuita, e tem a opção de se inscrever para fazer uma visita monitorada.

O percurso da exposição

A exposição está dividida entre três áreas do CineSesc. A primeira, localizada em um espaço externo, guarda os materiais, partes e modelos utilizados para a produção dos bonecos e para a animação do filme; troféus que o mesmo ganhou em alguns dos principais festivais de cinema mundiais e uma reprodução de um dos cenários utilizados no longa-metragem.

Dentro do CineSesc, cujas paredes e a cafeteria foram tematizadas para a exposição, estão posicionados mais ‘concepts’ – desenhos que funcionam como representações iniciais de cenários, personagens, figurinos, veículos ou qualquer outro elemento que possam estar presentes dentro do filme – utilizados, como moldes e esculturas dos bonecos. Já no segundo andar, tem uma sala que contém uma simulação de um set de filmagem.

Veja mais em ESQUINAS

Mês das Mulheres: 5 filmes com direção e participação feminina que você precisa assistir

“É uma representação de justiça”, diz diretor de fotografia de ‘Argentina 1985’

Erro e culpa: estreia hoje, no Globoplay, “Escola Base – Um repórter enfrenta o passado”

A exposição também contém quadros que abordam o conceito de Stop Motion, os bastidores dos mais de cinco anos de produção de ‘Bob Cuspe’ e a sua ficha técnica, além do universo por trás da mente criativa de Angeli, que se tornou um grande chargista brasileiro, moldando assim este evento em uma viagem imersiva e educativa.

O que esperar

“Estou de férias e eu já conheço o Angeli através das revistas que meu irmão, que deve ter mais ou menos a mesma idade do Angeli, tinha. Eu lembro que ele comprava tipo uns gibis que tinham as coleções, e eu acabava lendo todas as histórias. Como estou de férias, passei aqui na frente [do CineSesc], vi, achei interessante e pretendo ver o filme para conhecer mais a história. Eu acho que seria interessante para quem não conhece aprender um pouquinho mais, de repente saber das histórias, dos personagens, até mesmo do autor. Eu acho que é válido”, diz Cláudia Nascimento, agente de viagem de 52 anos.

“Como eu sou designer, achei bem interessante, muito bem feito. Uma produção nacional, com uma qualidade tipo internacional, vamos dizer assim. Eu recomendaria para várias pessoas e acho que seria muito importante, principalmente pela minha faixa etária e da dela [Cláudia Nascimento], para nós é meio nostálgico, porque a gente era meio adolescente e via através de revistas impressas. Então ver o que hoje virou o Stop Motion relacionado ao ‘Bob Cuspe’, que é uma coisa que fez parte da nossa juventude, é bem bacana”, afirma Henrique Vargas de Lima, designer gráfico de 48 anos.

Acessando o site do Sesc SP dá para encontrar mais informações sobre a exposição, além de poder se inscrever para participar de uma visita guiada.

Estas visitas acontecem nas terças e quintas às 16h, com duração de uma hora, sendo realizadas por funcionários da produtora Coala Filme, que participou da produção do longa-metragem. Além disso, o CineSesc exibirá o filme ‘Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente’ entre os dias 30 de março e 2 de abril. Ainda não há informações sobre os horários das sessões, mas a qualquer momento os detalhes estarão disponíveis no Instagram do CineSesc.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.