V Feira do Livro da Unesp: em modelo híbrido, o evento une a nostalgia e o tecnológico - Revista Esquinas

V Feira do Livro da Unesp: em modelo híbrido, o evento une a nostalgia e o tecnológico

Por Felipe Ockner Rezende e Gabriel Cavalhieri Gandolfi : abril 14, 2023

Foto do alto da Feira do Livro Unesp, 2019

Após um longo período adotando um formato on-line, a Unesp volta com o evento presencial na Barra Funda e gera expectativa entre os leitores

A Feira do Livro da Unesp voltou ao cenário de eventos literários com o modelo híbrido. A 5º edição da feira promete descontos de 50% no modelo presencial e 40% no virtual com um amplo “cardápio” cultural em gêneros e modelos de linguagem, além de contar com diversas palestras e bate-papos presenciais ou online.

Esse ano além dos livros, é possível notar a forte presença de editoras do ramo dos quadrinhos como a Trem Fantasma, Editora Brasa, Pipoca & Nanquim, JBC e etc.

A literatura no presente

Para a vestibulanda Rafaela, de 18 anos, a feira se torna um recurso muito mais barato do que plataformas de compras como a Amazon. A estudante ainda ressalta a sua preferência por livros físicos, que é bastante contemplada no evento. “Quem, assim como eu, tem dificuldade de ler um livro em PDF, essas coisas, o livro físico ajuda muito. E acho que você se conecta mais com a história”, afirma.

Já para Thiago Cândido, de 38 anos, a feira ajuda os produtores e as editoras a entrarem em contato com leitores e potenciais leitores. O livreiro da Editora Trem Fantasma destaca que a importância da leitura nos dias atuais: “Eu acho que ler faz a gente viver outros mundos, porque a vida é muito curta para gente e a leitura permite que a gente viva quantas vidas a gente quiser.”

A Editora Trem Fantasma é focada no ramo dos quadrinhos e está em atividade desde de 2020. Sediada na Bahia, a empresa representa diversos títulos nacionais e internacionais de sucesso como “O conto dos Orixás”, “Quem matou Lucky Luke?” e  “Corto Maltese”.

Veja mais em ESQUINAS

No Dia da Poesia, conheça 5 poetisas que marcaram gerações

Mais do que apenas livros: entenda a importância da representatividade dentro do mercado editorial

Dos bookgrams aos booktoks: a influência das redes sociais no hábito da leitura dos jovens brasileiros

Foto do piso da Feira do Livro Unesp 2019

Foto do piso da Feira do Livro Unesp 2019
Acervo Unesp

Mas e o evento online?

Uma das organizadoras do evento da Unesp, Kátia Saisi, de 60 anos, com mais de 30 no meio da comunicação e marketing, comenta as razões para a continuação do evento em modo virtual, modelo utilizado em 2021 e 2022.

Segundo Saisi, o evento virtual foi considerado um sucesso nos anos anteriores, tanto pedidos de leitores que foram contemplados de todos os cantos do País, quanto pela possibilidade das editoras exporem alguns trabalhos exclusivos e de maneira inovadora no espaço on-line.

“Agora que nesse ano pudemos voltar para o presencial, até por demanda de leitores do Brasil que não têm condições e aproveitaram muito as oportunidades de aquisição de livros online, a gente achou que seria muito interessante oferecer mais essa possibilidade para os expositores. Então, os expositores que estão na [feira] presencial poderiam, também, oferecer no digital seus livros ou outros que não estão aqui.”

As compras podem ser feitas na categoria “Editoras”, basta clicar na editora que deseja e selecionar o link fornecido para compras. De lá, você será redirecionado para a plataforma recomendada pela editora com suas respectivas políticas e fretes. Essa é uma ótima forma para aqueles que moram fora de São Paulo ou não terão como ir ao evento de aproveitar preços mais acessíveis.

Já as palestras podem ser acompanhadas pelo Facebook ou YouTube, sendo que isso varia de acordo com a editora que está apresentando. Elas podem ser acessadas pela categoria “Programação Cultural”, na qual estarão todos os links que irão te redirecionar para as lives.

Onde e quando?

A feira vai até o próximo domingo (16). De sexta e sábado o horário de funcionamento será das 9h às 21h, já no domingo das 9h às 18h. No virtual o evento é ininterrupto até domingo às 23h59.

O evento fica no Campus da Unesp na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda.

Para mais informações ou acesso do evento acesse https://feiradolivrodaunesp.com.br/ .

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.