Mais sustentável: restaurantes veganos tomam conta do centro de São Paulo - Revista Esquinas

Mais sustentável: restaurantes veganos tomam conta do centro de São Paulo

Por Maria Clara Castilho Wunderlich : outubro 4, 2022

Vitrine de pães e bolos na Hera Vegan.

Restaurantes veganos estão em ascensão em São Paulo, e atraem os moradores da região da Augusta com restaurantes, padarias e cafés com diversas opções

O veganismo não é mais uma novidade, e vem tornando-se cada vez mais um estilo de vida para os brasileiros. Atualmente há 240 restaurantes veganos e vegetarianos no país, e, cerca de 30 milhões de pessoas se declaram vegetarianas ou veganas, totalizando 8% da população.

De janeiro de 2016 a janeiro de 2021 o volume de buscas pelo termo “vegano” aumentou mais de 300% no Brasil, e consequentemente o mercado foi incluindo cada vez mais esse tipo de produto. Muitos restaurantes e cafés vão surgindo, entre eles a padaria Hera Veggie, e o restaurante It´s vegan, localizados na Augusta (Rua Fernando de Albuquerque).

Hera Veggie – um reduto vegano no centro de São Paulo

A Hera Veggie começou com entregas online, por encomenda. O negócio foi crescendo, e, em 2019, Cecília e sua sócia decidiram abrir uma padaria presencial. Sua proposta é trazer fornadas diárias, um cardápio flexível,  mudando a cada dia da semana os sabores de bolos, cookies e seus rolinhos, uma massa recheada em formato cilíndrico.

O ambiente é intimista, e possui muitas peças em madeira, e plantas nas paredes e mesas. Cecília busca trazer na decoração elementos de São Bento do Sapucaí, sua cidade natal. Ela explica que muitas das receitas servidas no local são de sua família.

A Hera Veggie é muito frequentada pelos moradores da região, principalmente no período da tarde, pois, por abrir às 10h30, a maioria pede delivery pela manhã.  A dona explica que a maioria de seu público é vegetariano, mas que “como hoje em dia tem muitas possibilidades, quem era vegetariano vai se tornando vegano ao experimentar comidas sem ovo ou leite de vaca, que são também saborosas”. “Tem muito um estigma, em que todo mundo acha que a comida vai ter o mesmo sabor de 20 anos atrás. Com a tecnologia isso mudou muito”, afirma Cecília.

veganos

Bolo de cenoura vegano servido na padaria.
Maria Clara Castilho Wunderlich

A padaria tornou-se um local de encontro: “Muita gente marca date aqui, tem muita reunião de família, trabalho, e sessão de terapia”, afirmou a sócia.

O estabelecimento tornou-se um ponto de conexão e um ambiente familiar e de amizades, já que Cecília conta que fez amizade com muitos dos clientes.

“Tento fazer meu ativismo pela comida.”

– Cecília, sócia da padaria Hera Veggie.

Veja mais em ESQUINAS

Iniciativa de João Gordo e Viviana Torrico distribui comida vegana durante pandemia

Pandemia promove “boom” do e-commerce, mas nova geração busca práticas mais sustentáveis de compra

Mangia che ti fa bene: a gastronomia italiana como forma de identificação

It’s Vegan – os veganos em alta

O It ‘s Vegan é um restaurante localizado ao lado da Hera Veggie. Sua proposta é muito diferente, embora os dois sirvam comida vegana. O It ‘s Vegan abriu há dois meses e meio pela Maíra, mas durante a pandemia realizava entregas pelo Ifood. Sua decoração é moderna e futurista, com a presença de cores fortes.

veganos

Interior do restaurante It´s Vegan.
Maria Clara Castilho Wunderlich

Seus pratos são inspirados em receitas dos países em que o filho de Maíra viajou ao longo da vida. Ele trouxe molhos típicos da Alemanha, Áustria e outros países, preparados na hora pela dona do restaurante.

Maíra explica que seu público é composto por moradores, mas também por pessoas de outras regiões de São Paulo em que não há restaurantes veganos, e vem ao seu estabelecimento na busca por esses alimentos.

“O mundo vai virar vegano”

– Maíra, dona do It´s Vegan.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.