Met Gala 2023: apesar das inovações, a moda masculina segue coadjuvante   - Revista Esquinas

Met Gala 2023: apesar das inovações, a moda masculina segue coadjuvante  

Por Enzo Monteiro, Giulia Giampietro, Maria Cecília Dallal e Nathalia Molinari : maio 3, 2023

O ator e cantor Jeremy Pope chegou ao Met Gala com uma capa de quase 10 metros estampada com o rosto do homenageado da noite, Karl Lagerfeld. Jamie McCarthy/Getty Images

Diferente de anos anteriores, a moda masculina apareceu mais no Met Gala 2023; Mas, apesar dos avanços, ainda não alcançou grande destaque

Na noite de primeiro (01) de maio, em Nova York, ocorreu o Met Gala 2023, evento beneficente que celebra a moda, organizado por Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue norte-americana. A cerimônia homenageou o icônico designer Karl Lagerfeld, que trabalhou em grifes como Fendi e Chanel.  Diferente de outras áreas, a presença masculina na moda é coadjuvante, sendo a participação feminina a de maior destaque. Mesmo assim, no evento deste ano, alguns looks masculinos demonstraram grande potencial.

met gala

O tema do Met Gala de 2023 foi “Karl Lagerfeld: A Line Of Beauty”, uma homenagem ao estilista Karl Lagerfeld.
Francois Guillot/Getty Images

Expectativas para o Met Gala

Primordialmente um evento beneficente, o Met Gala ganha visibilidade pela presença de grandes celebridades globais, trazendo consigo uma expectativa anual de originalidade e inovação nos looks. Nos últimos anos, em eventos e tapetes vermelhos, a inovação da moda masculina tem se tornado um desafio crescente, já que a moda feminina, independente da época, sempre ocupou espaços de maior destaque. 

É possível perceber que, ao longo dos últimos anos a atenção do público tem se voltado mais à popularidade dos artistas, desviando o foco da ideia inicial do evento, de arrecadar de fundos. O influenciador de moda plus size Yan Sato, 31,  aguardava por um contexto diferente no Met Gala 2023, “espero que este ano no Met Gala as pessoas consigam contar histórias com suas roupas. Espero mais do que apenas uma aparição sob flashs, e sim, que as roupas tenham propósitos e que as pessoas pensem em quem são os estilistas por trás de cada uma delas”.

Além disso, a escolha de Roger Federer como anfitrião desta edição do evento levantou discussões sobre credibilidade do Met Gala no mundo da moda. No entanto, Yan não hesitou em concordar com a decisão da diretora da Vogue, Anna Wintour, afirmando que a presença de Roger Federer representa uma grande inovação. “Como esportista, espera-se uma padronização dos uniformes e dos trajes. Mas, ele sempre traz muita sofisticação e também aproxima um público diferente do já esperado para o evento como o Met Gala”, afirma. 

O tema do evento levantou também muitos questionamentos e polêmicas. Uma das principais perguntas era se a homenagem à Karl Lagerfeld não se basearia somente em aspectos estéticos, mas contasse também sobre sua história de vida pessoal e no campo da moda.

Independente disso, o que é fortemente aspirado pelo público é uma maior representatividade por parte dos artistas, de forma que crie um sentimento de identificação: “Preciso de uma moda que me caiba, ou melhor, quero caber em qualquer moda que eu me identifique”, explicou Yan.

A moda masculina no Met Gala dos últimos anos

O processo de elaboração de um look sempre está em debate dentro do mundo da moda. Em um evento grandioso, como o Met Gala, vestimentas fora do comum são uma boa aposta. Apesar disso, muitos homens preferem estar à beira do convencional, sem muita inovação. O uso de tecidos diferentes, por exemplo, forma composições mais sofisticadas, que fogem da obviedade, como o editor-geral da revista Vogue, Andre Leon Talley, que, em 2004, vestiu um sobretudo com mangas bufantes, misturando inovação com um toque vintage. 

Roger Federer como anfitrião da noite 

Assim como todo ano, Anna Wintour escolheu quatro anfitriões para ajudá-la com a organização do evento. Em 2023 os selecionados foram, as atrizes Penélope Cruz e Michaela Coel, a cantora Dua Lipa e o tenista Roger Federer, que além de ser o único homem, foi o dono do look menos comentado. Isso se deve pelo fato do campeão mundial não ter se destacado entre os convidados, usando um clássico smoking preto assinado pelo diretor artístico da Fendi, Kim Jones. Federer entrou no grupo dos artistas masculinos criticados pelo público pela falta de inovação. 

Mesmo o esportista não sendo uma personalidade muito influente no mundo da moda, havia uma expectativa pela sua presença e pelo o que ele representa. “Ele tem um ineditismo que é interessante, sai da cena fashion e acaba tendo esse ineditismo do esporte”, afirma Eduardo Santos, 42, agente de influenciadores e dono de uma empresa de mentoria de comunicação voltada para o trabalho de luxo. A expectativa por essas figuras na moda se dá por uma crescente aproximação dos universos da moda e do esporte, assim como aponta Eduardo, “tem um movimento que eu acho maravilhoso, dos esportistas consumirem mais moda, você vê o Lewis Hamilton, e até mesmo jogadores de futebol, inovando um pouco em questão de estilo”. 

A falta de inovação 

Com o avanço da moda em vários aspectos, era esperado que a parte masculina presente no evento apresentasse mais do que apenas ternos e smokings, como fez Olivier Rousteing, Conan Gray e Brian Tyree Henry. Os três utilizaram looks extravagantes e inovadores. Sobre os looks masculinos, Eduardo afirma, “eu acho que tem tantos caminhos na moda masculina que não necessariamente você precisa roubar itens da moda feminina para usar”. 

E mesmo com a difícil inovação, a maioria dos artistas que se diferencia acaba caindo na sombra do mainstream, já que estes são de menor expressão e perdem flash para personalidades que possuem papéis mais relevantes no universo da moda.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Arrume-se comigo: o impacto das redes sociais na indústria da moda

Moda dos anos 2000: saiba tudo sobre a volta de tendências da década

Brechós: uma “brecha” para moda sustentável?

A falta de inclusão 

Além da falta de mudanças significativas na moda masculina, percebe-se a falta de corpos fora do padrão no evento. A representatividade quase nula em eventos desse porte faz com que a marginalização de corpos gordos seja ainda mais acentuada na moda, corpos estes que não são vistos como parte daqueles espaços, assim como afirma Yan, “por muitas vezes, de forma estrutural, a gente começa a normalizar o corpo magro, normalizar que não vamos encontrar roupas em tamanhos maiores em qualquer loja e que, por constrangimento ou até mesmo por evitar o desgaste emocional, nos direcionamos aos lugares que nos cabem.” 

A invisibilidade de homens pretos é outro assunto muito presente em eventos grandes, como o Met Gala. Mesmo inovando bastante nas vestimentas, as personalidades pretas são retiradas dos holofotes, situação que ficou evidente em 2019, com Harry Styles e Billy Porter. Billy estava com um look extremamente ousado e extravagante, com asas e adornos dourados. Já Harry, que foi apenas com um macacão preto transparente, ganhou milhares de visualizações e comentários, além de ser lembrado até hoje, enquanto Billy caiu no esquecimento, mesmo tendo uma das performances mais icônicas do Met Gala.  

Artistas que inovaram no Met Gala 2023

Mesmo assumindo o papel de coadjuvantes da noite, alguns homens deixaram de lado os looks cotidianos e repetitivos e provaram que cada vez mais a moda masculina pode ser explorada. “Hoje as celebridades masculinas são mais ousadas na criação do figurino, independente da orientação sexual, os homens estão trazendo um visual mais interessante”, explica Eduardo. Veja uma lista:

Confira abaixo uma lista de artistas que inovaram no evento:

Lil Nas X 

O cantor mesclou sua identidade visual, carregada de brilho e apresentou em seu look elementos presentes na moda de Lagerfeld, como pérolas e pedraria. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por dumb (@lilnasx)

Jared Leto

O ator, que viverá o homenageado em um longa biográfico, compareceu ao evento vestido de “Choupette”, gata milionária de Karl Lagerfeld. Além disso, Leto usou um look preto de cauda e pedrarias por baixo da fantasia. 

Olivier Rousteing 

O diretor criativo da Balmain homenageou Lagerfeld referenciando sua icônica bolsa “Karl Who?”. Olivier tinha um papel importante na homenagem de Karl, já que ele representa a marca que o estilista iniciou sua carreira.

Jeremy Pope

Vestido por Olivier Rousteing, o modelo carregou uma capa enorme com o rosto de Karl pelo tapete vermelho, algo que também criou um grande momento no evento.

Conan Gray

Também vestido por Olivier Rousteing, o cantor referenciou diretamente o estilo de Lagerfeld, usando uma gola alta, broche na gravata, botas pretas com salto e o icônico leque do designer, além de abusar nas pérolas em toda a construção do look.

Brian Tyree Henry

O ator teve um dos looks mais elogiados da noite. Usando Karl Lagerfeld, a marca do homenageado, Brian referenciou o designer em uma capa com camadas, relembrando o tempo de Karl na Fendi, além da gola alta e as pérolas, elementos marcantes de Lagerfeld.

Asap Rocky

O rapper referenciou um look que Karl usou em 2004. Na ocasião, o estilista combinou seus ternos perfeitamente cortados com um kilt

Editado por Mariana Ribeiro

Encontrou algum erro? Avise-nos.