Você conhece o Tobias? - Revista Esquinas

Você conhece o Tobias?

Por Gabriela Tugumia e Victor de Godoy : agosto 2, 2022

Foto: Victor Godoy

Grande conhecido dos moradores da Vila Clementino, Tobias é um cãozinho fã de Simpsons que fez de um posto de gasolina seu lar

Ele chegou perdido e doente. Meio rabugento, mas simpático, companheiro, amoroso, protetor e fã dos Simpsons. Tamanho médio, pelos mesclados nas cores preta, marrom e bege com o focinho mais embranquecido, rabo e orelhas com pelos bem finos e cheios. Quando chegou, em 2014, foi o maior bafafá, ninguém sabia o que fazer com o cachorro. Cuidar dele ou não? Como fazer isso? E o dono do posto, vai aceitar? 

Apesar de tudo isso, seus novos donos o acolheram e deram todas as vacinas. O dono, apesar de inicialmente não aprovar, cedeu ao pedido dos funcionários e permitiu a adoção. Logo ele aprenderia que aquele lugar, com suas bombas de gasolina, etanol e diesel, seria seu novo lar. 

O cão, que é um grande conhecido dos moradores da Vila Clementino, chegou sem identificação e o nome que ganhou não tem nenhuma mística por trás. Ele veio de uma conversa comum entre dois funcionários, Wilson Souza e Edson Santana.  

“Quando ele chegou, nos perguntamos que nome iríamos dar para ele. Ficamos pensando em nomes e eu sugeri ‘Tobi’, o Edson não gostou e disse ‘vamos melhorar! Tobias!’. E assim ficou”, conta Wilson, um dos frentistas que trabalha há mais tempo no posto e é um dos que possui mais afinidade com o cão. 

tobias

Cachorro Tobias, o mais querido da Vila Clementino.
Victor Godoy

No início, o dono do posto não queria o cão no estabelecimento e os frentistas não tinham como sustentar o cachorro por conta própria. Mas logo ele percebeu que os trabalhadores gostavam muito do cachorro e que aquela situação estava trazendo novos clientes para o posto, fazendo com que ele aceitasse o novo morador.  

Não demorou muito para uma pessoa decidir arcar com os custos para que o Tobias continuasse no posto, até então ele estava sendo mantido com o dinheiro da famosa “caixinha”, que são as gorjetas que os frentistas recebem dos clientes, e ele ganhou uma madrinha.  

Veja mais em ESQUINAS

Ansiedade, stress e choro: como os pets reagem ao isolamento social

Muito mais que um bichinho: adoção é uma responsabilidade para a vida

“Descompasso entre ética e política”: entenda as implicações do uso da cavalaria pela PM

Vitoria Saddi, economista e mãe de cinco pets, assume que trata Tobias como uma espécie de afilhado. Ao ver a situação dele no posto, quis ajudar os frentistas e principalmente o cão, dispondo-se a pagar os banhos semanais, as vacinas, a tosa, a castração e até a acupuntura do novo habitante daquele local, o que foi prontamente aceito por todos de lá. O presente mais recente foi uma charmosa coleira do desenho animado “Os Simpsons”. Quem vê até pensa que Vitória é dona de algum Pet Shop, mas ela apenas faz isso por simpatia com o amigo de quatro patas. 

Antes de começar a ajudar o Tobias, a economista já conhecia sua história, uma vez que sempre frequentou aquele posto e sabia das dificuldades que os funcionários passavam para cuidar do pet. Desde então, ela visita o afilhado duas vezes por semana para ver como ele está e se estão precisando de alguma coisa para deixá-lo confortável. 

tobias

Casa onde Tobias descansa no posto de gasolina.
Victor Godoy

O Tobias é mais gentil que muita gente. Interage com os funcionários, faz companhias para eles durante o expediente e nos horários de almoço, principalmente em épocas de frio como em junho, pois o refeitório é uma área mais bem aquecida. De modo geral, ele é um cão bastante dócil com as pessoas, pede carinho e interage tranquilamente.  

Com os carros, principalmente os que fazem barulho, ele não é tão simpático assim, late bastante quando eles passam pelo posto, o que ajuda a criar uma imagem de “cão bravo”. E em um posto de gasolina não querer que passe carro, é a mesma coisa que pedir para não ter areia na praia, felizmente ele segue o dito popular de que “cão que late, não morde”.  

Ele gosta muito das companhias que conquistou e pode ser considerado de todo mundo, afinal, ele tem a sorte de ter sido acolhido por tantos quando se perdeu de seu antigo dono. Para confirmar que ele escolheu o posto como sua casa, Vitoria relembra uma das vezes em que ele “fugiu”:

“Uma vez minha irmã mandou um passeador lá para dar uma volta com o Tobias, assumindo que ele era um cachorro normal, mas não é. O passeador foi dar uma volta com ele na Praça Ayrton Senna, mas ele cavou um buraco e fugiu! Os caras do posto me ligaram desesperados e explicaram o que aconteceu. Então a gente foi procurar e mesmo com a plaquinha ele voltou sozinho”, conta a madrinha de Tobias. 

Fato é que Tobias é um grande fã de dar esses “rolês”, já que adora companhias e não gosta de ficar sozinho, então de vez em quando ele vai dar suas voltas e podem achar que está perdido. Mas ele sempre volta para sua casa, que vai além do espaço físico do posto, o seu lar é com aqueles que o querem por perto, como Vitoria, Wilson, os outros funcionários do posto e quem mais quiser o conhecer.  

Basta ir à Rua João de Castilho que a figura carimbada da Vila Clementino estará lá. E lembre-se: evite ir de carro. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.