Assim como o Natal, o Dia das Crianças também altera a manufatura de produtos, contratação de funcionários e planejamento de estoque
Comemorado no dia 12 de outubro, o dia das crianças é uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil. Por isso, apesar da crise financeira causada pela pandemia, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) estima que a data movimente o comércio superando as últimas datas comemorativas, como o dia das mães e o dia dos pais. É a segunda data de maior lucro no ano, perdendo somente para o natal.
Brinquedos, peças de vestuário, itens de tecnologia, como celulares e videogames estão entre os produtos mais procurados para a data. A Abrasce planeja que o gasto seja na média de R$100 reais por consumidor, mas também prevê que mesmo com o balanço positivo em relação ao resto do ano, as vendas serão menores do que as do ano passado por conta da pandemia.
As comerciantes Flora da Costa, 62 anos, e Juliana da Costa, 37, conduzem um negócio de família focado na produção de bonecas reborn, que são feitas de forma artesanal e parecem bebês de verdade. Como associadas ao mercado de brinquedos, elas falam que a sazonalidade do dia das crianças e do natal afetam seu empreendimento.
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“As vendas aumentam muito em compensação ao resto do ano. Desconsiderando natal e dia das crianças, só vende quando um tio, um padrinho ou pai quer dar de presente de aniversário. Então, no dia das crianças, a procura é maior. Então, a produção aumenta bastante, são meses que temos que temos que antecipar muito a fabricação para não perder venda”, afirma Flora.
A produção dentro de todo esse mercado, que engloba varejo e comércio, já se prepara com antecedência para que não falte nada e não haja prejuízo financeiro. Isso engloba várias áreas, como por exemplo: planejar o estoque, estabelecer um rodízio de vendedores ao se tratar de lojas físicas e a manufatura das mercadorias.
“Nossos produtos são encaminhados via correio ou transportadora pelo Brasil inteiro. O dia das crianças é em outubro, em agosto já começamos a pensar em todos os itens que precisamos ter para a produção e procurar tudo com antecedência. Afinal, muita coisa fica faltando devido a procura próxima do dia”, explica Flora.
Mas, como em todos os estamentos da economia, é fato que a pandemia terá reflexo direto nas previsões de compra. Conforme divulgado pela CNN Brasil, espera-se o melhor resultado das vendas derivadas de datas comemorativas, porém, com uma queda de 15% em relação ao ano anterior.