Casperianos produzem podcasts sobre empreendedorismo no jornalismo. Conheça! - Revista Esquinas

Casperianos produzem podcasts sobre empreendedorismo no jornalismo. Conheça!

Por Redação : agosto 20, 2021

Programas produzidos na disciplina de Empreendedorismo abordam desde jornalismo independente até agências de checagem

Com a difusão das redes sociais e migração dos conteúdos publicitários de veículos de comunicação para influenciadores, muito se fala sobre a crise do jornalismo. Ou melhor, a crise do que entendíamos como jornalismo. O modelo de negócio conhecido há poucas décadas está obsoleto, e é necessário que profissionais e futuros jornalistas repensem os caminhos da profissão. É nesse cenário que entra a disciplina de Empreendedorismo e gestão de projetos, ministrada pelo professor Jorge Roberto Tarquini, para os alunos do 3º ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.

Como um dos trabalhos da matéria, os estudantes produziram podcasts sobre diversos temas relacionados ao empreendedorismo no jornalismo, além de questões importantes para a sustentação de negócios jornalísticos, como financiamento e monetização.

Confira algumas das produções a seguir.

Universo jovem e o consumo de jornalismo

Entenda a relação dos jovens com o noticiário e o consumo de jornalismo.

Financiamento e monetização de Jornalismo Independente

Conheça o modelo de financiamento e de monetização de grandes nomes do jornalismo independente brasileiro, como A Ponte, Agência Mural, Agência Pública e Mídia Ninja.

Mercado de aplicativos de jornalismo

Saiba se aplicativos são tendência (ou não) no jornalismo e entenda como funcionam esses apps no Brasil e no mundo.

Esquinas estreia podcast que explica a mais surreal das eleições nos EUA

Casperianos podcasters: 5 produções independentes de alunos e ex-alunos

De política a histórias constrangedoras: conheça 5 podcasts feitos por casperianos

Mercado de podcasts de Jornalismo no Brasil

Conheça o mercado de podcasts de jornalismo no Brasil, formado por sucessos como Mamilos, Praia dos Ossos, da Rádio Novelo, entre outros.

Investimento publicitário no Jornalismo

Entenda as tendências futuras do investimento em publicidade nos diversos meios, como TV, rádio, jornais e revistas, internet e mídia out-of-home (OOH).

Movimentos que combatem o discurso de ódio e as fake news

Conheça movimentos como Sleeping Giants, Boicote e Brand Safety, que trabalham para combater fake news na internet, e saiba como grandes plataformas de redes sociais determinam o que é fake news ou discurso de ódio.

Fontes de financiamento para projetos de Jornalismo

Conheça as principais formas de financiamento para projetos jornalísticos, como leis de incentivo​, linhas de crédito, crowdfunding​ e investidores.

Negócios de Jornalismo em redes sociais

Entenda como empreendimentos de jornalismo podem atuar por meio das diversas redes sociais.

Agências de fact-checking no Brasil

Conheça as principais agências de checagem do Brasil (Aos Fatos, Lupa, Comprova, entre outras), saiba como funcionam e se financiam e entenda por que podemos confiar nelas.

​Encontrou um erro? Avise-nos.