De aposentadoria de Brady ao colapso de Hamlin; veja tudo o que marcou a NFL nesta temporada - Revista Esquinas

De aposentadoria de Brady ao colapso de Hamlin; veja tudo o que marcou a NFL nesta temporada

Por Diogo Braga, Guilherme Agrella e Valentine Boutsiavaras : fevereiro 23, 2023

Foto: Parker Anderson via Flickr (CC BY-ND 2.0)

O Super Bowl LVII, do dia 12 de fevereiro, consagrou a temporada de 2022/2023 da National Football League (NFL). Confira o que aconteceu de mais importante nesse ano do futebol americano

A temporada da NFL começou no dia 8 de setembro de 2022, com Los Angeles Rams, na época atual campeão, perdendo para o Buffalo Bills. A partida terminou 31 a 10, com o show do quarterback Josh Allen.

O foi caracterizado por ser um período de transição, em que novas estrelas surgiram no cenário dos times. Por outro lado, a lenda sete vezes campeã do Super Bowl, Tom Brady, anunciou, novamente, a aposentadoria (dessa vez parece ser definitiva).

Outro evento que está na memória de todos os fãs da bola oval aconteceu no jogo da semana 17, entre Cincinnati Bengals e Buffalo Bills. Damar Hamlin, safety dos Bills, colapsou no campo no início do jogo e teve de ser levado ao hospital. A partida não prosseguiu, em respeito ao jogador, sua família e todos os seus colegas de time. Ele se recuperou, mas não pôde voltar a jogar desde então.

DESTAQUES

Durante a temporada regular, os dois finalistas do Super Bowl foram as equipes mais consistentes da liga. Chiefs, pela AFC, e Eagles, pela NFC, lideram suas respectivas conferências, com campanhas idênticas: 14 vitórias e 3 derrotas.

As surpresas da liga ficaram por conta de Seattle Seahawks e New York Giants. Com a ida do astro de Seattle, Russell Wilson, para Denver, a franquia se superou na liderança de Geno Smith, conquistando o prêmio individual de Comeback Player of The Year.

Se havia um time que ninguém apostava ir ao Divisional Round, era o Giants. Com um quarterback irregular, Damian Jones, a equipe desencantou no comando de Brian Daboll, que também ganhou como técnico do ano. Para coroar a ótima temporada regular, venceram os Vikings, na primeira rodada dos playoffs.

Tradicional na NFL, com cinco títulos, os 49ers e seu técnico, Kyle Shanahan, tiveram que se adaptar à lesão de dois quarterbacks durante o ano e ainda assim chegaram às finais de conferência. Jimmy Garoppolo, o titular da equipe, e seu reserva imediato, Trey Lance, se machucaram durante a temporada regular. Assim, Brock Purdy se tornou o titular e liderou a equipe rumo aos playoffs.

A temporada de 2022 marcou um novo começo para o Jacksonville Jaguars, com a chegada do novo treinador, Doug Pederson. Depois de um início difícil para o time, a equipe garantiu o seu quarto título de divisão, e a primeira aparição nos playoffs desde 2017. Na rodada do Wild Card, Jacksonville saiu vitorioso, por 31-30, obtendo a maior virada na história da franquia.

DECEPÇÕES NA NFL

A última temporada de Tom Brady na NFL não obteve grande sucesso. Embora o time da Flórida tenha sido campeão de sua divisão, ele caiu na primeira rodada dos playoffs para o Dallas Cowboys, dos contestados e irregulares Dak Prescott (quarterback) e Ezekiel Elliott (running back). Desde o título em 2021, o time de Tampa foi bem modificado e seu ataque terrestre estava bem abaixo do nível de Brady. O que não faltou nessa temporada foram os tablets quebrados pelo quarterback.

O Denver Broncos começou a temporada com esperanças de voltar a competir como um grande time e participar dos playoffs pela primeira vez desde 2015. O motivo foi a chegada de Russell Wilson, ex-quarterback do Seattle Seahawks, que assinou um contrato de R$ 1,5 bilhão por sete anos de vínculo com a franquia de Denver. O investimento foi alto e a confiança depositada em Wilson também.

No entanto, seu desempenho no campo em 2022 foi uma decepção. Os Broncos esperavam melhorar seu recorde de 7–10 em 2021, mas acabou com 12 derrotas e apenas 5 vitórias, em último lugar na AFC Oeste. O ataque do time foi classificado como o de menor pontuação na temporada, e esse mau desempenho no ataque foi um dos fatores que levou o time a ficar fora dos playoffs pela sétima temporada consecutiva.

Buffalo Bills entrou na temporada de 2022 como um dos favoritos a ganhar o Super Bowl LVII, mas o sonho acabou mais cedo do que o esperado. Nessa temporada, o elenco era considerado um dos melhores e mais completos da liga, com Josh Allen, Stefon Diggs e ainda com o reforço de Von Miller na defesa. O time de Buffalo perdeu para o Cincinnati Bengals na semifinal da Conferência, acabando com as chances do título.

Os Bills tinham um forte elenco e o favoritismo para dominar os playoffs, mas as lesões tiveram um grande impacto no desempenho do time. Apesar da decepção, o Buffalo Bills tentará se recuperar, e Josh Allen ainda espera a sua hora de brilhar.

Veja mais em ESQUINAS

NFL Draft 2022: confira as escolhas da primeira rodada e entenda mais sobre o evento

Amador no Brasil, futebol americano luta para sobreviver à pandemia

NBB: o que falta para a liga conseguir conquistar o público brasileiro?

SUPER BOWL LVII

O jogo mais esperado do ano pelos norte-americanos não deixou a desejar os fãs da bola oval. Kansas City e Philadelphia foram os melhores times da temporada regular e as casas de apostas apontavam os Chiefs como favoritos, apenas com um ponto a mais.

Liderado por Mahomes, em seu terceiro Super Bowl em cinco anos como titular, a equipe não era considerada favorita para ganhar a AFC. Tanto os Bills, quanto o vice-campeão Bengals de 2022, obtinham essa expectativa na conferência americana.

Com uma campanha de 14 vitórias e três derrotas, sendo somente uma delas em casa, a equipe comandada pelo técnico Andy Reid se classificou em primeiro na AFC West e passou pelo Jacksonville Jaguars (Divisional Round) e Cincinnati Bengals (AFC Championship Final) antes de chegar ao Super Bowl, o quinto da história da franquia.

Na busca pelo título, o adversário foi o Philadelphia Eagles, esquadrão treinado por Nick Sirianni e que desfilou tanto na temporada regular quanto nos playoffs. A campanha de 14-3, título da NFC East e triunfos surpreendentes por 38-7 e 31-7 contra New York Giants e San Francisco 49ers, respectivamente, credenciaram o QB Jalen Hurts a disputar a final no Arizona.

Na primeira etapa, o ataque de Filadélfia dominou completamente as ações. Com o jogo terrestre funcionando e Hurts distribuindo passes certeiros, Mahomes e seus companheiros encontraram muitas dificuldades, apesar da defesa ter forçado um turnover (fumble de Jalen Hurts) e anotado um touchdown inusitado. Mesmo assim, foram para os vestiários com placar negativo de 24 a 14.

No segundo tempo, a história do duelo mudou drasticamente. Na saída do intervalo, Patrick Mahomes deixou o campo com uma lesão em seu tornozelo, a mesma que já o incomodava desde o confronto contra os Jaguars. Porém, o camisa número 15 surpreendeu a todos e, de volta ao gramado, liderou a virada improvável dos Chiefs, contando também com a ajuda do time Special Team de Kansas City.

Kadarius Toney retornou um punch dos Eagles e levou a bola até a linha de cinco jardas do campo ofensivo, quando seu time ganhava por 28 a 27 e restavam 10 minutos e 30 segundos para o fim da batalha. Então, o TD veio em passe de Mahomes para o wide receiver Skyy Moore, colocando 35 a 27 no placar. Na sequência, Jalen Hurts encaixou um lançamento de 45 jardas para DeVonta Smith, que completou a recepção e saiu pela linha lateral. Na sequência, o próprio quarterback correu para a endzone e converteu a tentativa de dois pontos, também em jogada terrestre, para empatar o duelo em 35 a 35.

Por fim, controlando o relógio e ganhando território com passes completos e corridas de Patrick Mahomes, os Chiefs posicionaram o kicker Harrison Butker no centro do campo e, com chute de 27 jardas do mesmo no meio do “Y”, venceram o Super Bowl LVII.

Assim, Patrick Mahomes conquistou seu segundo Super Bowl em cinco anos de carreira, em partida marcada pela virada histórica liderada pelo camisa 15, que recebeu também o prêmio de MVP da temporada 2022/2023 da NFL. Agora, as discussões acerca do legado de Mahomes e as comparações com o recém-aposentado Tom Brady ficam ainda mais intensas. Os debates são pautados na possibilidade de Pat superar o número de títulos e/ou desempenho de Brady e, assim, tomar o lugar de GOAT do futebol americano (o melhor jogador de todos os tempos).

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.