Em busca por novo treinador, Carlo Ancelotti é visto como nome ideal para assumir a seleção - Revista Esquinas

Em busca por novo treinador, Carlo Ancelotti é visto como nome ideal para assumir a seleção

Por Pedro da Cunha Lopes : fevereiro 15, 2023

Foto: Mohan - Doha Stadium Plus Qatar via Flickr

CBF busca com que Ancelotti, técnico italiano, assuma o comando da equipe por três anos, começando em julho de 2023 e se estendendo até o final da Copa do Mundo de 2026

Desde o final da Copa do Mundo de 2022, disputada no Qatar, a seleção brasileira vive uma incógnita sobre o seu futuro comandante. A derrota nos pênaltis para a Croácia, nas quartas de final do mundial, estabeleceu um recorde negativo para o time, que completou 20 anos sem uma conquista de Copa do Mundo, o maior período desde 1970-1994.

A cultura do futebol brasileiro reflete em um jogo ofensivo, com passes rápidos, posse de bola e liberdade nas movimentações dentro de campo. Em meio a estas características históricas, vários nomes surgiram como possibilidades para assumirem o comando técnico da seleção brasileira. Uma das opções que mais agrada os dirigentes da CBF é o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid (Espanha).

O treinador se destaca por toda a sua experiência comandando grandes times. Ancelotti tem 63 anos e está no Real Madrid desde 2021. Em seu currículo vitorioso, o treinador conta com títulos por Juventus, Milan, PSG, Bayern de Munique, Real Madrid e outros gigantes do futebol europeu.

“O momento atual pede um técnico estrangeiro, e vejo Carlo Ancelotti como um ótimo nome para assumir a seleção”, afirma André Donke, comentarista dos canais ESPN.

Veja mais em ESQUINAS

20 anos do penta: relembre a trajetória da Seleção Brasileira na Copa de 2002 

Das gravatas às chuteiras: por que o futebol necessita de ações afirmativas raciais?

Os bilhões da Copa: quanto dinheiro gira em torno do maior evento de futebol do mundo?

Ele também é conhecido por ter uma boa relação com os jogadores brasileiros. No Real Madrid, inclusive, comanda alguns dos nomes importantes da Seleção, como Vinicius Jr., Rodrygo e Éder Militão.

“Para treinar uma seleção, que é muito diferente de um time, talvez seja até mais importante a relação com as pessoas e a gestão de grupo do que repertório tático. Afinal, não dá para criar conceitos que demandam muita prática para serem aplicados, já que a reunião dos jogadores e as partidas são bem mais escassas do que no calendário das equipes”, adiciona Donke.

Segundo o portal ESPN, a CBF já tem uma sinalização positiva do staff do treinador para conversas após o fim da temporada europeia, que termina em junho. Neste momento, as partes não vão confirmar publicamente qualquer acordo e não há nenhum compromisso assinado, visto que o italiano tem contrato com o clube espanhol até julho de 2024.

Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, tem o desejo de assinar um contrato de três anos com o treinador, válido a partir de julho de 2023, fim da temporada europeia, até agosto de 2026, final da Copa do Mundo, com possibilidade de renovação por mais ciclos.

A entidade também se preocupa com um técnico que comande a equipe nesse período de transição, já que a primeira data Fifa do ano está prevista para março. Uma das opções é a integração temporária de Ramon Menezes, campeão sul-americano como treinador da seleção sub-20 para a equipe principal neste período.

Editado por Anna Casiraghi

Encontrou algum erro? Avise-nos.