Com ingressos esgotados, final do CBLOL contou com cosplayers, stands de grandes patrocinadores e atrações musicais de destaque na abertura do evento
No último sábado, 3 de setembro, ocorreu a grande final do segundo split do CBLOL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. Finalistas das chaves superior e inferior do campeonato, respectivamente, as equipes paiN Gaming e LOUD se enfrentaram no Estádio Olímpico do Ibirapuera, que contou com mais de 10 mil lugares ocupados.
Patrocinadores e instalações
As marcas Kit Kat, Heineken 0.0 e Santander marcaram presença no evento com diversão e “mimos” para os gamers e torcedores presentes. Representantes da marca da Nestlé passeavam pelos arredores da arena entregando chocolates, enquanto Heineken 0.0 e Santander instalaram lounges fixos.
Na compra de uma cerveja sem álcool, o torcedor ganhou um copo personalizado do CBLOL. Aos que fossem até o stand do banco, havia uma atração para tirar fotos e vídeos em uma câmera de 360 graus com itens do jogo League of Legends.
Neste lounge bar, os maiores de 18 anos podem curtir uma @heinekenbr 0.0 e levar um copo especial do #CBLOL pra casa! pic.twitter.com/QYvrt89GBh
— CBLOL (@CBLOL) September 3, 2022
O estádio estava rodeado por lojas dos times participantes do CBLOL, junto a espaços para tirar fotos. Houve um meet and greet, denominado “Blue Carpet”, que contou com influenciadores e ex-players como Baiano, Revolta e Thaiga.
O Blue Carpet da @heinekenbr 0.0 aqui na Grande Final do #CBLOL só tem os brabos! 😎
Se liga na galera que já chegou pra curtir um LoLzinho de qualidade! 👀 pic.twitter.com/8oW0WNxPwP
— CBLOL (@CBLOL) September 3, 2022
Além das lojas e lounges, uma praça de alimentação estava presente com food trucks e comidas semelhantes às vendidas em jogos de futebol.
Abertura e halftime show
A abertura teve início com uma apresentação de acrobacias de cosplayers dos campeões Xayah e Rakan, personagens presentes em todo o evento. Junto a eles, dançarinos e percussionistas corroboravam com a imersão da cerimônia.
Os cantores Rincon Sapiência, BNegão e Katú Mirim fizeram a abertura, tendo composto uma música especial para a decisão do torneio, com o nome de “A retomada”.
Após o show, o influenciador Luva de Pedreiro marcou presença em entrevista no Estádio, dizendo que os dois times finalistas “são os melhores do mundo”. O jovem, com sua frase-tema “Receba!”, foi ovacionado pelo público. Logo depois, o duelo entre LOUD e paiN foi iniciado.
RECEBAAAAAAAAAAAAA, PAI! 🙅♂️
Olha o @luvadepedreiro com a gente acompanhando a Grande Final do #CBLOL diretamente do Ginásio do Ibirapuera!
🔴 https://t.co/A7ZSPZMdYc | @sportv 4 pic.twitter.com/mv3SBrowve
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No intervalo do segundo jogo, uma surpresa para os torcedores: um show no intervalo da dupla de DJs Cat Dealers e a banda de rap Haikaiss, com patrocínio da Heineken. Tocando hits como No Body, Rap Lord e Irmão DQbrada!, os artistas foram bem recebidos pelo público.
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Campeões invictos
A equipe de League of Legends da paiN Gaming surgiu em 2012. Desde então, acumula três títulos e seis vice-campeonatos nacionais – recorde que, antes desta edição, era da Vivo Keyd. Já a equipe de LoL da LOUD nasceu em 2020, recebendo seu primeiro título neste split.
O último confronto entre os dois times foi na final da chave superio, jogo no qual a paiN levou a melhor com um 3 x 2, com direito a PentaKill do top laner Wizer no quinto jogo.
A equipe dos tradicionais era a favorita dos casters e grandes personalidades do cenário para levar o campeonato. Apesar disso, o embate terminou com um 3 x 0 para a Loud.
Em coletiva de imprensa, o mid laner Thiago “Tinowns” Sartori comentou sobre o motivo da vitória e a diferença entre os dois embates. “Na outra série que tivemos contra eles, acho que fomos pegos desprevenidos e não entramos confortáveis no jogo. A gente mostrou que, quando entramos confortáveis, a gente sabe jogar. Independente de ser 3 a 0 ou 3 a 1, essa ia ser uma série muito difícil pra eles”, ressaltou Sartori.
Neste embate de três jogos, Tinowns morreu apenas uma vez. Isso garantiu a ele o título de “Craque da partida” pelos analistas Mastercard no CBLOL.
O que é ser LOUD? pic.twitter.com/Ig5HtmrlDX
— LOUD 🇧🇷 (@LOUDgg) September 3, 2022
Sonhos que se tornam realidade
A grande final não foi só uma realização para os vencedores. ESQUINAS entrevistou Tábata “Tabs” Alcântara, uma das apresentadoras do campeonato. A repórter, que estava presente como torcedora em 2019, afirma que se emocionou ao rever o estádio – desta vez, trabalhando na frente das câmeras. “A Tabs de 2019 estaria muito feliz, assim como eu estou, porque esse era o nosso sonho”, conta a jornalista.
Agora sim a ficha caiu 💟 entreguei minha primeira final de #CBLOL para um Ibirapuera lotado e fulminante, para milhares de pessoas assistindo online, e principalmente para mim mesma
Foi ainda melhor que nos meus sonhos
Obrigada por viverem isso junto comigo
Fizemos história! pic.twitter.com/WHb5D4MXAB— tabsssssssssssss #CBLOL (@_tabssx) September 4, 2022
A caster agradece a oportunidade e espera que surjam mais não só para ela, mas “que venham para as outras meninas também”. Neste evento, quatro mulheres estiveram presentes em frente às câmeras na final, fato inédito no campeonato. “Quero que na próxima vez sejam dez, depois 20 meninas e a gente domine tudo isso”, afirma Tábata.
Ana Carolina da Silva, 21, torcedora da equipe Red Canids, veio de Curitiba até São Paulo para presenciar a final. Mesmo que o time não estivesse participando, ela diz que foi gratificante presenciar o evento. “Parecia que eu estava vivendo um sonho, sabe? Eu gravei o máximo que eu consegui para eu poder relembrar e reviver aquilo de novo. Toda vez que eu tiver oportunidade, vou voltar, porque essa emoção que o e-sport nos proporciona é inexplicável”, destaca Silva.
“É muito bonito e muito bom estar ali. Todo mundo que eu conversei, mesmo que eu não conhecesse ou não soubesse o nome, foi muito gente boa. (…) Com certeza isso vai ficar marcado na minha vida. Para mim foi um dia incrível”, completa a torcedora.
O segundo split anual brasileiro termina, mas a LOUD ainda tem caminhos a trilhar. No dia 29 de setembro, inicia-se o Mundial de LoL, o Worlds 2022, e a equipe será a representante do Brasil. Os jogos serão transmitidos ao vivo no site do LoL Esports.