Capitaneado pela esquerda, ato do Dia das Mulheres na Paulista tem críticas a Bolsonaro e Mamãe Falei - Revista Esquinas

Capitaneado pela esquerda, ato do Dia das Mulheres na Paulista tem críticas a Bolsonaro e Mamãe Falei

Por Anna Casiraghi, Juliano Galisi e Nathalia Jesus : março 9, 2022

Cartazes diversos são expostos por manifestantes durante passeata

Dominado por partidos de esquerda, centrais sindicais e coletivos feministas universitários, o ato de São Paulo pelo Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8) reuniu manifestantes em dois quarteirões da Avenida Paulista

* Reportagem publicada simultaneamente pelo UOL Universa

De bandeiras de pautas feministas — como legalização do aborto e combate à pobreza menstrual — a uma espécie de “ensaio geral” para o período eleitoral, os grupos de mulheres se concentravam na frente do Museu de arte de São Paulo, o MASP, com cartazes e gritos de guerra contra o atual governo de Jair Bolsonaro (PL).

Presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de São Paulo, Naiara Souza, 26 anos, analisa o 8 de março deste ano como a primeira das grandes manifestações esperadas por causa das eleições. “Este ato abre as manifestações de rua. As mulheres, mais uma vez, assumem uma responsabilidade muito grande, que é inaugurar um palco de luta”.

Coordenadora da campanha “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, Leila de Almeida, 58 anos, considera que os últimos anos atravancaram a progressão das pautas feministas no país.

“Precisamos considerar que tivemos um retrocesso devido ao golpe misógino. Perdemos uma presidente principalmente pelo fato de ser mulher.”

Veja mais em ESQUINAS

Doc sobre Marielle é “um tributo, mas também para exigir respostas”, diz diretor

“As mulheres se uniram para fazer a história do futuro”: evento organizado por frentes casperianas debate vitórias e percalços do movimento feminista

Feminismo para os 99%: Por que o movimento deve se aliar a outras lutas para se fortalecer

 

‘Mamãe Falei’ e Bolsonaro foram alvo de protestos

O pedido de cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, o ‘Mamãe Falei’, e a condição feminina na guerra da Ucrânia também apareceram como pautas no protesto; a representatividade feminina na política também foi problematizada pelas manifestantes.

“A política de cotas para os partidos acaba por colocar na eleição muitas mulheres sem compromisso com a pauta feminista. Precisamos ser vigilantes”, afirma Leila.

Sem intercorrências

Durante o protesto, um mediador da Polícia Militar esteve à disposição para colaborar na interlocução entre manifestantes e tropas da instituição.

Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB – SP, Priscilla Beltrane, que integra o Núcleo de Ações Emergenciais da entidade, ressaltou a tranquilidade da manifestação. “A função é observar como a polícia atua, avaliando também as reuniões preparatórias e os policiais de trânsito”, declara.

 

Como é ser mulher hoje no Brasil

A manifestação “8M” deste ano ocorre em um contexto em que a condição feminina no Brasil passa por um processo de degradação. De acordo com o Global Gender Gap Report, relatório anual sobre desigualdade de gênero organizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), o Brasil figura na 93º posição entre 156 nações em relação ao progresso pelo fim das disparidades entre mulheres e homens em áreas como economia, educação, saúde e resultados políticos. Considerando somente a América Latina, o país é vice-lanterna, superando apenas a Guatemala. Em relação ao primeiro relatório, em 2006, o Brasil despencou 26 posições.

O índice geral é uma média das quatro áreas analisadas pelo estudo: acesso à educação, participação política, igualdade econômica e expectativa de vida. O Brasil só pontua bem nesse último quesito. No índice de participação política, o pior resultado: ficamos em 108º lugar entre os países pesquisados, patamar ligado ao baixo número de mulheres em ministérios e no Congresso do país.

Para Naiara Souza, da USJ, isso é vivenciado no cotidiano de quem atua na luta pela igualdade das mulheres. “Se conseguirmos eleger um candidato progressista e inaugurar um novo ciclo no Brasil, espero que as mulheres ocupem, em 10 anos, mais espaços de poder, posições no mercado de trabalho e protagonismo no desenvolvimento político nacional”.

Encontrou algum erro? Avise-nos.