Educação e voto “útil” marcam debate do UVAU com candidatos a deputado estadual - Revista Esquinas

Educação e voto “útil” marcam debate do UVAU com candidatos a deputado estadual

Por Carolina Galimberti, Maria Eduarda Cardim, Marien Ramos Ruiz e Nicolas S. Jacomelli : setembro 23, 2022

Com debate protagonizado pela divergência sobre a disputa das eleições à presidência, candidaturas de nove partidos discutiram seus projetos no prédio da FEA-USP nesta quarta feira

Na última quarta-feira (21), o Universidade Vai às Urnas (UVAU) promoveu o debate entre os candidatos a deputado estadual em São Paulo. O evento contou com a participação de nove candidaturas, sendo elas: Amanda Bispo (UP), Bancada Feminista (PSOL), Bancada Trabalhista (PDT), Duda Hidalgo (PT),  Eddy Antonini (REDE), Gabriel Belém (PSB), Mariana Moura (PCdoB), Mandi Coelho (PSTU), Uriã Fancelli (Podemos). Leo Siqueira (NOVO) foi convidado mas não compareceu.

Sediado na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), as candidaturas levantaram questionamentos relacionados à divisão da esquerda na corrida eleitoral deste ano. A maior tensão ocorreu com críticas ao voto “útil” no primeiro turno com uma discussão acalorada entre as candidatas do PT e do PDT.

O modelo econômico apresentado pelo partido do candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva também foi questionado pela bancada trabalhista, que apoia o candidato Ciro Gomes na corrida presidencial. Neudes Carvalho (PDT)  afirma que está à esquerda do PT, uma vez que “ficar injetando só na garganta dos grandes ricos não é governo para a classe trabalhadora” em resposta à pergunta de Duda Hidalgo (PT) sobre o seu posicionamento em uma eleição de alto risco.

No segundo bloco do debate, os candidatos tiveram a chance de fazer perguntas uns aos outros e temas como educação, financiamento de campanha, cotas, meio ambiente e o atual governo do presidente Jair Bolsonaro foram discutidos.

Em seguida, no terceiro bloco, as entidades organizadoras formularam perguntas sobre a necessidade de novas pautas nos projetos, a realidade do estado de São Paulo e o futuro das universidades públicas.

“Só as eleições não bastam. Nós precisamos mobilizar as bases, as ruas, a classe trabalhadora, as mulheres” ressalta a candidata Carolina Iara (PSOL) da Bancada Feminista.

Veja mais em ESQUINAS

Líderes na corrida pelo governo de SP não comparecem e esquerda protagoniza primeiro debate presencial da UVAU

Eleições 2022: conheça os principais candidatos a governador de SP

Estudantes expressam indignação com ataques de Bolsonaro à democracia

Gabriel Belém (PSB) em tom de decepção lamenta o debate parecer “uma grande análise de conjuntura” das eleições presidenciais e sentiu falta de propostas presentes no plano de governo de cada candidato: “São Paulo,  a Alesp, e o cargo de deputado é algo muito importante para se reduzir uma repetição da disputa nacional”.

Já Eddy Antonini (REDE) fala sobre a importância de eventos como o do UVAU para dar continuidade a uma democracia que havia tempos não existia.

Em entrevista para ESQUINAS, Mandi Coelho (PSTU) aponta que sentiu falta de falas sobre emprego, no caso desemprego, uma vez que o debate era voltado para o público jovem. A candidata também comenta sobre a importância da organização de um debate como esse, feito por universitários e com um público majoritário de estudantes, “Estamos em um momento em que o presidente da república está atentando contra nossas liberdades democráticas.”

Os estudantes também marcaram presença com gritos de “Fora Bolsonaro” e mobilização de cantos de militância socialista em apoio à fala da candidata Mandi Coelho (PSTU) sobre falência do capitalismo e “tarefa de derrotar” Bolsonaro. A atitude da plateia destoa da realidade brasileira, já que, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 13 a 15 de setembro, 70% ainda não decidiram seu voto para deputado estadual. Números altos que vêm se repetindo desde a passada eleição.

Dos nove candidatos presentes, oito se denominam de esquerda, com exceção de Uriã Fancelli (Podemos) que é de centro. A frase “Estamos todos do mesmo lado” foi dita diversas vezes pelos convidados, porém, as divergências dos pontos de vista de cada um era clara, com focos distintos e propostas que seguiam linhas de pensamentos diversas.

“No entanto, você tem razão, nós temos vários projetos diferentes, então acho que nós estamos em um ano muito desafiador que nós precisamos refletir como que nós derrotamos o Bolsonaro, mas principalmente o bolsonarismo como a expressão de um fenômeno político que surgiu no Brasil e no mundo”, relata a candidata do PSTU em relação às “diferentes esquerdas” presentes no evento.

O debate organizado na FEA, faz parte do projeto Universidade Vai às Urnas, iniciativa de estudantes com o intuito de buscar proximidade entre a política institucional do ambiente universitário, já realizou diversos debates com candidatos aos cargos que serão eleitos em 2022. A UVAU organizou debates com candidatos a governador, deputados estaduais e candidatos federais, durante o mês de setembro, o ciclo se encerra dia 23, com o debate de candidatos a senador.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.