Eleições francesas: a vitória de Macron pelo olhar de quem votou em São Paulo - Revista Esquinas

Eleições francesas: a vitória de Macron pelo olhar de quem votou em São Paulo

Por Maria Clara Matos : abril 27, 2022

Eleições para cidadãos franceses aconteceram em São Paulo no colégio Liceu Pasteur. Foto: Maria Clara Matos/Revista Esquinas.

Cidadãos franceses em São Paulo também participaram da eleição; confira depoimentos de quem votou por aqui

Neste sábado (23), a corrida ao Palácio do Eliseu tomou conta do Colégio Liceu Pasteur, em São Paulo. Das 8h às 19h, cidadãos franco-brasileiros e franceses que residem no Brasil tiveram seus votos computados para a disputa que consagrou Emmanuel Macron, atual presidente da França, para mais um mandato como chefe de estado. 

Estimativas não oficiais divulgadas logo após o fechamento das urnas no domingo (24) apontam a reeleição do centrista com 57,3% dos votos, enquanto a candidata de direita radical, Marine Le Pen, perde com 42,7%. Os resultados definitivos só serão divulgados pelo Ministério do Interior da França no dia 27 de abril. A posse está prevista para o dia 13 de maio, no Palácio do Eliseu, em Paris, enquanto as eleições legislativas estão marcadas para ocorrer entre os dias 12 e 19 de junho deste ano. 

Apesar da derrota, Le Pen conquistou o melhor resultado da extrema-direita na história da política francesa, com um aumento significativo de mais de oito pontos percentuais em relação ao último pleito, quando perdeu a disputa com Macron por uma margem muito maior – à época, a direitista marcou apenas 33% dos votos no segundo turno. Temas relacionados à gestão da pandemia, o controle da imigração e o futuro da economia francesa foram os principais temas de preocupação dos eleitores no Brasil. 

Voto à distância

Ainda que o Palácio do Eliseu esteja a um oceano de distância do Brasil, a eleição presidencial contou com um posto de votação em São Paulo, no Colégio Internacional Liceu Pasteur. Por lá, eleitores franco-brasileiros e franceses puderam decidir sobre o sucessor na chefia de estado da França.  

Mesmo com comparecimento tímido ao longo do dia, o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, assegura que a participação do eleitorado foi três vezes maior do que há duas semanas, no primeiro turno. Essa modalidade de voto, realizado com o cidadão no exterior, é denominada voto por procuração. 

Os eleitores franceses foram às urnas no domingo, 24. Diferentemente do Brasil, a França utiliza o voto por papel – todos os trâmites eleitorais, portanto, são mais burocráticos e morosos. Em razão disso –  e também pela questão do fuso horário -, os cidadãos residentes no Brasil tiveram que votar com antecedência, no sábado. Como assinala d’Orfeuil, logo depois das 19:00, as urnas são abertas por uma equipe de cerca de quarenta pessoas, incluindo o cônsul.  

A contagem das cédulas é verificada por 10 funcionários franceses e franco-brasileiros. Por volta das 23:00, o resultado é enviado ao Ministério das Relações Exteriores, em Paris. O órgão francês é responsável por receber as informações de voto de cidadãos franceses que moram no exterior e transmiti-las ao Ministério do Interior – um trabalho e tanto, considerando que a França possui unidades políticas, dentre comunas e territórios de ultramar, em todos os continentes do mundo. 

abstenção em alta

O comparecimento em São Paulo segue a tendência observada na França Continental: estima-se que a taxa de abstenção do segundo turno deste ano seja a segunda maior da história do país. Os dados foram expostos em live no Instagram do jornal francês Le Monde Diplomatique. As pesquisas não-oficiais estimam 28% de abstenção, cerca de quatro pontos percentuais a mais do que o mesmo cenário (entre Le Pen e Macron) em 2017.  

O índice só fica atrás da disputa de 1969 entre Alain Poher e George Pompidou, quando 31,1% do eleitorado se absteve. De acordo com o OECD Better Life Index, iniciativa que reúne dados sobre o progresso econômico e social de diversos países, a participação francesa nas últimas eleições, em 2012 e 2017, esteve acima da média global – 75% contra 69%. A abstenção ascendente desde então, nesse sentido, mostra-se preocupante.

Yves Teyssier d’Orfeuil considera que muitos fatores podem estar interferindo na diminuição do engajamento do eleitorado, com destaque para o desinteresse e descrença da população pela política, mas não apenas: “É possível que seja isso [o desinteresse pela política], ou talvez a situação da guerra na Ucrânia… Há outras dificuldades, porém, que podem explicar a quantidade de votos”, explica o cônsul.

Lawson-Hellu Dissirama, estudante de Direito Franco-Alemão em Sarre, sente falta de novidades na política francesa, a começar por novos atores nas eleições. “Em relação ao cenário político ao longo dos anos, podemos dizer que não houve mudanças. Os candidatos são sempre os mesmos”, afirma a estudante. Filha de mãe francesa e pai imigrante, Dissirama caracteriza sua escolha nas urnas como não ideal, tendo escolhido seu candidato meramente em razão das circunstâncias do segundo turno. 

Apesar da forte coalizão de centro-esquerda para frear a ascensão da extrema-direita, Jean-Luc Mélenchon, fundador do partido e movimento populista França Insubmissa, não se pronunciou em relação à transferência de votos para o segundo turno. Mélenchon conquistou o terceiro lugar, com 21,9% dos votos, alcançando seu melhor resultado entre as três eleições que concorreu.

Veja mais em Esquinas

Segunda temporada do podcast Papo de Esquina aborda as Eleições Municipais em São Paulo

Esquinas estreia podcast que explica a mais surreal das eleições nos EUA

Em exclusiva a Esquinas, líder da Unidade Popular pelo Socialismo fala sobre o novo partido e as eleições municipais

Gestão e popularidade de Macron 

No Colégio Liceu Pasteur, uma senhora que não quis ser identificada revelou o descontentamento com a administração atual: “Macron já mostrou o que fez. Não precisamos de mais”. Entre possíveis motivos da queda de popularidade do presidente francês, a economia e a gestão da pandemia de coronavírus são os pontos que mais afetam seu desempenho entre eleitores.  

Segundo estudo do Observatório Francês de Conjecturas Econômicas (l’OFCE) publicado em março, o poder de compra por unidade de consumo aumentou 0,9% ao ano, chegando a um marco de cerca de 300 euros. Apesar disso, a França chegou a registrar 4,5% de inflação em março deste ano, acarretando em um aumento massivo no preço dos alimentos.   

Entretanto, a política econômica do governo de Emmanuel Macron demonstrou-se efetiva. Em 2021, a economia francesa atingiu um crescimento de 7%, registrando a maior alta em 52 anos segundo o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos (INSEE).  

Lawson-Hellu Dissirama, por outro lado, reconhece os defeitos da gestão Macron, mas considera o candidato a opção “’menos pior”. “Durante a crise de covid-19, o déficit aumentou e há mais aposentados do que pessoas trabalhando, por exemplo. Há sempre Marine Le Pen, que se aproxima cada vez mais, e para mim é um problema. Não quero viver em um governo de extrema-dreita”, declara. 

Sobre as políticas sociais do atual governo, Lawson-Hellu mostra-se satisfeita: “Eu, pessoalmente, gostei da política social de Macron. Ele reduziu o imposto habitacional para as classes médias e baixas”, explica. Dissirama refere-se a uma promessa da campanha de Macron em 2017. O projeto foi implementado de forma progressiva, eliminando 30% dos tributos em 2018, 65% em 2019 e o extinguindo por completo em 2020.  

Das propostas inéditas do presidente, apresentadas ao longo da atual campanha, destacam-se a supressão do imposto audiovisual, a construção de seis reatores nucleares e o aumento da idade mínima para aposentadoria de 62 para 65 anos. São temas e políticas que pautarão o próximo mandato. 

Propostas de Le Pen Macron

A candidata da direita radical francesa Marine Le Pen disputou pela terceira vez a eleição presidencial. Ela lidera desde 2011 o Rassemblement National, partido conservador francês fundado pelo pai, Jean-Marie Le Pen, em 1972. 

O mais polêmico projeto de Le Pen, certamente, é a proibição do uso do véu por mulheres muçulmanas. O projeto seria implementado progressivamente para “combater o islamismo”, como dito por Louis Aliot, ex-conjuge de Marine e político francês.  

A imigração na França também é debate entre os eleitores em São Paulo. Siréne, artista franco-brasileira de 60 anos, apoia a candidata e não acredita que os imigrantes desejem se “integrar” adequadamente à cultura francesa.  

“Quando tínhamos os poloneses e os italianos, que vieram antes da guerra viver na França, não havia problema. O problema são os de hoje, que não querem se integrar”, discorre Siréne. Segundo ela, a política defendida por Le Pen é uma política de integração. “O chamado que a França deve fazer agora é que os imigrantes venham para contribuir e não se aproveitar do sistema”. 

A candidata direitista também defendeu a privatização das empresas públicas de audiovisual e mídia, medida inédita no continente europeu. Apesar das alegações e planos de governo, Marine Le Pen é considerada moderada para a direita radical, que ganhou forma no discurso de polemistas como Eric Zemmour, candidato derrotado no primeiro turno com 7% dos votos.

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.