Segunda temporada do podcast Papo de Esquina aborda as Eleições Municipais em São Paulo - Revista Esquinas

Segunda temporada do podcast Papo de Esquina aborda as Eleições Municipais em São Paulo

Por Ana Ferrari : novembro 10, 2020

Nesta temporada, serão abordados temas relativos às propostas dos candidatos, os deveres dos eleitos e a dinâmica da eleição durante a pandemia

Às vésperas das eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo, 15 de novembro, muitas questões vêm à mente da população quanto à escolha de um candidato.

Considerando isso, a segunda temporada do podcast Papo de Esquina se propõe a informar e discutir sobre esses questionamentos que aparecem quando é necessário escolher os administradores da cidade

O podcast, produzido pela Revista Esquinas em parceria com a Rádio Gazeta Online, tem como produtores e apresentadores neste ciclo os casperianos Beatriz Foiadelli, Eduardo Reis, Júlia Goes e Sophia Moraes; com a supervisão do professor e editor da Revista Esquinas, Rodrigo Ratier.

No primeiro episódio, o tema abordado é o “Direito à Cidade” e como ele deve ser considerado na hora da escolha do candidato a votar. Esse conceito diz sobre o direito de usufruir plenamente dos recursos presentes nos municípios, e que muitas vezes são negados na falta de planejamento urbano.

Para discutir esta questão, o primeiro convidado é Vinícius Santana, graduado em Administração Pública pela UNESP e pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP. Quando ele fala desse conceito, destaca a teoria de David Harvey de que o “Direito à Cidade é, sobretudo, um direito coletivo e não individual. Porque essa transformação (do espaço urbano), inevitavelmente, depende de um exercício coletivo na forma de um processo de urbanização. (…) É um direito de refazer as nossas cidades, de um modo muito precioso e deixar de negligenciar principalmente os nossos direitos humanos.”

Veja mais:

+ Esquinas estreia podcast que explica a mais surreal das eleições nos EUA

+ Especialista explica como o ataque ao aborto legal escancara o machismo da sociedade brasileira

+ De Moreira Franco a Wilson Witzel, a corrupção fluminense antecede a Lava Jato

Os outros dois episódios dessa temporada serão lançados dias 11/11 e 13/11. Neles, os assuntos serão: os deveres e atribuições dos prefeitos e vereadores; e as peculiaridades da eleição durante a pandemia. Os entrevistados serão, respectivamente, o jornalista e mestre em ciência política pela USP, Márcio Juliboni; e a doutora em ciência política pela USP, professora da FGV, Graziella Testa.

Para você saber como foi o primeiro episódio da segunda temporada do Papo de Esquina, escute abaixo ou clique no aqui!

Encontrou algum erro? Avise-nos