"Muitos mais já morreram e a história não foi contada": ato na Paulista denuncia violência em terra Yanomami - Revista Esquinas

“Muitos mais já morreram e a história não foi contada”: ato na Paulista denuncia violência em terra Yanomami

Por Diogo Campiteli, Fernanda Soldateli e Maria Eugenia Cotait : maio 10, 2022

Sérgio Yanomami participa de ato indígena em frente ao MASP. Foto: Anna Casiraghi/Revista Esquinas.

Lideranças indígenas e legislativas se reúnem em frente ao MASP com gritos contra o garimpo ilegal, marco temporal e exigem justiça pelo povo Yanomami

No dia 9 de maio, um protesto durante o horário de pico na cidade de São Paulo ocupou duas faixas da Avenida Paulista. Movimentos sociais e representantes de diversos povos indígenas reivindicavam a saída de garimpeiros de terras demarcadas e resultados da investigação do caso da menina yanomami de 12 anos que, segundo denúncia relatada no dia 25 de abril, foi estuprada e morta por garimpeiros ilegais.

Apesar de ter sido divulgado na semana anterior, o protesto não contou com aviso prévio para a polícia por parte dos organizadores. Os manifestantes alegaram que não foi possível fazer o comunicado por conta da urgência das pautas o que acarretou em uma longa discussão entre os líderes e a polícia militar para determinar o percurso do ato. A intenção inicial era de seguir até o Pateo do Collegio, ponto simbólico para o movimento indígena devido ao museu que leva o nome do padre jesuíta José de Anchieta. Porém, pela baixa disponibilidade de agentes da Polícia Militar para garantir a segurança da passeata, foi definido de comum acordo que o ato seguiria somente até a Praça do Ciclista.

“Hoje estamos aqui em memória aos povos indígenas. Já fomos mortos no passado pelos bandeirantes e, hoje, o governo ocupa o papel desses bandeirantes assinando PLs para o genocídio do povo indígena”, grita Sônia Barbosa, liderança indígena Guarani, em discurso ao final do ato. A dispersão ocorreu por volta das 20 horas, com a promessa de marcar uma nova data para uma segunda manifestação, contando com a segurança da polícia e cumprindo o trajeto desejado.

Veja mais em ESQUINAS

Invasores aproveitam quarentena nas aldeias indígenas para desmatar e contaminar, denunciam Guajajara e Munduruku

Conheça as histórias de quem esteve no ato de 1º de Maio em São Paulo

Capitaneado pela esquerda, ato do Dia das Mulheres na Paulista tem críticas a Bolsonaro e Mamãe Falei

Mais do que um caso isolado

“Só aqui em São Paulo tem os Tupinambás, Pataxós, Tupi-guaranis. Todos estão revoltados, porque não são só eles [os Yanomami] que estão abandonados”, afirma Yakekan, 36 anos, da tribo tupi-guarani localizada em Mauá-SP.

Utilizando de grupos nas mídias sociais, indígenas de diversas localidades conseguiram se articular para comparecer ao ato de apoio aos yanomamis.“A gente tá conectado, nós povos indígenas estamos conectados desde sempre, são povos que estão constantemente em contato e hoje com a internet a gente tem uma facilidade muito maior”, diz Debora Martins, do grupo Pataxó de Alcobaça, extremo sul da Bahia, que veio para São Paulo pela manifestação.

Yakekan destaca que o caso ocorrido em terras Yanomami não é exclusivo e deve ser colocado em evidência para o restante da população: “Muito mais já morreram e a história não foi contada.”

Pedro Moreira · Entrevista com Yakekan

O protesto contou com personalidades importantes, como o vereador Eduardo Suplicy (PT), a covereadora Carolina Iara (PSOL) e o representante Sérgio Yanomami, além de apoiadores com diferentes faixas etárias e grupos sociais. “Os índios não precisam ser protegidos, eles precisam ter voz, ele é um cidadão e tem direito a terra, a língua, a cultura e ao rito como qualquer outra pessoa, isto é um direito.” disse Solange Lisboa, 70 anos, historiadora presente no ato.

Pedro Moreira · Cantiga para Bolsonaro

Editado por Nathalia Jesus e Anna Casiraghi

Encontrou algum erro? Avise-nos.