Jamal Suleiman, infectologista do Emílio Ribas: “Caminhamos para 300 mil mortes como se fosse natural” - Revista Esquinas

Jamal Suleiman, infectologista do Emílio Ribas: “Caminhamos para 300 mil mortes como se fosse natural”

Por Samirah Fakhouri : março 3, 2021

Jamal Suleiman critica a atuação do governo no combate à pandemia e ressalta a  importância da ampla e rápida vacinação para conter as infecções e as novas cepas

Aos 60 anos de idade, 37 deles atuando no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o médico Jamal Suleiman está cansado. Menos pela rotina diária de ao menos 8 horas no hospital referência contra a covid-19, e mais pela constatação de que pouco se aprendeu com a tragédia. “Depois de um ano de pandemia, as pessoas não conseguem ter o mínimo de empatia. A equação é clara: chegam as festas, as pessoas se aglomeram, novas variantes circulam, mais pessoas são hospitalizadas, a mortalidade aumenta”. Para Suleiman, o Brasil vive hoje seu pior momento na pandemia — e os picos observados depois das festas de fim de ano e carnaval devem se repetir logo mais, na Páscoa. Segundo o infectologista, somente com a combinação de distanciamento social e vacinação ampla e ágil — “com imunizante suficiente, daria para vacinar todo mundo até setembro” — é possível ser otimista quanto ao desfecho da pandemia. A seguir, os principais trechos da entrevista:

 

ESQUINAS Qual é a diferença dessa situação atual e do que se convencionou chamar de “pico” da pandemia no ano passado?

A diferença é que, apesar de termos adquirido experiência e conhecimento na condição dos casos graves, a gente não consegue diminuir a mortalidade. O número de casos é muito alto, e o sistema de saúde está extremamente tensionado. A consequência é uma quantidade muito alta de mortes.

ESQUINAS Como chegamos a essa situação?

Depois de um ano de pandemia, as pessoas não conseguem ter o mínimo de empatia. Nas festas de fim de ano, apesar de toda a recomendação para evitar aglomerações, as pessoas se aglomeraram. Mesmo com o carnaval suspenso, isso ocorreu de novo. Com aglomeração de pessoas, a infecção alastra. A equação é muito clara.

ESQUINAS Você diria que as pessoas se conformaram com a tragédia?

Há uma naturalização, uma vulgarização do problema. Parte dessa atitude tem endereço: Palácio do Planalto. Desde que a pandemia se instalou, ela vem sendo minimizada por ali. “Gripezinha”, “tem de enfrentar”, “coisa de maricas”. Quando uma pessoa que é formadora de opinião e que tem o papel de liderança diz essas coisas, há um efeito na população. Essa crise é mais do que sanitária, ela é política e mesmo pessoal. Estamos caminhando para 300 mil vidas perdidas como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

Veja mais em ESQUINAS

“Negacionistas me xingam de filho da p. para baixo”, diz infectologista do Emílio Ribas

“Só me deram uma máscara que já venceu. Agora é rezar”, acusa auxiliar de limpeza em hospital de SP

“Precisamos mudar como humanidade”, diz coordenadora de enfermagem sobre o pós-pandemia

ESQUINAS O que mais te chama atenção nesse processo de naturalização da covid?

O que eu acho mais interessante é que tornaram essa doença uma coisa normal, uma doença de transmissão respiratória que mata pessoas. Como se fosse correto dizer: “Se mata velho, qual é o problema? Eles morrem mesmo!” A gente precisa reverter esse pensamento. Isso não é natural: é um ponto absolutamente fora da curva que exige medidas farmacológicas e sanitárias — distanciamento social, usar máscaras etc.

ESQUINAS A situação tende a piorar?

A perspectiva é ruim. Ainda estamos sentindo o reflexo das festas clandestinas no carnaval. Em breve teremos o recesso da Páscoa, outro momento em que as pessoas se juntam. Se nada mudar, é só questão de tempo: dez, quatorze dias depois da Páscoa, começam a chegar novos doentes, que se juntam aos hospitalizados ainda do carnaval, pois a permanência é longa e o tratamento é de alta complexidade.

ESQUINAS É preciso endurecer as medidas de isolamento social?

Se a gente não tomar uma atitude drástica em relação ao isolamento, a perspectiva é muito ruim. Um lockdown seria importante, mas com contrapartidas econômicas, garantias de apoio efetivo para os setores afetados. Estamos vendo que um lockdown sem contrapartida não tem apoio da sociedade — as pessoas precisam trabalhar para sobreviver. E, sem o apoio da sociedade, não existe lockdown.

ESQUINAS As novas cepas do coronavírus preocupam?

A seleção natural explica grande parte do que está acontecendo com o vírus hoje. Os germes que ficam mais prevalentes são as que possuem maior facilidade de transmissão. Imagina-se que a cepa primária que deu início à pandemia já foi sobreposta por variantes com capacidade de infecção superior à da cepa primária.

ESQUINAS Essas novas variantes escapam às vacinas?

As vacinas foram desenvolvidas tendo como base a cepa inicial e, pelo que se sabe até agora, funcionam com diferentes níveis de eficácia também para as variantes. Mas como a seleção natural continua, é possível no futuro que alguma escape a esse processo, tornando o cenário mais caótico. Por isso é importante imunizar rapidamente a população. A vacinação reduz dramaticamente a seleção natural. Como há um “cinturão de proteção” de imunizados, o vírus fica restrito a universos menores, o que facilita o controle de eventuais surtos.

ESQUINAS Quanto tempo temos?

Eu diria que precisamos vacinar a população adulta do Brasil até setembro. E a gente tem condições de fazer isso: o Brasil tem 37 mil salas de vacinação. Se tivermos vacina é possível.

ESQUINAS E para termos vacina, falta o quê?

Falta vontade política, falta uma estratégia de saúde pública. Daí você corre atrás de insumo para fabricação, que é a grande demanda hoje. Precisamos sair dessa discussão estéril de paternidade da vacina. O Instituto Butantan e a Fiocruz são estruturas públicas que pertencem à população. Não importa quem vai ganhar esse jogo político, quem tem de ganhar é a população que precisa ser imunizada. Nós precisamos ter gestão. Infelizmente, não temos!

ESQUINAS Com um olhar otimista, se a vacinação acontecer até setembro, quais seriam os próximos passos?

A vacina tem a função de impedir a transmissão, a evolução do vírus e quebrar a cadeia de transmissão. Se conseguirmos uma dessas coisas, ótimo. Se conseguirmos duas, melhor. Três, excepcional. A partir daí, é você trabalhar os dados para saber se a imunidade das pessoas vai se manter, ou se a gente vai precisar fazer alterações no imunizante que já temos. E por último, não menos importante, saber qual dessas vacinas tem o melhor perfil para obter os três efeitos desejados.

O pós-vacinação ainda será de bastante trabalho. Mas, se nós conseguimos minimamente reduzir o número de casos, transformando uma pandemia em uma endemia, que significa uma circulação muito menor, pode-se usar o sistema de saúde para identificar casos, conter e bloquear a transmissão, retomando a economia e a vida normal.