Saúde e bem-estar: a importância da atividade física na terceira idade - Revista Esquinas

Saúde e bem-estar: a importância da atividade física na terceira idade

Por Leonardo Danza, Caio Innocencio, Lucas Vito e Juliano Bertaco : maio 5, 2022

Grupo de idosos faz exercício aeróbico em praça. Foto: Chico Bezerra

Atividade física ganha importância extra na terceira idade. Saiba mais sobre os benefícios da prática de exercício físico nessa etapa da vida

Quem chega na terceira idade tem muita história e experiência para contar. Junto com tanta vivência, entretanto, é comum que os idosos estejam acompanhados de dores, problemas de saúde e necessidade de cuidados especiais. Porém, existem maneiras de amenizar esses ônus, e a prática de atividades físicas é a principal delas. Manter o corpo ativo é o melhor remédio para a saúde física e mental e, para a terceira idade, isso é mais importante do que nunca.  

Questão de saúde terceira idade

Há muitas pessoas que praticam atividade física simplesmente pelo prazer que os exercícios proporcionam, a partir de liberações naturais de serotonina no corpo. A principal razão para manter uma rotina assim, todavia, com certeza é uma questão de saúde. “Para a terceira idade, são inúmeros os benefícios [da prática de exercício físico], mas o principal é a questão de saúde, pois isso ajuda muito contra pressão alta, osteoporose e diabetes. Também representa uma grande melhora na qualidade do sono, na questão disciplinar e mentalmente de uma maneira geral”, disse Raquel Corrêa, 60, professora universitária. 

Embora muitos pratiquem exercícios pensando na estética, existem pessoas que pensam o contrário, como Suzana Freire, 53, juíza de direito. “Nesse ponto da vida, a atividade deixa de ser feita pela estética e passa a ser feita por saúde”, conta Freire. 

Veja mais em ESQUINAS

Como o cotidiano dos idosos foi afetado pela crise sanitária

“Gostava mais antes dessa doença”: idosos em casas de repouso têm rotina alterada na pandemia

“Questão de saúde”: procura por atividade física cresce durante a pandemia

Preferências e benefícios 

Segundo dados de uma pesquisa do IBGE de 2019 sobre o tema, a atividade de preferência dessa faixa etária é a caminhada, com 66,5% dos entrevistados. Em seguida vem a bicicleta, com 13,3%, e a academia, com 9,7%. Além dessas, outra atividade popular entre os mais velhos é o pilates – é o caso de Marlene Frine, 55, bancária aposentada, que pratica a modalidade de segunda à sexta-feira. Marlene revela que uma rotina saudável sempre fez parte de sua vida. “Eu sempre gostei, e com a idade acabo sentindo necessidade de fazer alguma atividade física”, completa Marlene. 

Aulus Sellmer, bacharel em Esportes pela USP e proprietário da assessoria esportiva 4 any 1, ressalta como o salto de consciência recente sobre o tema tem transformado o panorama do esporte na terceira idade: “Hoje em dia é comum vermos idosos que praticam exercícios 5 vezes na semana. (…) Atualmente, muitas pessoas também têm percebido o quão importante é uma rotina de treinos para a saúde”. O preparador físico complementa que o descanso também é essencial para que se tenha bons resultados. 

Saúde é para todos 

Os avanços recentes na medicina comprovam cada vez mais a importância da atividade física para todos, sobretudo os mais velhos. Segundo o British Journal of Sports Medicine, a prática de atividades físicas depois dos 70 anos reduz o risco de morte em 70%. Apenas 30 minutos diários de exercícios de baixa intensidade já servem para reduzir essas chances em 17%.  

Outro fator que promove o exercício físico para os idosos é a acessibilidade. Da mesma maneira que é possível realizar atividades ao ar livre, cada vez mais existem academias com preço baixo e profissionais qualificados, segundo Aulus Sellmer.  

Caminhando, andando de bicicleta, no pilates ou numa academia – de bairro ou mais equipada -, importante mesmo é não se deixar tomar por um estilo de vida sedentário o quanto antes. No entanto, nunca é tarde para iniciar uma rotina de hábitos saudáveis, nem mesmo na terceira idade. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.