Você assistiu a "Guerra Civil"? Conheça mais 4 filmes que contam a rotina de jornalistas - Revista Esquinas

Você assistiu a “Guerra Civil”? Conheça mais 4 filmes que contam a rotina de jornalistas

Por Julia Delaosa : maio 29, 2024

Da esquerda para a direita: Spotlight – Segredos Revelados; The Post: A Guerra Secreta; Todos os homens do presidente; Ela Disse e Guerra Civil. Foto: Reprodução

O Dia da Imprensa é comemorado em 1º de junho, e ESQUINAS selecionou cinco filmes que retratam a apuração jornalística

Da checagem a matéria publicada, o caminho do jornalista durante as reportagens. A sua atuação é informar, independentemente, do cenário, até mesmo em contextos de guerras ou de renúncias a cargos do mais alto escalão.

Spotlight – Segredos Revelados (2015)

jornalista

O filme mostra a maneira que o jornalismo investigativo é realizado.
Foto: Divulgação

A equipe editorial do jornal Boston Globe, conhecida como Spotlight, é responsável por realizar reportagens investigativas. No filme, recorrem a um caso verídico baseado em uma série de relatos acobertados sobre pedofilia, de autoria dos membros da Igreja Católica em Boston. O grupo é formado por três repórteres, Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matty Carroll (Brian d’Arcy James), juntamente com o editor-chefe, Walter Robinson (Michael Keaton).

Durante a apuração, a equipe descobre que ao invés de punir os líderes religiosos, a Igreja apenas os transferiu de região. O filme coloca o espectador na redação do jornal, fazendo com que seja acompanhado o passo a passo da investigação. Confira o trailer legendado:

Classificação Indicativa: 12 anos

Onde Assistir: Max, Prime Video, Apple TV e Google Play

Duração: 2 horas e 8 minutos

The Post: A Guerra Secreta (2017)

jornalista

O filme foi indicado à duas categorias do Oscar 2018: melhor filme e melhor atriz.
Foto: Divulgação

Em The Post: A Guerra Secreta, Kat Graham (Meryl Streep) é dona do jornal The Washington Post, que está lançando suas ações na bolsa de valores como forma de auxílio financeiro. Em paralelo a isso, outro famoso jornal, o New York Times, está divulgando uma série de matérias denunciando governos norte-americanos, com base em documentos sigilosos envolvendo a atuação do país na Guerra do Vietnã. O presidente à época, Richard Nixon, processa o veículo pela Lei de Espionagem, alegando que nada mais será publicado.

Com a proibição concedida por um juiz, Ben Bradlee (Tom Hanks), editor-chefe do The Washington Posto, recebe o processo completo, fazendo com que a grande notícia surja em suas mãos. A eventual publicação elevará o patamar do jornal, entretanto, será necessário conceber a aprovação de Kat para a publicação do caso. O longa mostra a complexidade do jornalismo, através do apoio à liberdade de imprensa e também, algo que recorre até os dias atuais, o enfrentamento contra o preconceito de gênero, ocorrido com Graham. Confira o trailer legendado:

Classificação Indicativa: 12 anos

Onde Assistir: Netflix, Star+, Globoplay, Prime Video, Google Play e Apple TV

Duração: 1 hora e 56 minutos

Todos os homens do presidente (1976) jornalista

jornalista

A investigação jornalística mais famosa da história.
Foto: Divulgação

O escândalo de Watergate, um dos episódios mais polêmicos dos Estados Unidos, e a renúncia do presidente Richard Nixon durante seu segundo mandato. Em 1972, uma dupla de jornalistas novatos do The Washington Post, Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), iniciam uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que sugere a ligação com o gabinete de Nixon. A história mostra que a dupla de jornalistas não possue um laço de amizade, tendo brigas frequentes durante a apuração. Confira o trailer:

Classificação Indicativa: 14 anos

Onde Assistir: Prime Video, Apple TV e Google Play

Duração: 2 horas e 18 minutos

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Dia do Jornalista: profissionais falam sobre as possibilidades de atuação no mercado

Jornalismo em mudança: professores analisam o futuro da profissão

Todo produtor de conteúdo é jornalista? Entenda

Ela Disse (2022) jornalista

A produção do artigo que impulsionou o movimento “MeToo”.
Foto: Divulgação

O longa se desenvolve com duas jornalistas do jornal New York Times, que mudam a história segmentada de Hollywood. Jodi Kantor (Zoe Kazan) e Megan Twohey (Carey Mulligan) escrevem uma reportagem que ajuda a quebrar o silêncio em torno dos casos de agressão sexual recorrentes na “Fábrica dos Sonhos”. Em 2017, Jodi recebe uma denúncia da atriz Rose McGowan de que fora abusada sexualmente pelo produtor Harvey Weinstein. A atriz relata seu encontro com Weinstein que a estuprou quando tinha 23 anos.

A jornalista também fala com as atrizes Ashley Judd e Gwyneth Paltrow, mas ambas pedem para não serem citadas em seu artigo. Mas a produção não emplaca e Kantor decide chamar Megan para auxiliar na investigação. Através desta história foi lançado o movimento “MeToo”, que teve um impacto global no auxílio as vítimas de abuso. O filme é baseado em fatos reais. Confira o trailer legendado:

Classificação Indicativa: 14 anos

Onde Assistir: Telecine, Prime Video e Google Play

Duração: 2 horas e 9 minutos

Guerra Civil (2024) jornalista

O longa conta com o ator brasileiro Wagner Moura interpretando o jornalista Joel.
Foto: Divulgação

Nos Estados Unidos, uma equipe de jornalistas realiza a cobertura de uma “Guerra Civil”. Joel (Wagner Moura), a fotojornalista Lee Smith (Kirsten Dunst), o experiente Sammy (Stephen Henderson) e a pupilo Jessie (Cailee Spaeny) – uma jovem apaixonada por fotojornalismo -, viajam pelo país em uma “road trip”. O foco é registrar a dimensão do conflito naquele momento. Confira o trailer legendado:

Classificação Indicativa: 18 anos

Onde assistir: nos cinemas

Duração: 1 hora e 50 minutos

Editado por Ronaldo Saez

Encontrou algum erro? Avise-nos.