Moda da Paulista: como o vestuário expressa a diversidade de uma cidade - Revista Esquinas

Moda da Paulista: como o vestuário expressa a diversidade de uma cidade

Por Alyssa Bernardes, Júlia Marsan, Lucas Werneck e Pedro Consoli : fevereiro 24, 2022

Além de apenas recortes de tecidos, a moda e os variados estilos que se encontram nos cruzamentos da Av. Paulista

Com 12 milhões de habitantes, São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Sendo a maior metrópole do país, também é um dos centros urbanos mais cosmopolitas e diversos da América Latina, reunindo identidades que variam desde colônias de imigrantes – italianos, japoneses, libaneses etc. – a outros grupos sociais como skatistas, rockeiros e os ditos ‘chavosos‘. Essa diversidade se manifesta em muitos aspectos da vida urbana paulista, como a moda.

A Avenida Paulista é o coração pulsante das inúmeras veias de São Paulo e uma breve caminhada por suas calçadas fornece uma amostra fidedigna dessa pluralidade. ESQUINAS rondou pelos arredores da Cásper Líbero para conhecer um pouco mais do que veste a avenida. Cada vestuário expressa uma feição do grande mosaico identitário que é a capital paulista.

Muito além do que vemos, o vestuário pode evidenciar a multiplicidade de identidades existentes na avenida. Observando em poucos metros encontramos muitos exemplos, desde Cláudio, que, apesar da idade, não abre mão dos trajes coloridos e os óculos laranja super chamativo, a Catharina, uma jovem que ama a cultura rock e sempre busca as opções que conversem com o estilo emo e de preferência sejam pretas.

Confira a galeria abaixo:

Veja mais em ESQUINAS

Fast fashion: por que os preços são tão baixos?

Dos tatames ao Instagram, Gabrielle Tairini relata sua trajetória com o brechó Wild Tropical

O arquiteto dos sapatos: Fernando Pires relembra seus 35 anos de carreira no mundo da moda

 

Editado por Juliano Galisi e Anna Casiraghi

Encontrou algum erro? Avise-nos.