“Arte para todos”, diz Kobra sobre exposição de painéis na Av. Paulista - Revista Esquinas

“Arte para todos”, diz Kobra sobre exposição de painéis na Av. Paulista

Por Gabriel Castanho, Lucas Abdallah, Lucas Rebolo, Murilo Gomes e Pedro Luz. : maio 27, 2022

Foto: Pedro Moreira / Revista Esquinas

Até o dia 31 de maio, o artista Eduardo Kobra expõe suas obras representando a classe trabalhadora no centro de São Paulo

Em parceria com a UGT (União Geral dos Trabalhadores) e com a Maná Produções, Eduardo Kobra foi o artista responsável pelas obras na 8° edição da Exposição da Paulista. Inaugurada no Dia do Trabalho, a mostra contempla rostos de diferentes classes trabalhadoras em ilustrações que ocupam cerca de um quilômetro da Avenida Paulista.

A exposição

Quem estiver passando pela avenida mais movimentada de São Paulo, na altura do Conjunto Nacional, poderá observar os trinta painéis, que retratam trinta trabalhadores diferentes, feitos pelo artista. Estes simbolizam o movimento em prol daqueles que contribuíram em diversas frentes na construção do Brasil que conhecemos atualmente.

Os painéis da exposição possuem 3,5 metros de altura por 2,5 metros de largura, e mesclam fotografias dos trabalhadores com o estilo clássico do muralista. Kobra explica como idealizou as obras e seu processo criativo: “Tive que pensar muito sobre o conceito, recebi o convite, achei que era uma iniciativa importante e comecei a pesquisar sobre. Me deram total liberdade para criar, então pensei no conceito de trabalhar obras icônicas e fazer associação com os trabalhadores”.

kobra

“Cássia Aparecida S. Silva, Cobradora” por Kobra.
Pedro Moreira / Revista Esquinas

Para Ricardo Patah, presidente da UGT, é importante evidenciar a trajetória daqueles que ainda não conseguiram se libertar totalmente de amarras sociais em um país que se tornou independente há 200 anos: “A exposição é para mostrar que esse é o nosso objetivo, que é necessário ter um olhar em relação aos trabalhadores. Estes contribuíram tanto para o progresso e desenvolvimento do país e até agora não conquistaram a independência”.

Por que Eduardo Kobra?

Patah explica a escolha por Eduardo para retratar a classe na exposição. “Kobra é uma figura emblemática e representa bem a arte do grafite no Brasil. Ele tem uma visibilidade internacional”, disse Ricardo, destacando a representatividade de Kobra na arte popular brasileira e seu sucesso construído mundo afora.

Carlos Eduardo Fernandes Léo, mais conhecido como Kobra, é um artista nascido no Jardim Martinica, na periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo. Reconhecido como um dos maiores nomes do muralismo no mundo, já trabalhou em conjunto com grandes marcas e celebridades, e estampa, com suas obras, diversos locais em muitas cidades espalhadas pelo mundo.

kobra

“Fábio da Silva Oliveira, Padeiro” por Kobra.
Pedro Luz / Revista Esquinas

“Tudo que acontece na minha obra acontece de uma forma orgânica, espontânea. Meu trabalho hoje tem alguns pilares que são conectados a minha vida, coisas que eu queria que fossem diferentes ou que pudesse mudar de alguma forma”, comenta o artista sobre a sua reação ao aceitar o convite.

Veja mais em ESQUINAS

“No verbo do silêncio a síntese do grito”: Walter Firmo inaugura exposição no IMS Paulista

Conheça “A tensão”, exposição imersiva por Leandro Erlich no CCBB

Portinari para todos: fique por dentro da nova exposição do MIS

Kobra também ressalta a importância das histórias de seus personagens para sua arte: “Algumas das personalidades que eu já retratei são pessoas que fizeram a diferença, passaram uma mensagem para o mundo e acabaram servindo de inspiração para minhas obras”, e completa: “Nessa série que fiz com cerca de 30 trabalhadores desconhecidos que movem o país, quis trazer luz e mostrar como eles são a locomotiva do nosso país. O que me atrai são as histórias, todos esses trabalhos são muito importantes para minha vida”.

O muralista ainda fala sobre a importância de expor as obras que retratam a classe trabalhadora em um local de grande visibilidade e com acesso para todos. “Eu tenho essa visão de arte democrática, de arte pública e com acesso para todas as pessoas. Com isso a importância de ocupar um quilômetro da Av. Paulista com 30 obras sobre o Dia do Trabalhador. Levar isso pra avenida é um complemento da minha obra, quebrando barreiras entre os museus e galerias com as ruas”, afirma.

kobra

Os painéis expostos ainda possuem QR Codes que levam a depoimentos dos profissionais retratados, contando brevemente suas trajetórias nas funções que exercem diariamente.
Pedro Moreira / Revista Esquinas

Os vídeos também podem ser acessados pelo YouTube, no canal da EXPO Paulista 2022.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.