BFEXPO: com Eugênio Leal e Arnaldo Ribeiro, evento discute a inclusão no futebol moderno - Revista Esquinas

BFEXPO: com Eugênio Leal e Arnaldo Ribeiro, evento discute a inclusão no futebol moderno

Por Diogo Coelho Braga e Nicholas Zaponi Paulin : setembro 12, 2022

Sala de simulação do VAR do futebol brasileiro.

A BFEXPO contou com a presença também de diversos stands que lutam por um futebol mais igualitário, como a “Ligay” e o sindicato dos atletas

A Brasil Futebol Expo (BFEXPO), a maior feira de futebol da América Latina, teve sua segunda edição de 2022 com início no domingo, 4 de setembro, e encerramento na quinta-feira, 8. Palestras, influenciadores e as mais diversas instituições ligadas à luta social estiveram presentes no Centro de Eventos Pró Magno, na zona norte da capital paulista.

“É um evento muito importante porque ele reforça como a economia gira em torno do futebol. Todo mundo que está envolvido ganha, inclusive o jornalismo esportivo com essa troca de experiências”, relata Eugênio Leal, jornalista da ESPN. Na segunda (5), o público e os fãs tiveram muitas atrações para se divertirem. Quadras de futsal e futevôlei, mesas próprias para a prática do “futmesa”, ‘chute ao gol’, palestras abertas ao público e espaços para videogame foram algumas dessas sessões disponíveis de forma gratuita.

BFEXPO

Sala de simulação do VAR do futebol brasileiro.
Diogo Coelho Braga / Revista Esquinas

O público também teve a oportunidade de tirar fotos e autografar seus álbuns de figurinha com as celebridades. Ao terminarem as palestras fechadas no andar de cima, os famosos desciam para atender as pessoas presentes no evento. “É interessante como aqui tem gente nova e de diferentes meios”, afirma Arnaldo Ribeiro, jornalista da TV Cultura.

BFEXPO

Os jornalistas Tironi, Arnaldo e André Hernan em uma palestra aberta ao público.
Diogo Coelho Braga / Revista Esquinas

Além dos jornalistas, Henrique Pedrotti, o Chicungunha, atual narrador de futebol do canal Desimpedidos, rasgou elogios à iniciativa da BFEXPO. “É um evento bom para poder conhecer pessoas de várias áreas do futebol e ter contato com as oportunidades e novas tendências desse mercado”, complementa.

Uma das principais e mais procuradas empresas do evento é a NWB (Network Brasil), grupo na qual o Desimpedidos pertence. “Estou muito feliz por poder representar a NWB. É uma empresa que sempre tenta fazer e produzir mais conteúdo e vive o futebol em 360º”, conta Sergio Gandolphi, funcionário e representante da marca na feira.

Veja mais em ESQUINAS

Com Casagrande e Mauro Beting, evento da PUC debate política e futebol

Sede da Copa 2022, Catar ainda coloca futebol feminino em segundo plano

“Um disparate esportivo”: o futebol feminino no Brasil pelos olhos da imprensa

Fora das câmeras, a BFEXPO também se mostrou um local de relevância na luta por um futebol mais igualitário e justo. A Seleção Brasileira de Amputados foi uma dessas marcas de inclusão social da BFEXPO.

Aqui, a visibilidade é importante para abrir as portas para que o futebol de amputados cresça mundialmente. Vamos disputar um jogo amistoso aqui na quadra também para mostrar nossa modalidade”, afirma Formiga, um dos atletas da Seleção.

‘LIGAY’

BFEXPO

Stand da Ligay na BFEXPO.
Diogo Coelho Braga / Revista Esquinas

“Um grupo de atletas se reuniu para formar uma liga de LGBTs, em 2017. E, desde então, o crescimento foi de quatro para 80 clubes, abriu para outros esportes e houve a entrada de patrocínio neste segmento”, conta Carlos Renan dos Santos, presidente da Ligay – uma liga amadora da comunidade LGBTQIA+, que hoje contempla 80 times.

Renan destaca que seu movimento é político, mas apartidário. “Hoje, ninguém quer incluir a pauta LGBT no esporte e o atleta não assume sua sexualidade, porque sabe que será excluído do esporte”, explica ele, concluindo que, no futuro, haverá muito mais espaço para LGBTs no esporte.

Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Marcelo Carvalho, ativista contra o racismo no futebol, destaca que, por muito tempo, só se pensava no futebol dentro das quatro linhas e esquecíamos de falar da discriminação racial.

Fui pesquisar informações sobre casos de racismo no futebol e não encontrei nada. Assim, criei o ‘Observatório da Discriminação Racial no Futebol’

“Hoje, estar em um evento como esse, falando de diversidade, é importante demais, porque ele nos aproxima dos clubes, das marcas e das federações”, afirma Carvalho. “A grande virada de chave do futebol brasileiro será quando as marcas entenderem que não dá para desassociar o produto dessa realidade triste que é o racismo no futebol brasileiro”, completa.

‘SINDBOL’

BFEXPO

Stand da Sindbol na BFEXPO.
Diogo Coelho Braga / Revista Esquinas

“Sindbol é uma entidade que representa os times de futebol do estado de São Paulo”, explicou Jairo, líder do sindicato. Ele conta também que o mesmo ajuda e luta pela justiça dos clubes do estado de São Paulo há 32 anos, inclusive  times menores que disputam a Série B, Série C e Série D.

De acordo com ele, o Sindbol fornece toda assistência aos clubes e sempre defendendo o que o clube deseja. “O Sindbol é um traço da Federação Paulista de Futebol”, finaliza Jairo ao ser perguntado sobre onde e como o sindicato atua.

Sindicato de Atletas de São Paulo

BFEXPO

Espaço destinado ao Sindicato dos Atletas na BFEXPO.
Diogo Coelho Braga / Revista Esquinas

Mauro Costa, diretor de relacionamento do Sindicato dos Atletas, recebeu a Esquinas em seu stand e contou que participaram da BFEXPO esse ano denovo pois são ‘a atração principal da feira’.

O Sindicato dos Atletas, segundo ele, tem como função defender os atletas profissionais a qualquer custo e seu princípio é a união dos atletas para defenderem seus direitos e suas causas.

Sobre os recentes protestos feitos por atletas antes do início das partidas com um gestos tampando a boca, Mauro afirma que os jogadores são livres para manifestações do gênero: “O Sindicato não sabia da ação deles, foi espontâneo. Nós apenas apoiamos a causa e percebemos que os atletas não estavam tendo a voz que queriam diante as decisões tomadas pelas instituições.”

Editado por Anna Casiraghi e Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.